Casos e mais casos, desde as celebridades às vítimas anónimas: a violência doméstica continua a dominar o contexto nacional
Mais de 10 mil vítimas de violência doméstica procuraram apoio nos primeiros seis meses do ano. Os números são elevados e apontam para o flagelo no contexto nacional, demonstrando que, de dia para dia, os casos denunciados aumentam.
De acordo com o Relatório Semestral Janeiro-Junho 2024 da APAV, nesse período a associação apoiou diretamente 10.007 vítimas e fez 52.092 atendimentos, num total de 18.669 crimes e outras formas de violência.
As estatísticas indicam ainda que, durante o primeiro semestre do ano, a APAV abriu 7.037 novos processos de apoio e acompanhou outros 4.104 processos, tendo sido apoiadas uma média de 385 vítimas.
Entre todos os crimes e outras situações de violência que chegaram ao conhecimento da APAV, o crime de violência doméstica foi o mais prevaleceu, representando 77,1% no total.
A maioria das vítimas apoiadas era do sexo feminino (7.720; 77,1%). No entanto, a organização destaca a “significativa percentagem” (21,3%) de homens apoiados após serem vítimas de crime e de outras formas de violência. Do apoio prestado no primeiro semestre do ano, houve necessidade de intervir em situação de crise em 149 casos (2,1%).
Dos números para as histórias concretas
No dia de ontem acrescentou-se mais um capítulo polémico ao caso de violência doméstica que envolve José Castelo Branco e a ainda mulher Betty Grafstein.
Após meses de acompanhamento e testemunho da vida do casal, a jornalista norte-americana Alice Hines publicou uma longa reportagem na revista Vanity Fair, onde detalha vários pormenores, desde a grande quantidade de malas Louis Vuitton que o "Marchand" português tem, aos episódios agressivos para com Lady Betty: sapatos da Chanel calçados à força toda ou a viagem não desejada, mas concretizada, a Portugal.
Após a peça vir a público, José Castelo Branco continua a mostrar-se chocado com o que é dito sobre o seu tratamento à joalheira de 95 anos. E tudo isto depois de ser acusado de violência doméstica pela própria companheira de vida, denunciado pelos profissionais do hospital, onde Betty esteve internada durante algumas semanas na sequência de uma queda, e constituído arguido no caso.
Fora dos holofotes das celebridades, os acusados por violência doméstica continuam a surgir. Nos últimos a Lusa noticiou, pelo menos, três casos.
Um flagelo muitas vezes sem nomes
No último sábado, uma mulher foi hospitalizada, em Lisboa, após te sido “golpeada com vidro” pelo companheiro. A vítima de 46 anos foi estabilizada no hospital e o homem, de 31, foi detido e presente a juiz no dia seguinte.
Já no dia seguinte, a PSP de Bragança notificava a detenção de um homem de 51 anos por suspeita do crime de violência doméstica contra a sua companheira e os seus dois filhos. Segundo a mesma nota, os agentes, ao chegarem ao local, encontraram o suspeito a agredir fisicamente as vítimas.
O agressor terá desferido vários murros no tórax, rosto e membros superiores das mesmas, causando-lhes fortes dores. Além disso, foi reportado que o suspeito usou uma faca de grandes dimensões para ameaçar as vítimas, a qual foi posteriormente apreendida.
Após a detenção, o suspeito foi conduzido às salas de detenção do Comando, sendo presente ao Tribunal de Bragança. A medida de coação aplicada foi a proibição de contacto com as vítimas, devendo manter um afastamento superior a 300 metros, controlado por pulseira eletrónica.
No dia de ontem, a GNR de Cuba informou que um homem de 35 anos tinha sido detido por suspeitas de violência doméstica, devassa da vida privada e extorsão à namorada, de 34 anos.
O suspeito foi apresentado no Tribunal Judicial de Cuba, que lhe decretou a medida de coação de prisão domiciliária.
