Um calor que não dá tréguas
Está calor. Muito calor. E o ar em Portugal está quente. Quão quente? Um quente que levou a que só nesta quarta-feira fossem batidos recordes de temperatura máxima em 13 estações meteorológicas do continente. Não é de hoje, a situação arrasta-se há dias.
Sabemos disso porque o nosso corpo sente o frémito provocado pelo termómetro. Quem pode escuda-se na praia, quem não pode arrasta-se pela sombra. Valha-nos que os banhos a frio e as ventoinhas e aparelhos de ar vão ajudando, que o calor não dá tréguas.
No entanto, este 14 de julho tem a nuance de ser o dia que as provisões apontaram como o sendo o "mais grave" desta onda de calor que acossa a Península Ibérica e a Europa. Tanto que estas temperaturas muito altas e o agravamento do risco de incêndio levaram a que o primeiro-ministro anunciasse ao país logo pelas primeiras horas da manhã que o Governo renovou a situação de contingência (em vigor há quatro dias) até ao final da semana.
- "As condições meteorológicas apontam para que hoje [quarta-feira] tenhamos o dia mais grave, com aumento de temperaturas, ventos de leste e baixos níveis de humidade. Este é o dia em que precisamos de mais cuidado do que nunca para evitar novas ocorrências", começou por dizer António Costa.
- "Este quadro meteorológico vai prolongar-se para além da sexta-feira, estendendo-se durante o fim de semana, e por isso o que vamos ponderar hoje durante o dia, e com grande probabilidade, é prolongar o estado de emergência pelo menos até às 24:00 de domingo", rematou.
A ponderação foi tomada depois de o chefe do executivo ter reunido com o presidente do IPMA, Miguel Miranda, e com responsáveis da Autoridade Nacional de Emergência e da Proteção Civil. José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, também esteve presente neste encontro.
A situação continua a ser "extrema"
Num briefing sobre a situação dos incêndios no país, acompanhado e seguido de perto pelas televisões, André Fernandes, comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), fez saber que:
- Os incêndios já obrigaram à retirada de 865 pessoas e fizeram 160 feridos, quatro dos quais graves;
- Existem cinco fogos que merecem maior acompanhamento: Abiul (Pombal), Caranguejeira (Leiria), Ponte da Barca (Lindoso), Oliveira de Azeméis (Aveiro) e Baião (Porto);
- A situação continua a ser "extrema", pelo que a proteção civil apela à responsabilidade de todos: não fazer fogo, não usar maquinaria em zonas florestais e ligar o 112 em caso de incêndio.
Todo o cuidado é pouco
Durante a comunicação de hoje, António Costa informou que as previsões apontam para um desagravemento das condições adversas nos próximos dias. No entanto, alerta que "não podemos passar ao estado de despreocupação", uma vez que permanece uma acumulação de incêndios nos últimos dias.
"A temperatura vai baixar nos próximos dias, mas temos uma acumulação de incêndios nos últimos dias. Apesar de as ignições terem tendência para baixar, há um legado que passa de dia para dia, para além do crescente desgaste das forças que estão no terreno", continuou António Costa.
- Por falar nas forças que estão no terreno, José Mourinho, treinador da AS Roma, mandou um "grande, grande abraço para todos os bombeiros que estão a combater os incêndios", "num momento tão difícil".
- 19:17
- O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou hoje que vai propor ao Presidente ucraniano uma solução para acabar com a guerra com a Rússia semelhante ao processo que encerrou a guerra entre Argentina e Reino Unido nas Malvinas, em 1982.
-
- 18:54
-
Arquivo do DN é declarado como tesouro nacional
O arquivo do Diário de Notícias (DN) vai ser classificado como tesouro nacional, segundo um decreto aprovado hoje em Conselho de Ministros.
-
- 18:53
-
Presidente de Itália rejeita demissão de Draghi e remete decisão para o parlamento
O Presidente de Itália, Sergio Mattarella, não aceitou hoje a demissão do primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, e pediu-lhe para se apresentar no parlamento e verificar se continua a garantir uma maioria para governar.
-
- 18:49
-
GNR diz que "evolução repentina do fogo" impediu corte atempado da A1, A25 e A29
Em causa está um incêndio que deflagrou no lugar da Senhora da Ribeira, na freguesia de Pinheiro da Bemposta, em Oliveira de Azeméis, e a instabilidade do vento
-
- 16:05
-
Governo revela que há mais de 270 médicos de família prontos para iniciar funções no SNS
Mais de 270 novos médicos de família estão prontos para iniciar funções no Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje no parlamento a secretária de Estado da Saúde, Fátima Fonseca.
