O que se sabe sobre o caso do avião com droga onde seguia João Loureiro
A história de um avião com droga, envolvendo o nome de João Loureiro, ex-presidente do Boavista, não começou agora.
A 27 de janeiro de 2021, o empresário descolou do Aeródromo Municipal de Tires, em Cascais, rumo ao Brasil, tendo aterrado no aeroporto de Salvador, no estado da Bahia, e posteriormente, descolado de Salvador para o aeroporto de Jundiaí, no Estado de São Paulo, onde ficou estacionado cerca de uma semana.
A 6 de fevereiro, a viagem continuou. O Falcon 900 levantou voo rumo a Salvador e, durante a viagem, o comandante detetou falhas mecânicas, tendo solicitado uma inspeção técnica à aeronave. Algures durante esse processo, foi descoberta no seu interior — escondida na fuselagem da aeronave — meia tonelada de cocaína durante uma investigação das autoridades policiais brasileiras.
A bordo seguiam, como passageiros, os empresários João Loureiro e Mansur Herédia, de nacionalidade espanhola, que se encontra em paradeiro incerto.
Volvidos uns meses, em abril, as autoridades brasileiras descartaram qualquer ligação do português ao caso de tráfico de cocaína.
Hoje, 19 de abril de 2022, surgiram algumas novidades neste processo, a saber:
- A Polícia Federal brasileira informou estar a realizar a Operação Descobrimento com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína;
- Foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva nos estados brasileiros da Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco;
- A Polícia Judiciária (PJ) indica que em Portugal foram realizadas duas buscas, uma em residência e outra num escritório, com o objetivo de se proceder à apreensão de documentos, objetos e valores relacionados com os factos sob investigação;
- Durante a operação da PJ foi também detida, num hotel de luxo da cidade de Lisboa, uma mulher estrangeira contra a qual pendia um mandado detenção com eficácia internacional emitido pelas competentes autoridades brasileiras;
- Mais tarde, soube-se que a mulher em causa é Nelma Kodama, a primeira delatora da Lava Jato, que foi condenada a 18 anos de prisão em 2014 devido ao crime de lavagem de dinheiro. A sua pena de prisão terminou, contudo, em 2017, graças a um indulto decretado pelo então Presidente brasileiro, Michel Temer;
- Fonte da Polícia Federal brasileira disse à Lusa que os “dois presos em Portugal são brasileiros”.
De recordar ainda que, a partir da apreensão de droga, a Polícia Federal conseguiu identificar a estrutura da organização criminosa que atuava nos dois países, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares (responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar a carga), transportadores (responsáveis pelo voo) e doleiros (responsáveis pela movimentação financeira do grupo).
A Justiça brasileira decretou ainda medidas patrimoniais de apreensão, sequestro de imóveis e congelamento de valores em contas bancárias usadas pelos suspeitos.
- 18:15
- O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que o uso da máscara, nomeadamente nas escolas, vai ser reavaliado nas próximas duas semanas e terá em conta o índice de transmissibilidade e mortalidade da covid-19.
-
- 16:52
-
Medina, o delfim do otimismo irritante
Medina aparentemente tem feito previsões demasiado esperançosas, confiando que o Deus das Contas Certas escreva direito por linhas de Excel tortas.
-
- 16:17
-
Sobrinha de Marine Le Pen torna-se vice-presidente do partido de Zemmour
Marion Marechal Le Pen, conhecida figura da direita francesa e sobrinha da candidata presidencial Marine Le Pen, divulgou hoje a sua nomeação para vice-presidente executiva do Reconquista, partido de extrema-direita lançado pelo ex-adversário da tia, Éric Zemmour.
-
- 16:13
-
Parlamento britânico vai decidir se Boris Johnson deve ser investigado
O Parlamento britânico decide na quinta-feira se o primeiro-ministro, Boris Johnson, deve ser investigado por ter alegadamente mentido aos deputados sobre as “festas” que violaram as restrições da pandemia covid-19, foi hoje anunciado.
-
- 13:14
-
Pedrógão Grande: Ex-ministra convencida de que era impossível combater incêndios de 2017
A ex-ministra da Administração Interna Constança Urbano de Sousa disse hoje, no julgamento para apurar eventuais responsabilidades criminais nos incêndios de Pedrógão Grande, estar convencida de que era impossível o combate, considerando que aqueles foram de “enorme excecionalidade”.
-
- 13:13
-
PCP esclarece esta quarta-feira posição sobre discurso de Zelensky na Assembleia da República
O PCP vai fazer uma declaração pública na quarta-feira, na Assembleia da República, sobre a posição que vai tomar na sessão solene com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, por videoconferência, na tarde de quinta-feira.
-
- 11:47
-
Desaparecidos em combate, famílias em desespero. O que aconteceu à tripulação do Moskva?
A única certeza que há em torno do cruzador russo Moskva é que naufragou no Mar Negro a 14 de abril. Rússia e Ucrânia apresentam versões contraditórias das causas para o simbólico navio de guerra russo se afundar. Moscovo defende que a tripulação foi resgatada, mas há famílias dos tripulantes que nã
-
- 10:36
-
Afeganistão: Pelo menos seis mortos em explosões em duas escolas de Cabul
Pelo menos seis pessoas morreram hoje e onze ficaram feridas em duas explosões que atingiram uma escola para rapazes num bairro da capital do Afeganistão habitado por famílias da minoria xiita hazara, disse a polícia afegã.
-
- 10:35
-
TAP garante ser "falso" que tenha cancelado 30 voos na Páscoa por falta de pilotos
A TAP garantiu hoje ser "falso" que tenham sido cancelados 30 voos da companhia na Páscoa por falta de pilotos, admitindo apenas dois cancelamentos devido a "uma baixa de última hora", e rejeitou "alegadas pressões" sobre pilotos.
-
- 10:19
-
Quem são Shaun Pinner e Aiden Aslin, os dois britânicos capturados pelo exército russo?
A televisão estatal russa Rossiya 24 emitiu, esta segunda-feira, uma peça onde dois soldados de naturalidade britânica, com sinais visíveis de cansaço e até ferimentos, pediram ao primeiro-ministro Boris Johnson que negociasse o seu resgate.
-
- 08:53
-
EUA: Tribunal ordena empresa a pagar 450 mil dólares a funcionário por festa de aniversário que correu mal
Uma empresa norte-americana anunciou esta segunda-feira que vai recorrer da decisão judicial que a obriga a indemnizar com 450 mil euros um funcionário que foi demitido após sofrer um ataque de pânico por causa de uma festa de aniversário realizada contra a sua vontade.
-
- 07:59
-
Ucrânia: Kiev e Moscovo sem acordo para corredores humanitários pelo terceiro dia consecutivo
A vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Verechtchuk, informou que Kiev e Moscovo não conseguiram chegar a acordo para a organização hoje de corredores humanitários para retirar civis, o que acontece pelo terceiro dia consecutivo.
-
- 07:10
-
Tem filhos na escola? Matrículas para o próximo ano letivo arrancam hoje
As inscrições para os alunos que vão ingressar no pré-escolar ou no 1.º ano arrancam esta terça-feira. O prazo termina a 16 de maio. As renovações para os restantes anos começam a 17 de junho.
-