A ajuda para quem precisa de ajuda
Se é vítima de violência doméstica, ou conhece alguém que é vítima deste ou de outros crimes, não hesite em pedir ajuda às autoridades competentes.
A Linha de Apoio à Vítima (116 006) funciona de segunda a sexta-feira, entre as 08h00 e as 23h00. O email da instituição é o lav@apav.pt.
Está igualmente disponível a Linha Internet Segura (800 21 90 90), de segunda a sexta-feira, entre as 08h00 e as 22h00. O email para o qual deve contactar é linhainternetsegura@apav.pt.
- 18:51
- A Organização Mundial da Saúde reuniu esta quarta-feira para avaliar a situação depois do surto viral em África, que levou a declarar, no dia de ontem, emergência de saúde pública no continente.
-
- 18:22
-
Capitania do Funchal emitiu avisos de mau tempo e vento forte para a Madeira
O aviso de mau tempo está classificado como sendo de "sinal seis", o que quer dizer que os ventos podem variar entre os 51 e os 62km/h. O alerta está em vigor até às 18h de quinta-feira.
-
- 17:55
-
Já arrancou a construção de 288 novas habitações sociais em Matosinhos
Vão ser construídos 512 novos fogos para dar resposta às carências habitacionais no concelho do distrito do Porto.
-
- 16:58
-
Ataque israelita no Líbano faz 17 feridos e Hezbollah retalia
Pelo menos 17 pessoas ficaram feridas hoje, quatro delas com gravidade, num bombardeamento israelita em Abbasiyeh, no sul do Líbano, ao qual o grupo xiita Hezbollah respondeu com lançamento de ‘rockets’.
-
- 16:09
-
Fogo rural em zona de difícil acesso na Madeira mobiliza meio aéreo
O helicóptero do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira está hoje a combater um incêndio rural que deflagrou de manhã numa zona de difícil acesso, no concelho da Ribeira Brava.
-
- 16:04
-
Mais de 625 mil crianças palestinianas perderam ano escolar devido à guerra em Gaza
A agência da ONU para os refugiados palestinianos (UNRWA) confirmou hoje que mais de 625.000 crianças em Gaza perderam todo o ano letivo, após mais de dez meses de ofensiva israelita e no recomeço das aulas.
-
- 16:00
-
Dois pilotos desaparecidos em acidente entre aviões militares em França
Dois aviões Rafale da Força Aérea Francesa colidiram hoje em pleno voo no leste de França, estando em curso operações de busca de dois pilotos, segundo autoridades departamentais e militares.
-
- 15:08
-
Trabalhadores da Groundforce convocam greve para 31 de agosto e 1 de setembro
Os trabalhadores da empresa de 'handling' SPdH (Groundforce) convocaram uma greve para os dias 31 de agosto e 01 de setembro, em protesto pelos salários baixos, entre outras reivindicações, segundo um pré-aviso, hoje divulgado pelo sindicato Sttamp.
-
- 13:11
-
Presidência italiana do G7 propõe na ONU projeto para criação de Estado palestiniano
A Itália, na qualidade de presidência em exercício do G7, vai apresentar em setembro à ONU um projeto de reconstrução global para Gaza com vista ao "nascimento de um Estado palestiniano", revelou o chefe da diplomacia italiana.
-
- 12:50
-
José Castelo Branco "chocado" com detalhes avançados pela Vanity Fair e diz-se preocupado com Betty
A polémica que começou, no início de junho deste ano, em Cascais chegou aos Estados Unidos da América. Numa longa reportagem, a revista norte-americana conta os luxos, os episódios de violência e... as fachadas por trás da vida do casal "ícone mundial".
-
- 12:49
-
Madeira sob aviso amarelo devido a temperaturas elevadas até sexta-feira
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo devido à persistência de temperaturas máximas elevadas até ao final da tarde de sexta-feira.
