Da covid-19 à gripe das aves, os vírus andam aí. Há motivo para alarme?
Não é só no inverno que há vírus: segundo os especialistas, o verão é mesmo a estação preferida para algumas propagações.
As temperaturas mais altas não só convidam as pessoas a saírem à rua e a conviverem, como o aumento da temperatura e da humidade cria as condições ideias para a transmissão dos vírus.
Por sua vez, é nesta época que a circulação de pessoas aumenta e que muitos saltam de cidade em cidade e de país em país. E não são só os humanos. Os animais também.
Comecemos pelo já habitual covid-19. Entre 24 de junho e 21 de julho deste ano, as infeções por covid-19 aumentaram 30% em todo o mundo, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a registar 186 mil novos casos e mais de 2.800 mortes.
O número, que já é alto, pode não ser real. A OMS alertou para a diminuição da realização de testes de diagnóstico, bem como a ausência de sintomas que reduzem o reconhecimento de uma quantidade de casos de infeção que pode ser significativa.
Durante este período, já 95 países notificaram novas infeções e 35 registaram mortes por covid-19. Ao mesmo tempo foram reportadas mais de 23 mil hospitalizações e mais de 600 internamentos em unidades de cuidados intensivos.
Há cerca de uma semana, a OMS alertou para o aumento de casos de covid-19 em todo o mundo e para o risco do aparecimento de uma variante mais severa.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) tem alertado para o grande aumento dos casos de covid-19 desde que o verão, que traz com ele mais festivais, concertos ou reuniões entre amigos e família, começou. Só nos primeiros dias de julho, e seguindo a tendência que já vinha do mês anterior, foram registados no país quase 2 mil casos de infeção e 28 mortes.
Apesar da forte vacinação realizada, ninguém está prevenido de apanhar a doença. Por isso, neste momento, todo o cuidado é pouco.
As pessoas e... os bichos
No dia de hoje, o Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC África) declarou "emergência de saúde pública", o mais alto nível de alerta, face à epidemia do vírus Monkeypox (Mpox), conhecido por “varíola dos macacos”, em vários países do continente africano.
A varíola é uma doença viral que se propaga dos animais para os seres humanos, mas também é transmitida por contacto físico próximo com uma pessoa infetada com o vírus.
Desde janeiro de 2022, foram registados 38.465 casos em 16 países africanos, com 1.456 mortes, incluindo um aumento de 160% dos casos em 2024 em comparação com o ano anterior, de acordo com dados publicados na semana passada pelo CDC África.
Mas é só em África?
Em julho de 2022, a OMS declarou alerta máximo em resposta a um surto mundial, mas levantou-o menos de um ano depois, em maio de 2023.
De acordo com os dados disponibilizados pela DGS ao Jornal de Notícias, até ao dia 11 de julho, o surto de varíola dos macacos estava ativo em Portugal, embora com tendência decrescente. Até então, e desde 2022, tinham sido confirmados 1196 casos em solo português (936 em 2022, 246 em 2023 e 14 em 2024).
Já este ano, mais de 16 mil pessoas foram vacinadas contra a monkeypox.
Ainda que, para já, o território nacional não esteja em alerta, há que ter cuidado. Em junho, como noticiou o Diário de Notícias, já circulava em todo o mundo a estirpe "mais perigosa de sempre", que causa lesões em todo o corpo e pode mesmo levar à morte.
Na praia... longe das gaivotas
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) alertou hoje para a presença de mais dois casos de Gripe Aviária, detetados em gaivotas nas praias de Espinho, em Aveiro, e nas praias de Vieira de Leiria e Pedrógão, em Leiria.
No início do mês já tinham sido reportados casos em Aveiro e em Faro.
Dado os novos aparecimentos, a DGAV apelo ao reforço das medidas de segurança e vigilância, como a higiene de instalações, equipamentos e materiais e o controlo dos locais onde são mantidas as aves.
A organização apela ainda à identificação de aves doentes ou mortas e à não manipulação das mesmas.
Segundo o Jornal de Notícias, apesar dos casos detetados nestas aves, não foram identificados casos suspeitos de gripe aviária em humanos, em Portugal, ou em aves domésticas.
