Um (novo) governo antes do fim do mês
António Costa quer entregar a lista de ministros para o próximo governo na noite de 23 de março. Entrega assim o elenco a Marcelo Rebelo de Sousa antes de rumar a Bruxelas para uma cimeira da NATO e um Conselho Europeu focados na situação na Ucrânia.
“Eu e o presidente da República temos ajustado já várias vezes o calendário em função daquilo que têm sido várias das vicissitudes. Portanto, aquilo que neste momento está previsto é que a conclusão do apuramento dos resultados ocorra na próxima quarta-feira, dia 23, e que, portanto, antes de partir para Bruxelas, eu possa entregar ao senhor presidente da República a lista dos ministros que integrarão o próximo Governo”, disse hoje, em Roma, o chefe do ainda governo cortado a meio pela queda do Orçamento do Estado para este ano.
“Terá de ser durante a noite de quarta-feira, porque temos que aguardar que estejam apurados os resultados, e, como sabe, foi marcada entretanto uma cimeira extraordinária da NATO para quinta-feira [25 de março] logo de manhã e, portanto, impede que o encontro que estava combinado para quinta-feira de manhã não possa ter lugar”, explicou.
“Mas isso está ajustado entre mim e o senhor presidente da República. Não haverá problemas de contacto entre nós. O que é desejável é que o apuramento de resultados decorra com total normalidade, que o sentido cívico dos nossos compatriotas, que votaram massivamente nesta repetição das eleições seja devidamente tido em conta e os seus votos sejam devidamente contados e transformados nos dois mandatos parlamentares que faltam preencher”, concluiu.
Se assim for, Marcelo estima que "a Assembleia da República será instalada no dia 29" e que "a posse será, desejavelmente de ministros e secretários de Estado, no dia 30 à tarde".
O chefe de Estado acrescentou que, se não for suscitada "nenhuma questão que o impeça", irá divulgar a composição do governo "à hora a que terminar a audiência com o senhor primeiro-ministro, um pouco depois, mais tempo, menos tempo depois".
Marcelo Rebelo de Sousa, que se escusou a "formular expectativas" sobre o novo elenco governativo, explicou que este calendário se baseia na suposição de que "23 é o dia em que se saberão os resultados" das eleições repetidas no círculo da Europa e que "não há impugnação".
Questionado se os resultados do círculo da Europa serão conhecidos logo em 23 de março, disse: "É a informação que me foi feita chegar. Agora, não sei se serão conhecidos logo no dia 23. Espero bem que sim. Se realmente houver os dados disponíveis, que seja possível divulgá-los ainda dia 23".
Interrogado se, de qualquer modo, a posse do governo se manterá a 30 de março, respondeu: "Para já, mantém-se dia 30. Eu sei que posso correr o risco de depois não ser 30, ser 31, mas espero que não passe para o mês de abril — porque se não aquilo que era para ser no dia 23 de fevereiro já fica um bocadinho adiado".
- 19:46
- O Presidente da República disse hoje que há perspetivas de que as Forças Armadas consigam maior ingresso de efetivos nos próximos tempos, o que afasta qualquer discussão sobre o regresso do serviço militar obrigatório.
-
- 18:56
-
Arguido num processo de posse de arma ilegal, Mário Machado consegue autorização para ir “prestar ajuda humanitária” à Ucrânia
Um juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) autorizou Mário Machado a interromper as medidas de coação de um processo sobre posse de arma ilegal e suspeito de incitamento ao ódio racial para que o militante da extrema-direita se possa deslocar à Ucrânia “prestar ajuda humanitária” — e,
-
- 18:52
-
Governo poderá tomar posse no dia 30 de março
Presidente da República afirmou hoje, em Moçambique, que espera divulgar a composição do novo Governo em 23 de março e dar-lhe posse na tarde de 30 de março, já com ministros e secretários de Estado.
-
- 18:23
-
Bombeiros aumentam despesas em 300 mil euros no espaço de 15 dias
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) lamentou hoje que o Governo continue sem avançar com medidas compensatórias para minimizar o aumento dos combustíveis, adiantando que as corporações de bombeiros já tiveram um acréscimo nas despesas de 300.000 euros.
