Adeus, Joe Biden. Olá, Kamala Harris?
O inevitável aconteceu: Joe Biden anunciou hoje o abandono da corrida às eleições presidenciais de novembro. O líder da Casa Branca de 81 anos, cuja condição de saúde tem vindo a ser questionada, indicou ainda que apoia Kamala Harris.
“A minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E tem sido a melhor decisão que tomei. Hoje quero oferecer o meu total apoio e recomendação de Kamala para ser a candidata do nosso partido este ano”, referiu.
Como reagiu Donald Trump a esta decisão?
O candidato republicano às eleições presidenciais norte-americanas saudou a renúncia à reeleição do presidente Joe Biden e defendeu que a possível sucessora na corrida eleitoral será mais fácil de derrotar.
“É de longe o pior presidente da história do nosso país”, disse Trump numa conversa telefónica com a CNN.
De seguida, o político republicano comentou o apoio de Biden a Kamala Harris e afirmou que será mais fácil de derrotar.
Numa mensagem na sua rede social, Donald Trump comentou que “o corrupto Joe Biden não estava apto para se candidatar à presidência e certamente não está apto para ocupar o cargo, e nunca esteve”.
E Kamala Harris?
A vice-presidente norte-americana afirmou pretender "merecer e ganhar" a nomeação do Partido Democrata às eleições presidenciais e derrotar o republicano Donald Trump.
"É uma honra receber a recomendação do presidente e a minha intenção é merecer e ganhar esta nomeação", disse Kamala Harris, numa declaração em que qualifica a decisão de Joe Biden abandonar a corrida de um "ato abnegado e patriótico".
Quais os próximos passos?
A desistência de Joe Biden a uma reeleição no cargo acontece um mês antes da convenção dos Democratas, na qual deverá ser escolhido novo candidato.
A convenção está marcada de 19 a 22 de agosto, em Chicago, e o que deveria ser uma confirmação de Joe Biden na corrida à Casa Branca transformou-se num “concurso aberto”, como escreveu a Associated Press, no qual 4.700 delegados vão votar num candidato para defrontar o republicano Donald Trump nas presidenciais de novembro.
Com a saída de Biden, os delegados precisam de encontrar um substituto. Isso traz a política dos Estados Unidos de volta aos velhos tempos, quando os chefes de partido se reuniam para escolher um nome por meio de acordos em salas enfumaçadas e rodadas intermináveis de votação.
Se a escolha de Kamala não acontecer, qualquer um dos muitos nomes fortes do partido — os governadores Gavin Newsom da Califórnia, Gretchen Whitmer de Michigan e Josh Shapiro da Pensilvânia, por exemplo — pode ser chamado.
*Com agências
- 21:32
- O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou hoje, um dia antes de viajar para Washington, nos EUA, que uma delegação retomará as negociações de tréguas com o grupo islamita Hamas.
-
- 20:56
-
"Muitas coisas podem mudar". Kremlin diz acompanhar evolução dos acontecimentos após desistência de Biden
O Kremlin informou que está a acompanhar os acontecimentos depois de o presidente americano, Joe Biden, desistir da disputa à Casa Branca, acrescentando que "muitas coisas podem mudar" até às eleições de novembro.
-
- 20:48
-
Bill e Hillary Clinton apoiam candidatura presidencial de Kamala Harris
O ex-presidente norte-americano Bill Clinton apoiou hoje, numa declaração com a mulher e ex-candidata presidencial Hillary Clinton, a candidatura de Kamala Harris pelo Partido Democrata às eleições deste ano, após a anunciada desistência de Joe Biden.
-
- 18:56
-
Biden desiste da corrida à Casa Branca e anuncia apoio a Kamala Harris
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse numa carta aberta que desiste da corrida às eleições presidenciais de novembro. Pouco depois, anunciou o seu apoio a Kamala Harris.
-
- 18:43
-
Volta a França: João Almeida já é o segundo melhor português de sempre na prova e em grandes Voltas
João Almeida tornou-se hoje o segundo melhor ciclista português de sempre na Volta a França, e o primeiro a fechar as três grandes Voltas no top 5, consolidando-se como o sucessor de Joaquim Agostinho.
