A calamidade dos incêndios
A serra da Estrela foi afetada por um incêndio que deflagrou no dia 6 em Garrocho, no concelho da Covilhã (Castelo Branco), e foi dado como dominado no dia 13. Logo de seguida, no dia 15, sofreu uma reativação e foi considerado novamente dominado no dia 17 à noite.
As chamas estenderam-se ao distrito da Guarda, nos municípios de Manteigas, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, e atingiram ainda o concelho de Belmonte, no distrito de Castelo Branco. Feitas as contas, os estragos são muitos.
Por isso, após uma reunião conjunta, na quinta-feira passada, os municípios abrangidos pelo Parque Natural da Serra da Estrela exigiram que seja decretado "estado de calamidade” e apoios imediatos para colmatar prejuízos de "centenas de milhões de euros".
A resposta por parte do Governo surgiu hoje à tarde, depois de um reunião com os autarcas de Manteigas, Celorico da Beira, Covilhã, Guarda, Gouveia, Seia e Belmonte, onde se pretendeu “avaliar as necessidades e respostas integradas para estes concelhos” na sequência do incêndio.
Assim, sabe-se já que o Conselho de Ministros vai decretar o estado de calamidade, que “dará condições para que todos, Estado e autarquias, possam responder às necessidades” do território ardido.
“Aquilo que procurámos trazer a este conjunto de municípios foi a garantia de que, em várias fases, procuraremos resolver todos os problemas que nos têm sido colocados”, assumiu a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
- 1.ª fase: Já está no terreno e refere-se a apoios à alimentação animal, recuperação e retirada de madeira queimada que coloque perigo iminente e de apoio social;
- 2.ª fase: Segue-se o levantamento, nos próximos 15 dias, de “todos os danos e prejuízos” do incêndio;
- 3.ª fase: “A partir daí o Governo aprovará este conjunto de medidas ao abrigo do estado de calamidade, para podermos responder o melhor e o mais urgentemente possível a estes territórios”.
Logo de seguida a serem conhecidas estas novidades quanto à Serra da Estrela, Ourém veio lembrar que também tem sido um município atingido pelo fogo.
“Acabei de ouvir decretar o estado de calamidade na serra da Estrela. Espero que o tratamento seja idêntico para o concelho de Ourém, onde temos prejuízos incalculáveis, sobretudo na agricultura e na floresta. Os prejuízos são avultadíssimos”, reforçou o autarca Luís Albuquerque.
Os incêndios deste verão já destruíram seis mil hectares, acrescentou, ao lembrar que 70% do concelho é constituído por floresta — que está novamente a arder, já que foi registada esta tarde uma reativação do incêndio, que levou mais de 200 bombeiros ao terreno.
- 18:35
- O Papa Francisco convidou o cardeal Giovanni Angelo Becciu para participar numa reunião de cardeais, dois anos depois de ter sido forçado pelo chefe do Vaticano a demitir-se por supostas irregularidades financeiras.
-
- 18:18
-
Ideólogo do Kremlin diz que filha foi assassinada de forma "covarde"
O pai da jornalista russa Daria Dugina, que morreu na explosão do seu carro, em Moscovo no sábado, disse hoje que a sua filha foi morta de "forma covarde", tendo sido "uma patriota" que "nunca pediu violência".
-
- 18:00
-
Guterres alerta para "risco nuclear mais alto em décadas" e pede fim de "corrida" belicista
O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou hoje que o "risco nuclear atingiu o seu ponto mais alto em décadas" e apelou ao fim da corrida ao armamento nuclear "de uma vez por todas".
-
- 17:57
-
Gasolina vendida 1,1 cêntimos e gasóleo 2 cêntimos acima da referência
A média dos preços nas gasolineiras ficou, na semana entre 15 e 21 de agosto, no caso da gasolina, 1,1 cêntimos e no gasóleo 2,0 cêntimos acima do preço médio semanal determinado pela ERSE, disse a entidade.
-
- 17:35
-
Federação apela à dádiva de sangue, reservas de A+ e O+ apenas para quatro dias
As reservas de sangue para os tipos A+ e O+ só chegam para quatro dias e as dádivas estão "neste momento abaixo do desejável", adiantou hoje a federação de dadores, que apela às dádivas.
-
- 16:42
-
Ana Gomes: "Há personalidades convidadas para ir fazer turismo eleitoral a Angola"
Muita gente de topo em Portugal - advogados, contabilistas, banqueiros, bancários, testas-de-ferro, funcionários públicos - fez o jogo e serviu o regime corrupto de Angola. Por ação e por omissão, diz Ana Gomes.
-
- 16:16
-
Coração de D. Pedro chega ao Brasil para o bicentenário da independência
O coração de D. Pedro IV (I no Brasil) chegou hoje a Brasília, numa viagem realizada a pedido do Governo brasileiro, para ser exposto nas comemorações do bicentenário da independência do país sul-americano, em 07 de setembro.
-
- 16:01
-
Primark retirou prato para crianças do mercado português por falta de segurança
A Primark retirou do mercado português um prato para crianças, depois de ter concluído que contém componentes que não cumprem os requisitos de segurança, confirmou à Lusa fonte oficial da cadeia de lojas.
-
- 15:36
-
Futre tranquiliza fãs: "Não vou levar cartão vermelho porque vou deixar de fumar"
Um dos maiores craques do futebol português de todos os tempos está hospitalizado em Lisboa devido a um problema cardíaco. Contudo, o ex-jogador diz que vai recuperar e deixa também uma promessa.
-
- 14:50
-
Preços, locais oficiais e limites de venda por pessoa. Tudo sobre os bilhetes para os Coldplay em Coimbra
Os bilhetes para o concerto dos Coldplay em Coimbra, a 17 de maio, no Estádio Cidade de Coimbra, são colocados à venda esta quinta-feira.
-
- 13:41
-
Von der Leyen elogia povo ucraniano em mensagem em memória das vítimas de regimes autoritários
A presidente da Comissão Europeia prestou hoje homenagem à coragem do povo ucraniano face à agressão militar da Rússia, numa mensagem divulgada por ocasião do Dia Europeu em Memória das Vítimas de todos os Regimes Totalitários e Autoritários.
-
- 13:21
-
Comércio e Serviços admitem fechar mais cedo para poupar energia
A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) disse hoje estar disponível para discutir a redução dos horários de funcionamento dos estabelecimentos, superiores à média europeia, em resposta ao pedido de contributos para o Plano de Poupança de Energia.
-
- 10:14
-
Funcionários da Apple respondem a pedido de regresso ao trabalho presencial com uma petição
O regresso ao trabalho presencial está a causar um braço de ferro entre um grupo de trabalhadores da Apple e a direção da empresa. Aos funcionários foi pedido que regressassem, pelo menos, três dias por semana ao escritório. A resposta? Uma petição.
-
- 08:28
-
Aparelhos auditivos: entre o dispositivo médico e o amplificador, nem sempre o que parece é
Somos um país de surdos? As televisões mostram inúmeros anúncios a equipamentos para ouvir melhor, com caras conhecidas a falar das várias soluções. Mas nas letras pequenas alguns admitem não ser dispositivos médicos. A DECO recebe queixas e os especialistas aconselham acompanhamento médico antes do
-
- 08:20
-
43 bebés abandonados pelas mães desde 2017
Os números são preocupantes e poderão até ser maiores, mas oficialmente 43 bebés foram abandonados nos últimos cinco anos em Portugal, noticia o Jornal de Notícias nesta segunda-feira.
-