Desde que cumpra com as regras de precaução, pode disfrutar do seu dia-a-dia sem se preocupar com os animais de duas asas.
Bzzzzz...
Desde o início do ano morreram 8 pessoas pessoas e 69 foram infetadas pelo vírus do Nilo Ocidental (WNV), em países europeus. Até ao final de julho, foram relatados casos de infeções humanas na Grécia (31), Itália (25), Espanha (5), Áustria (2), Hungria (2), Sérvia (2), França (1) e Roménia (1), tendo as mortes sido registadas na Grécia (5), Itália (2) e Espanha (1).
Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), o número total de casos notificados este ano “está dentro da faixa esperada", mas “são esperados casos humanos adicionais nas próximas semanas e meses”.
O organismo afirmou que a maioria dos casos em humanos ocorre entre julho e setembro, quando os mosquitos estão ativos, aconselhando as pessoas a usar “repelente, vestir roupas que cubram a maior parte do corpo e a dormir em quartos com rede mosquiteira ou ar condicionado”.
Até 12 de abril só tinham sido detetados 13 casos em cavalos, em Portugal, na região de Lisboa e Alentejo. Já em humanos não foram notificados quaisquer casos.
Embora sem números palpáveis, a possibilidade da multiplicação de casos nas próximas semanas obriga-nos a multiplicar, igualmente, os cuidados.
- 19:01
- As infeções por covid-19 no mundo aumentaram 30% e as mortes 26% entre 24 de junho e 21 de julho, indicou a Organização Mundial da Saúde (OMS), que reporta dados do mais recente período de notificação.
-
- 18:56
-
Israel reivindica morte de 100 combatentes do Hamas em Rafah
O Exército israelita reivindicou hoje ter matado cerca de 100 alegados operacionais do grupo islamita palestiniano Hamas em Rafah, no sul de Gaza, onde Israel mantém uma ofensiva desde o início de maio.
-
- 18:54
-
Zelensky reivindica controlo de 74 localidades russas
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky reivindicou hoje o controlo de 74 localidades em território russo, onde as suas forças desencadearam na semana passada uma ofensiva que implicou a retirada de dezenas de milhares de civis.
-
- 15:40
-
Declarada emergência de saúde pública em África devido à "varíola dos macacos"
Desde janeiro de 2022 foram registados 38.465 casos em 16 países africanos, com 1.456 mortes, incluindo um aumento de 160% dos casos em 2024.
-
- 14:35
-
Hamas afirma que lançou mísseis contra Telavive a partir de Gaza
Hamas afirma que lançou mísseis "M90" contra Telavive a partir de Gaza.
-
- 13:48
-
Incêndios florestais na Grécia reduzidos a "pontos críticos dispersos". Medidas de apoio vão ser discutidas ainda hoje
O ministro Vassilis Kikilias garantiu que já não há nenhuma frente ativa, mas apenas focos dispersos nos incêndios na Grécia. Ainda esta tarde, o primeiro-ministro Kyriákos Mitsotákis vai discutir as medidas de apoio às pessoas afetadas pelos fogos dos últimos dias.
-
- 13:32
-
Acidente com carro de bombeiros de Peso da Régua. Há vários feridos
Os bombeiros seguiam caminho para combater um incêndio quando o veículo capotou.
-
- 13:04
-
Kiev garante que não quer anexar território russo
A diplomacia ucraniana garantiu hoje que Kiev não pretende anexar territórios russos, referindo-se às operações militares em curso há uma semana na região russa de Kursk.
-
- 12:08
-
ONU denuncia detenções arbitrárias e "clima de medo" na Venezuela
O alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos manifestou-se hoje preocupado com as detenções arbitrárias na Venezuela em protestos contra os resultados das eleições presidenciais e com “o clima de medo” vivido no país.
-
- 11:52
-
Exportações portuguesas de frutas, legumes e flores crescem
As exportações portuguesas de frutas, legumes e flores cresceram 13,4% no primeiro semestre face ao mesmo período de 2023, atingindo os 1.180 milhões de euros, anunciou hoje a associação setorial.
-
- 11:50
-
PSP detém adepto num jogo de futebol. E voltou a detê-lo ao fim de 25 minutos de libertação
O homem de 30 anos foi detido por duas vezes durante o jogo União de Leiria vs Vizela.