-
- 18:22
-
Gasóleo desce 17 cêntimos e gasolina 13 cêntimos por litro na próxima semana — redução no ISP mantém-se
O preço por litro de gasóleo deverá descer na próxima semana em 17 cêntimos e o da gasolina em 13 cêntimos, segundo perspetiva o Governo que, apesar da descida, vai manter a redução das taxas do ISP.
-
- 17:15
-
Covid-19: Menos casos, mortes e internamentos na última semana em Portugal. R(t) sobe para 1,02
Portugal registou 123 mortes e cerca de 78 mil novos casos de Covid-19 na semana entre 8 e 14 de março, indica o boletim semanal da Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 16:24
-
109 carrinhos de bebé em memória das crianças que morreram. Uma homenagem (silenciosa) em Lviv
Mais de uma centena de carinhos de bebé, vazios, na praça central de Lviv, a oeste da Ucrânia, em memória das crianças que já morreram desde o início do conflito. Imagens que marcam o 23º dia de guerra na Ucrânia.
-
- 15:46
-
Ex-presidente da Ucrânia: "O que a Rússia está a fazer é treta, não é uma negociação"
O ex-Presidente ucraniano Petro Poroshenko considera que as negociações entre Kiev e Moscovo são "uma treta" e que o Ocidente devia apostar no apoio militar à Ucrânia e isolar Vladimir Putin: "Não confiem nele, não tenham medo dele".
-
- 14:23
-
Morreu o 'chef' Michel da Costa
O 'chef' Michel da Costa, distinguido pelo Guia Michelin na década de 1970, morreu hoje, aos 77 anos, anunciou o grupo de restauração Olivier.
-
- 13:59
-
Crise de energia: Portugal, Espanha, Itália e Grécia exigem ação imediata ao nível da UE
Os chefes de Governo de Portugal, Espanha, Itália e Grécia exigiram hoje, em Roma, a adoção de medidas concretas ao nível europeu para baixar os preços da energia com máxima urgência, designadamente no Conselho Europeu da próxima semana.
-
- 13:20
-
Costa pretende entregar lista de ministros a Marcelo na noite de 23 de março
O primeiro-ministro, António Costa, revelou hoje que tenciona entregar a lista de ministros do próximo Governo ao Presidente da República na noite de 23 de março, antes de rumar a Bruxelas para uma cimeira da NATO e um Conselho Europeu.
-
- 12:47
-
Gripe mantém tendência crescente e taxa de incidência quase triplicou
A taxa de incidência de síndrome gripal quase triplicou, fixando-se em 43,5 por cada 100.000 habitantes, numa tendência que continua crescente e com "atividade epidémica disseminada", segundo o Instituto Ricardo Jorge.
-
- 12:16
-
Avaria no avião impediu FC Porto de regressar a Portugal
Uma avaria no avião impediu a equipa do FC Porto de regressar a Portugal na quinta-feira, após jogo com os franceses do Lyon, estando a viagem agendada para hoje, disse fonte do líder da I Liga de futebol.
-
- 11:43
-
Irmãos de 12 e 13 anos acusados de assaltar principais hotéis de Londres
Dois rapazes, de 12 e 13 anos, foram acusados de assaltar hotéis em Londres durante 10 meses. Há também outro jovem envolvido, já com 19 anos.
-
- 11:01
-
Manuel Maria Carrilho condenado a 3 anos e 9 meses de prisão por violência doméstica
O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) condenou hoje o ex-ministro Manuel Maria Carrilho a três anos e nove meses de prisão por violência doméstica contra Bárbara Guimarães, dando razão aos recursos desta última e do Ministério Público.
-
- 09:05
-
Covid-19: Incidência de novos casos volta a subir na Europa
A incidência de novos casos de coronavírus em 14 dias voltou a subir na Europa, após várias semanas de declínio sustentado, informou hoje o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).
-