Um dia de combate às chamas contado em nove pontos

  • Até às 19:00 de hoje foram registados 171 incêndios em Portugal, dos quais 27 permaneciam ativos a essa hora, sendo que 14 são considerados ocorrências significativas, adiantou hoje o comandante nacional da Proteção Civil no segundo briefing do dia.
  • No briefing desta manhã o comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, revelou que, até agora, 669 pessoas foram evacuadas das suas casas, entre situações de prevenção e de perigo iminente. André Fernandes explicou que algumas destas pessoas já regressaram, mas em alguns casos ainda está a ser feita a validação da segurança das habitações.
  • Quatro bombeiros da corporação do Montijo ficaram hoje feridos no incêndio que lavra em Palmela, depois de as chamas terem atingido o autotanque, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal. A mesma fonte adiantou que os bombeiros feridos, que combatiam as chamas na frente ativa de Aires, foram transportados para o hospital de S. Bernardo, em Setúbal.
  • A população de Aires, em Palmela, teve de ser retirada das suas casas devido à proximidade das chamas que lavram desde as 12:00, disse à Lusa o Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal. Segundo a mesma fonte, a evacuação da zona foi necessária pela proximidade de uma das frentes do incêndio que já fez cinco feridos, um dos quais com gravidade.
  • O Município de Pombal, no distrito de Leiria, alertou hoje para o agravamento da situação naquele concelho do distrito de Leiria, nomeadamente das freguesias de Abiul e Redinha. Numa nota enviada às redações, a autarquia liderada por Pedro Pimpão (PSD), refere que "devido a diversos reacendimentos, associados também às condições meteorológicas severas, com a agravante da insuficiência de meios, os incêndios que estão a atingir o concelho de Pombal estão a complicar-se, designadamente nas freguesias de Abiul e Redinha".
  • O presidente da Câmara de Alvaiázere, no distrito de Leiria, disse hoje que está cansado de pedir meios para o combate aos incêndios e de ficar sem resposta, e lamentou que o concelho esteja a ser abandonado. “Sentimo-nos abandonados. Estamos cansados de pedir meios sem resposta”, declarou à agência Lusa João Guerreiro. Segundo o autarca, que falava à Lusa pelas 16:00, o concelho está “há quase uma semana a apagar fogos e, neste momento, não são disponibilizados mais meios, nem humanos, nem aéreos, que são essenciais”.
  • Um dos aviões que estava a combater incêndios no distrito de Leiria amarou hoje no Lago Azul, em Ferreira do Zêzere (Santarém), devido a uma avaria no motor esquerdo. Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, a avaria no motor da asa esquerda levou o Canadair a amarar, cerca das 17:40, no lago, não se registando danos nem vítimas.
  • A Lousã foi o local de Portugal que teve hoje a temperatura máxima mais elevada, 46,3ºC, indicou à Lusa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Depois de Lousã, seguiram-se Santarém (46,2ºC), Amareleja (45,6ºC), Mora (45,4ºC), Alvega (45,2ºC) e Reguengos (45,1ºC).
  • Portugal está a viver a segunda onda de calor do ano mas poderá vir a ter em meio século oito a dez em cada ano, alerta o professor e investigador Pedro Matos Soares. Atualmente o continente tem já o dobro das ondas de calor em relação ao século passado, explica em entrevista à agência Lusa o especialista, investigador principal do Instituto Dom Luis, professor no Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia (ambos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Jornais do dia

  • Correio da Manhã

    Correio da Manhã

    13 Julho 2022
  • A Bola

    A Bola

    13 Julho 2022
  • Público

    Público

    13 Julho 2022
  • Diário de Notícias

    Diário de Notícias

    13 Julho 2022
  • Jornal i

    Jornal i

    13 Julho 2022
  • Caras

    Caras

    13 Julho 2022
mookie1 gd1.mookie1