As portas abertas e o risco de as atravessar
Os casos de tráfico de seres humanos sinalizados em Portugal aumentaram quase 40% no ano passado em relação a 2020, tendo sido detetados 318 situações, revelou hoje a ministra da Administração Interna.
“Em 2021, o Observatório de Tráfico de Seres Humanos rececionou 318 sinalizações de vítimas de tráfico, dos quais 308 vítimas foram sinalizadas em Portugal. Comparando com 2020, o número de sinalizações aumentou 89 registos, o que significa um aumento de 39%”, disse Francisca Van Dunem, citada pela agência Lusa, durante a apresentação do projeto "Melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual".
Segundo a ministra, Portugal mantêm-se, à semelhança de anos anteriores, como país essencialmente de destino para vítimas de tráfico de seres humanos, existindo “poucos casos” em que é o país de origem.
A governante adiantou que a maioria dos casos de tráfico de seres humanos sinalizados em Portugal são para exploração laboral e homens.
Em relação ao tráfico para exploração sexual, a ministra disse que são poucos os casos detetados sendo sobretudo de mulheres oriundas da Europa central e oriental não membros da União Europeia.
Sobre o projeto "Melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", a ministra sublinhou ainda que esta iniciativa vai permitir “seguramente ajudar a refletir, conhecer e a combater” este fenómeno.
“Apresentação deste projeto nesta altura reveste-se de profunda atualidade, considerando a situação de guerra que se vive na Ucrânia e as consequências que tem em termos de pessoas deslocados, de fluxos de pessoas em situação de desamparo” e do possível aproveitamento das redes que se dedicam normalmente ao tráfico de seres humanos, frisou.
A secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, justificou o projeto com a necessidade de conhecer melhor a dimensão deste problema.
“Queremos conhecer melhor, porque tínhamos em Portugal casos registados e identificados de vítimas para exploração sexual muito inferior às situações detetadas de exploração laboral, que é masculina”, disse Rosa Monteiro.
Portugal, que até ao momento não registou qualquer caso de tráfico entre as pessoas chegadas da Ucrânia em consequência da guerra, vai entregar aos refugiados um guia de prevenção sobre os riscos deste crime, anunciou hoje o governo. “Assim que as autoridades portuguesas se aperceberam” da possibilidade de casos de tráfico de seres humanos entre refugiados ucranianos, existiu “a preocupação e a perceção de prevenir o fenómeno”.
Nesse sentido, sublinhou Francisca Van Dunem, o SEF, em articulação com a GNR, está a fazer controlos móveis aleatórios na fronteira com Espanha para evitar o tráfico de pessoas em fuga da Ucrânia. Segundo a ministra, esses controlos são feitos aos grupos e autocarros que trazem pessoas da Ucrânia para Portugal.
“Não tenho indicação de que tenha havido algum caso já sinalizado como de tráfico de pessoas trazidas dos limites da Ucrânia neste contexto de deslocação de pessoas para Portugal”, precisou.
A ministra realçou que se não se pode “descurar a possibilidade de as redes criminosas que se dedicam a esta atividade irem buscar pessoas que se encontrem em situação de maior fragilidade e de as trazerem para Portugal dando a ideia de que vêm para um destino normal, mas acabam por colocá-las” em outras situações, como prostituição.
Rosa Monteiro anunciou ainda que vai ser distribuído junto dos ucranianos que chegam a Portugal um guia de prevenção com informação relativamente ao risco do tráfico de seres humanos.
Segundo Rosa Monteiro, este guia, que será em português, inglês e ucraniano, vai permitir aos refugiados obter um conhecimento sobre os direitos, como fazer pedido de proteção temporária, como se proteger do tráfico de seres humanos durante a deslocação e conhecer os sinais e os riscos, bem como divulgação dos contactos e recursos úteis.
A secretária de Estado sublinhou que este guia vai ser distribuído “de forma massiva nas fronteiras, junto das forças de segurança, SEF, centros nacionais de apoio a migrantes” e das cinco equipas que atuam no âmbito do combate ao tráfico de seres humanos. A governante frisou que o guia já está elaborado, estando a ser finalizado o trabalho de impressão.
Portugal concedeu até hoje 13.237 pedidos de proteção temporária a pessoas chegadas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, segundo a última atualização feita à Lusa pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
*Com Lusa
- 19:40
- O Sporting de Braga qualificou-se hoje pela terceira vez na sua história para os quartos de final da Liga Europa em futebol, ao empatar 1-1 no reduto do Mónaco, em encontro da segunda mão dos oitavos de final.
-
- 19:35
-
Pesados de mercadorias com apoio para combustível entre 342 e 1.260 euros
Os transportes de mercadorias até 3,5 toneladas e entre 3,5 e 35 toneladas vão receber apoio de 342 euros e 810 euros, respetivamente, para combustível, valor que é de 1.260 euros a partir das 35 toneladas.
-
- 19:33
-
Álvaro Sobrinho sujeito a caução de 6 milhões de euros e impedido de sair do país
O ex-presidente do Banco Espírito Santo Angola (BESA) ficou hoje sujeito a uma caução de seis milhões de euros e impedido de sair de Portugal enquanto não prestar a caução, disse o seu advogado à saída do TCIC.