-
- 15:47
-
Guerra na Ucrânia: Zelensky pede "tribunal especial" para julgar invasão russa
O Presidente ucraniano pediu hoje a criação de um "tribunal especial" para julgar a invasão russa da Ucrânia, numa intervenção durante uma conferência internacional em Haia sobre responsabilização dos crimes de guerra cometidos durante o conflito em curso.
-
- 14:28
-
Governo quer rápida ratificação das adesões da Finlândia e Suécia à NATO
A ministra da Defesa, Helena Carreiras, afirmou hoje que é objetivo do Governo que Portugal conclua o mais rapidamente possível os processos nacionais de ratificação para a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO.
-
- 14:20
-
Metade das vagas para médicos de família por preencher em Lisboa e Vale do Tejo
Metade das vagas abertas no concurso para médicos de Medicina Geral e Familiar ficaram por preencher na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo dados divulgados hoje pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM).
-
- 12:30
-
CEO da TAP acredita que "pico" de cancelamentos de voos nos aeroportos já foi atingido
A presidente executiva (CEO) da TAP considerou hoje que os cancelamentos de voos nos aeroportos portugueses "já atingiram o pico" e devem-se não apenas a um problema, mas a uma "longa lista" deles.
-
- 12:08
-
Incêndios provocaram 160 feridos e obrigaram à retirada de 865 pessoas
Até ao dia 13 de julho, os incêndios obrigaram à retirada 865 pessoas e fizeram 160 feridos, quatro dos quais graves. Hoje foram registados até ao 12:00 cerca de 71 ocorrências, mais do que ontem. A situação continua a ser "extrema", pelo que a proteção civil apela à responsabilidade de todos: não f
-
- 11:54
-
"Um camião de lixo é jogado nos oceanos a cada minuto". O grito de alerta de uma família que fez do mar a sua casa
Há 38 anos, a família Schurmann fez dos oceanos o seu lar. Em 1984, Vilfredo e Heloísa pegaram nos três filhos — Wilhelm, David e Pierre — e embarcaram numa volta ao mundo. Foi a primeira de quatro. A última faz-se por terra e mar, à boleia do projeto “Voz dos Oceanos”, que não é mais do que um grit
-
- 11:48
-
Estes foram os sítios onde se bateram recordes de temperatura esta quarta-feira
Na quarta-feira foram batidos recordes de temperatura máxima em 13 estações meteorológicas do país, com o valor mais elevado registado na Lousã, com 46,3°C, segundo os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-
- 11:28
-
Mourinho envia "grande abraço" aos bombeiros portugueses
Num vídeo publicado na rede social Instagram, o treinador de futebol português, José Mourinho, enviou uma mensagem de apoio aos bombeiros portugueses e não só.
-
- 11:06
-
Aeroporto: Adiamento pode custar 7 mil milhões de euros e 28 mil empregos. E este é o cenário mais otimista
O adiamento do novo aeroporto custa cerca de 7.000 milhões de euros e 28.000 empregos "no cenário mais otimista", de acordo com o estudo da EY para a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) hoje divulgado.
-
- 08:58
-
Incêndios: Portugal em situação de contingência até domingo
A situação de contingência em Portugal, por causa dos incêndios, vai prolongar-se de sexta-feira até domingo, anunciou hoje o primeiro-ministro durante uma visita ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-
- 07:40
-
Incêndios/14 de julho: O ponto de situação sobre os principais fogos em Portugal
Estas são as informações mais recentes disponíveis sobre os principais incêndios que lavram no país.
-
- 06:46
-
Portugal 2030: Governo e Comissão Europeia assinam acordo de parceria. País terá acesso a 23 mil milhões de euros
Governo português e Comissão Europeia assinam hoje, no Fundão, o acordo de parceria para a execução do Portugal 2030, quadro comunitário em que o país terá acesso a 23 mil milhões de euros de fundos até 2029.
-
- 06:44
-
Super Bock Super Rock regressa hoje após dois anos de pausa e volta a Lisboa
O festival Super Bock Super Rock regressa hoje, após dois anos de pausa devido à pandemia da covid-19, e volta a trocar o Meco por Lisboa, um regresso forçado pela declaração de estado de contingência decretado pelo Governo.
-