-
- 18:39
-
Zelensky acredita em fim da "fase quente" da guerra no final do ano
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acredita que é possível acabar com a "fase quente" da guerra no final do ano, desde que haja unidade internacional e se mantenha o roteiro traçado na Cimeira da Paz na Suíça.
-
- 18:32
-
Pogacar vence Volta a França. João Almeida fica em quarto
O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) conquistou hoje pela terceira vez a Volta a França, após vencer o contrarrelógio final, sagrando-se campeão de uma 111.ª edição em que o seu companheiro português João Almeida foi quarto.
-
- 17:49
-
Paulo Raimundo: se OE "apertar a vida" dos portugueses, "que se lixe a estabilidade"
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, afirmou hoje que quer "que se lixe a estabilidade", se ela depender de um Orçamento do Estado que aperte a esmagadora maioria dos portugueses para continuar a beneficiar a "pequena minoria do costume".
-
- 17:20
-
Casal que velejava até aos Açores encontrado morto no "cemitério do Atlântico"
O bote salva-vidas de Sarah Packwood e Brett Clibbery deu à costa numa ilha canadiana remota depois de terem sido dados como desaparecidos a 18 de junho. Nenhum dos dois sobreviveu.
-
- 16:46
-
"Todos queriam que o Rafa ganhasse e uma parte de mim também”. Não aconteceu e o sonho de Nuno Borges virou realidade
Nuno Borges conquista a primeira final ATP. Em Bastad, na Suécia, venceu Rafael Nadal, o Rei da terra batida, no seu território natural. O que era um desejo há muito perseguido e um sonho transformou-se em realidade. Passa a ser o segundo português a vencer no principal circuito de ténis. E quer con
-
- 15:49
-
Em dobradinha da McLaren, Piastri vence GP da Hungria. É o primeiro piloto nascido no século XXI a vencer na F1
Esta é a primeira dobradinha da McLaren desde 2021 e um feito para o jovem piloto autraliano.
-
- 14:17
-
Por esta Europa fora. Um dia atribulado em Budapeste
Afinal, parece que não é mito e um azar nunca vem só. Às vezes é preciso parar e respirar fundo em vez de entrar em parafuso. A capital da Hungria é uma cidade cheia de contrastes e... shit happens.
-
- 14:05
-
Mais de 400 bombeiros em Alcabideche, mas incêndio foi dado como dominado. Há 14 feridos ligeiros
O incêndio que deflagrou hoje à tarde em Alcabideche, no concelho de Cascais, foi dado como dominado e causou 14 feridos ligeiros e obrigou à retirada de 30 cavalos de um centro hípico, indicou a Proteção Civil.
-
- 10:15
-
Inteligência Artificial: o que muda a partir de fevereiro de 2025 para pessoas e empresas
As regras sobre as práticas de inteligência artificial (IA) que passam a ser proibidas na UE são aplicáveis a partir de fevereiro, no âmbito do regulamento europeu AI Act. Sistemas de pontuação social pelo Estado ou por entidades privadas e identificação biométrioca remota em tempo real são algumas
-
- 09:35
-
Até 2100, população da China vai "encolher" 50%. Política de filho único é uma das principais razões
A crise demográfica vai reduzir a população da China em mais de metade até 2100, segundo novas estimativas da ONU, resultado da política de 'filho único' e mudanças na sociedade chinesa.
-
- 09:30
-
A literatura de cordel faz falta e os Depois das Cinco estão a mostrar porquê
O grupo Depois das Cinco quer reavivar a literatura de cordel, passeando pelas ruas de Porto Covo, concelho de Sines, onde decorre o Festival Músicas do Mundo, e mostrando o “poder maior” deste património.
-
- 09:06
-
Afinal, que tipo de ferimento teve Trump? Um primeiro relatório médico foi tornado público
O tiro de raspão que atingiu Donald Trump na semana passada durante um comício, causando uma ferida de dois centímetros na orelha direita, foi alvo de uma nota pelo seu ex-médico na Casa Branca, Ronny Jackson.
-
- 08:51
-
David Fonseca: "Quero fazer isto pelo menos mais 25 anos"
David Fonseca espera continuar no ativo "pelo menos mais 25 anos", mesmo reconhecendo que, para um artista, é "complicado fazer música durante muito tempo".
-