-
- 18:34
-
Português recebe bolsa de 1,9 milhões de euros para estudar Neandertais
Um investigador da Universidade do Algarve (UAlg) recebeu uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação (ERC) no valor de 1,9 milhões de euros para estudar o desaparecimento dos Neandertais no oeste europeu, foi hoje divulgado.
-
- 17:44
-
Águas de março não são suficientes, país mantém-se em seca severa e extrema
A quantidade de chuva de março foi próxima do valor normal, mas mais de três quartos do território continuam com seca severa e extrema, divulgou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
-
- 17:22
-
Investidor português faz proposta de 2,37 mil milhões de euros para comprar o Chelsea
A Aethel Partners apresentou na quarta-feira uma proposta de aquisição do clube de futebol Chelsea, propriedade do russo Roman Abramovich, confirmou hoje à Lusa fonte da empresa britânica detentora dos direitos de exploração das minas de Moncorvo.
-
- 15:52
-
Ucrânia: Até a guerra acabar, não há paz no salão de Lana em Bragança
A milhares de quilómetros da Ucrânia, o sossego que Lana encontrou em Bragança foi interrompido pela guerra que entra porta dentro nas notícias e se torna real na chegada da cunhada e sobrinhos à procura de refúgio.
-
- 15:08
-
Covid-19: Foco passou de número de casos diários para hospitalização
O presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Fernando de Almeida, afirmou hoje que o número de casos diários de covid-19 deixou de ser o foco em Portugal, passando a ser a monitorização dos hospitais.
-
- 14:00
-
Portugal concedeu até hoje 12.642 pedidos de proteção temporária
Portugal concedeu até hoje 12.642 pedidos de proteção temporária a pessoas chegadas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, segundo a última atualização feita à Lusa pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
-
- 13:44
-
Doenças respiratórias levam a aumento da procura de urgências hospitalares
Doenças respiratórias, principalmente gripe, estão a provocar um aumento da procura das urgências hospitalares nas últimas semanas, segundo alguns hospitais contactados pela agência Lusa.
-
- 13:15
-
Ucrânia: Autoridades portuguesas apelam a registo célere das crianças para facilitar acolhimento
O registo das crianças ucranianas que venham para Portugal deve ser feito o mais cedo possível para facilitar o processo de acolhimento e garantir proteção imediata, sobretudo no caso dos menores não acompanhados por adultos, alertam as autoridades portuguesas.
-
- 13:00
-
Ucrânia: Mais de 100 mil refugiados em 24 horas eleva o total para 3,1 milhões, anuncia ONU
Mais de 100.000 ucranianos fugiram do país nas últimas 24 horas, anunciou hoje a ONU, que, desde a invasão russa, já contabiliza 3,16 milhões de refugiados e mais de dois milhões de deslocados no país.
-
- 12:11
-
Kremlin rejeita ordem do Tribunal Internacional para suspender ofensiva
A presidência russa (Kremlin) rejeitou hoje a ordem do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), o tribunal superior da ONU, para que a Rússia suspenda imediatamente as suas operações militares na Ucrânia.
-
- 10:40
-
“A dança é um meio de comunicar pelo coração as coisas que são indescritíveis”: Drama das mulheres migrantes contado em espetáculo coreográfico
A Sinfonia n.º 7 de Beethoven serve de mote para o espetáculo coreográfico "Baby-Doll", da francesa Marie-Eve Signeyrole, que retrata o duro calvário das mulheres migrantes rumo à Europa, e que se estreia em abril na Gulbenkian.
-
- 10:34
-
Lucro da Sonae atinge 268 milhões de euros em 2021 e é o "mais elevado dos últimos oito anos"
O lucro da Sonae atingiu 268 milhões de euros no ano passado, contra 71 milhões de euros em 2020, sendo "o valor mais elevado dos últimos oito anos", divulgou hoje o grupo dono da cadeia de hipermercados Continente.
-
- 10:05
-
Inflação passa barreira dos 6% na União Europeia em fevereiro, segundo Eurostat
A taxa de inflação homóloga ultrapassou, em fevereiro, mais uma barreira ao atingir na União Europeia (UE) os 6,2% e foi revista em alta para os 5,9% na zona euro, de acordo com o Eurostat.
-
- 09:01
-
Zelensky pede à Alemanha para destruir o "novo muro" da Europa
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, exortou hoje a Alemanha a derrubar o "novo muro" contra a liberdade que existe na Europa, depois da invasão da Ucrânia pela Rússia.
-
- 07:12
-
Rede de livrarias independentes com plataforma de venda 'online' a partir desta quinta-feira
Uma nova plataforma de venda ‘online’ para as livrarias da Rede de Livrarias Independentes (ReLI), que permite consultar os respetivos catálogos e comprar livros novos, usados e raros, está disponível a partir de hoje, anunciou o Ministério da Cultura.
-
- 07:07
-
PSD: Rangel não se candidata à liderança e está disponível para colaborar com futuro presidente
O eurodeputado Paulo Rangel afastou uma candidatura à liderança do PSD nas próximas eleições diretas, disse estar disponível para colaborar com o futuro presidente, mas sem se comprometer com qualquer apoio na campanha interna.
-