Finlândia e Suécia mais próximas de aderir à NATO
A Finlândia e a Suécia deram hoje novos passos em direção a uma eventual adesão à NATO, cujos ministros dos Negócios Estrangeiros, reunidos em Berlim, prometeram continuar a ajudar a Ucrânia enquanto for necessário.
"Este é um dia histórico. Uma nova era começou", disse hoje o Presidente finlandês, Sauli Niinistö, numa conferência de imprensa conjunta com a primeira-ministra, Sanna Marin, em que anunciaram a intenção da Finlândia de aderir à NATO.
É expectável que o parlamento finlandês aprove esta decisão nos próximos dias e que o pedido formal de adesão seja submetido à sede deste organismo, em Bruxelas, durante a próxima semana.
Horas depois, em Estocolmo, o Partido Social Democrata sueco, no poder, aprovou uma candidatura da Suécia à NATO, abrindo caminho a um pedido de adesão pelo Governo.
Após a aprovação, a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, disse que a proposta conjunta da NATO com a Finlândia é "melhor" solução para a segurança do seu país.
Andersson levará a proposta ao Parlamento na segunda-feira, onde deverá ser aprovada por maioria, pois a direita já defendia a adesão e a extrema-direita é também favorável, desde que a Suécia entre na NATO juntamente com a Finlândia.
A inversão na histórica posição de não alinhamento dos dois países escandinavos surge na sequência da invasão da Ucrânia por Moscovo em 24 de fevereiro, que fez mudar a opinião pública e política na Finlândia e na Suécia.
Para o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, a adesão dos dois países prova que “a agressão não compensa”, e prometeu “acelerar o processo” de entrada da Suécia e da Finlândia, admitindo que a Aliança poderá reforçar a sua presença nos dois países para lhes dar “garantias de segurança” enquanto não se concretiza a sua adesão à organização.
No final da reunião de Berlim, Stoltenberg mostrou-se ainda confiante de que a Ucrânia “pode ganhar” a guerra contra a Rússia, sublinhando que a principal ofensiva russa, na região oriental de Donbass, “está em ponto morto” e a Rússia “não está a atingir os seus objetivos estratégicos”.
Também presente em Berlim, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, admitiu que a guerra da Ucrânia se alastre no tempo, mas disse acreditar numa vitória ucraniana face à “derrota estratégica” da Rússia, causada pelo “gravíssimo erro" do Presidente russo com a invasão.
- 18:54
- Uma candidatura conjunta à NATO com a Finlândia é "melhor" para a Suécia e para a sua segurança, disse hoje a primeira-ministra social-democrata da Suécia, Magdalena Andersson, após uma reversão histórica na posição do seu partido.
-
- 17:01
-
Partido no poder na Suécia aprova candidatura do país à NATO
O Partido Social Democrata sueco, no poder, aprovou hoje uma candidatura da Suécia à NATO, abrindo caminho a um pedido de adesão pelo Governo.
-
- 16:33
-
Giro. João Almeida sobe ao segundo lugar da Volta a Itália
João Almeida (UAE Emirates) subiu hoje ao segundo lugar da Volta a Itália em bicicleta, atrás de Juan Pedro López (Trek-Segafredo), ao terminar em quinto na subida ao Blockhaus, da nona etapa, vencida pelo australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe).
-
- 16:08
-
Quem deu 12 pontos à Ucrânia? A votação na Eurovisão à lupa
Os Kalush Orchestra confirmaram o favoritismo e venceram, na noite deste sábado, o Festival da Eurovisão da Canção. O voto do público foi decisivo e "Stefania", tema que representou a Ucrânia, entra para o segundo lugar dos temas mais pontuados (uma lista liderada por Salvador Sobral).
-
- 14:38
-
Kalush Orchestra divulgam vídeo de música que venceu a Eurovisão gravado em vários locais devastados pela guerra na Ucrânia
O grupo musical ucraniano Kalush Orchestra, que no sábado ganhou o Festival Eurovisão da Canção, divulgou hoje um vídeo com a canção vencedora, "Stefania", gravado em vários lugares do país devastado pela guerra, incluindo em Bucha.
-
- 12:52
-
Rio Ave é campeão e Casa Pia faz a festa 83 anos depois — e ambos asseguram subida à I Liga
Muscat, João Vieira, Jota e Poloni foram os "artistas" que garantiram a subida do Casa Pia à I Liga este domingo, 83 anos depois de o clube atuar no principal escalão do futebol português. Já o Rio Ave garantiu o título de campeão — e a subida — com um golo de Aziz e 'bis' de Santos.
-
- 11:02
-
Polícia italiana impede ciberataques pró-russos durante votações da Eurovisão
A polícia italiana conseguiu impedir vários ciberataques de um grupo pró-russo durante a votação e noutros momentos do Festival da Eurovisão da Canção, que foi ganho pela Ucrânia, foi hoje anunciado.
-
- 10:40
-
Esta segunda-feira há greve na CP. Trabalhadores reivindicam por aumentos salariais
Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal fazem uma greve de 24 horas, na segunda-feira, para reivindicar aumentos salariais de 90 euros para todos os trabalhadores.
-
- 10:36
-
Eurovisão deteta irregularidades nos votos da segunda semifinal
A União Europeia de Radiodifusão (UER), organismo que organiza o Festival Eurovisão da Canção, detetou irregularidades na votação para a segunda semifinal, indicou, este domingo, em comunicado.
-
- 09:30
-
"A vossa música ganhou o nosso coração". Líderes europeus e da NATO felicitam Ucrânia pela vitória na Eurovisão
Responsáveis europeus e da NATO felicitaram a Ucrânia pela vitória no Festival da Eurovisão da Canção, destacando que o resultado mostra o apoio público ao país invadido pela Rússia.
-