-
- 11:44
-
Passageiros nos aeroportos nacionais aumentam para quase 33 milhões
O número de passageiros nos aeroportos nacionais aumentou 5,2% no primeiro semestre, para 32,9 milhões, tendo sido registados máximos históricos nos valores mensais na primeira metade do ano, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), hoje divulgados.
-
- 10:56
-
Rentrée política do PSD na quarta-feira com discurso de Montenegro na Festa do Pontal
A Festa do Pontal, a 'rentrée' política do PSD, decorre na quarta-feira no Calçadão de Quarteira, no Algarve, com o discurso do primeiro-ministro e líder social-democrata, Luís Montenegro, como momento alto da iniciativa.
-
- 10:56
-
Seis urgências de Ginecologia e Obstetrícia e uma de Pediatria fechadas hoje
Seis serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia e um de Pediatria encontram-se hoje encerrados, segundo as Escalas de Urgência do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
-
- 10:52
-
BE pede audição de ministro das Infraestruturas no parlamento sobre o plano de negócios da CP
O BE pediu hoje a audição no parlamento do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, e do Conselho de Administração da CP – Comboios de Portugal para debater o plano de negócios daquela empresa ferroviária.
-
- 10:11
-
Porto é a cidade onde se rouba mais tabaco
As ocorrências caíram em 2023, mas o Porto continua a cidade onde se rouba mais tabaco.
-
- 08:39
-
Britânico que escalou a Torre Eiffel terá de pagar uma contribuição cidadã
Um cidadão britânico, que escalou a Torre Eiffel com as próprias mãos no último domingo à tarde, antes de ser detido e levado sob custódia policial, terá de pagar uma contribuição cidadã a uma associação, informou nesta segunda-feira o Ministério Público de Paris, contatado pela AFP.
-
- 08:27
-
Trump processa Departamento de Justiça por buscas à sua residência na Flórida em 2022
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump apresentou uma ação judicial contra o Departamento de Justiça, exigindo 100 milhões de dólares, alegando que foi alvo de uma "perseguição política" quando o FBI invadiu a sua residência na Flórida em 2022 em busca de documentos secretos que ele tinha l
-
- 08:18
-
Jovem fere pelo menos cinco pessoas num ataque à faca numa mesquita na Turquia
Um jovem mascarado, usando um capacete e colete à prova de balas, esfaqueou pelo menos cinco pessoas nesta segunda-feira, uma delas gravemente, antes de ser neutralizado no jardim de uma mesquita em Eskisehir (noroeste da Turquia), noticiou a imprensa local.
-
- 08:18
-
Tempestade solar 'severa' atinge a Terra. O que é que isso significa?
A Terra foi atingida nesta segunda-feira por uma "severa" tempestade solar que pode provocar auroras boreais mais a sul do que o habitual, anunciou a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA).
-
- 07:59
-
Defendeu a sua relação com Putin e afirmou que a imigração ilegal "salvou-lhe a vida". O que mais disse Trump a Musk?
O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano Donald Trump deu uma entrevista em direto na rede social X ao dono desta plataforma, Elon Musk, numa conversa que começou com 45 minutos de atraso devido a problemas técnicos atribuídos a um ciberataque.
-
- 07:24
-
Cerca de 50 concelhos do interior Norte e Centro e Algarve em risco máximo de incêndio
Cerca de 50 concelhos do interior Norte e Centro e da região do Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio, disse o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-
- 07:15
-
Elon Musk diz que entrevista a Trump foi perturbada por "ciberataque maciço"
O milionário Elon Musk afirmou que a entrevista com o ex-presidente norte-americano Donald Trump na rede social X (antigo Twitter) começou com um atraso de 45 minutos devido a um "ataque cibernético maciço".
-
- 23:24
-
Maternidade Alfredo da Costa com 442 atendimentos por semana na urgência, como em 2023
A Maternidade Alfredo da Costa (MAC) tem registado uma média semanal de 442 atendimentos no Serviço de Urgência em agosto, acima da média de julho (320) e em linha com os números de agosto do ano passado (443).
-