-
- 12:09
-
Euro sobe acima de 1,10 dólares, um máximo desde janeiro
O euro subiu hoje acima de 1,10 dólares pela primeira vez desde o início de janeiro, enquanto os mercados aguardam a divulgação de dados sobre a inflação nos Estados Unidos.
-
- 11:46
-
Mais de metade dos desempregados no 1.º trimestre sem emprego nos 3 meses seguintes
Mais de metade (52,8%) dos desempregados no primeiro trimestre deste ano continuava sem emprego no segundo trimestre, tendo 28,5% encontrado trabalho, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
-
- 11:25
-
J.K. Rowling e Elon Musk entre os visados pelo processo por cyberbullying movido pela pugilista argelina Imane Khelif
Khelif, que venceu a medalha de ouro na sua categoria de peso e cujo género esteve no centro da polémica no torneio de boxe de Paris2024, apresentou queixa na justiça francesa por "'cyberbullying' agravado". Sabe-se agora que a escritora britânica e o magnata sul-africano são duas das pessoas visada
-
- 11:19
-
Mediador dos EUA está em Beirute para tentar conter escalada com Israel
O mediador norte-americano Amos Hochstein iniciou hoje em Beirute uma série de reuniões com as autoridades libanesas para tentar conter o clima de tensão entre o movimento xiita Hezbollah e Israel.
-
- 11:08
-
Tribunal Constitucional da Tailândia destitui primeiro-ministro por violar ética
O Tribunal Constitucional da Tailândia destituiu hoje o primeiro-ministro, Srettha Thavisin, acusado de violar as regras éticas previstas na Constituição ao nomear um ministro que foi condenado a uma pena de prisão em 2008.
-
- 10:32
-
Sete urgências de Ginecologia e Obstetrícia e uma de Pediatria fechadas hoje
Sete serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia e um de Pediatria encontram-se hoje encerrados, segundo as Escalas de Urgência do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
-
- 09:55
-
ASAE suspende 37 alojamentos locais por falta de segurança e higiene
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica suspendeu a atividade a 37 estabelecimentos de alojamento local este ano por violação das regras, falta de condições de higiene e por existir risco para a segurança e saúde das pessoas ali alojadas.
-
- 09:54
-
Ucrânia: Rússia declara estado de emergência na região de Belgorod
O governador da região russa de Belgorod declarou hoje o estado de emergência, numa situação "extremamente difícil" causada devido aos bombardeamentos das forças ucranianas na zona fronteiriça.
-
- 09:46
-
Atenas: quarto dia de combate a incêndio
Os bombeiros gregos continuam hoje mobilizados, ao quarto dia de combate a um incêndio florestal que se propagou nos subúrbios de Atenas, apesar das melhorias registadas, descreve a agência de notícias AFP.
-
- 09:17
-
Mais de 10.000 vítimas apoiadas pela APAV no primeiro semestre do ano
Mais de 10.000 pessoas foram apoiadas pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) no primeiro semestre do ano, com o crime de violência doméstica a ser o mais prevalente, segundo os dados hoje divulgados.
-
- 09:16
-
Dez distritos sob aviso amarelo por causa do calor a partir de 5.ªfeira
Um total de dez distritos do Centro e Sul do país vão estar a partir de quinta-feira sob aviso amarelo por causa do calor, estendendo-se na sexta-feira a mais três distritos do interior Norte.
-
- 08:44
-
O que se sabe sobre a ofensiva ucraniana na Rússia?
O Exército ucraniano lançou em 6 de agosto uma ofensiva surpresa em Kursk, uma região russa fronteiriça, tomando cerca de 30 cidades e provocando a fuga de dezenas de milhares de civis.
-
- 08:29
-
Bombeiros registam primeiros progressos na luta contra o grande incêndio perto de Atenas
Os bombeiros gregos fizeram progressos nesta terça-feira no combate a um grande incêndio florestal que assola os subúrbios de Atenas há três dias, matando uma mulher, causando grandes danos e obrigando milhares de pessoas a abandonarem as suas casas.
-