Variante contagiosa do Mpox está na Europa. O que fazer em casos suspeitos?
A agência de saúde pública da Suécia registou o que diz ser o primeiro caso de uma nova variante contagiosa de Mpox fora do continente africano, horas depois da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar que o surto em partes de África era agora uma emergência de saúde pública global.
Ao dia de hoje, sabe-se também que pelo menos 548 pessoas morreram na República Democrática do Congo com esta doença.
Neste contexto é importante saber o que fazer no caso de se ter contacto com um caso suspeito ou mesmo sendo um caso suspeito.
O que fazer num caso suspeito, provável ou confirmado?
Segundo o site do SNS, perante um caso suspeito, provável ou confirmado, é emitido o certificado de incapacidade temporária (CIT) para o trabalho pelo médico e implementam-se as seguintes medidas:
- Isolamento domiciliário e distanciamento físico até à resolução das lesões (queda das crostas) ou exclusão da infeção (se caso suspeito ou provável);
- Evitar contactos físicos próximos (coabitantes e familiares próximos), pele-com-pele ou pele com mucosa, incluindo contactos sexuais, até resolução das lesões (queda das crostas);
- Privar-se de permanecer no mesmo espaço se coabitar com crianças pequenas, grávidas e pessoas imunodeprimidas
lavagem e/ou higienização frequente das mãos; - Não partilhar objetos e utensílios de uso pessoal, vestuário, roupas de cama, atoalhados (e outros têxteis) e superfícies do espaço doméstico;
- Lavar o vestuário e têxteis com água quente e detergentes habituais, ou, quando possível, numa máquina de lavar (> 60⁰ C), utilizando um ciclo de lavagem prolongado;
- Limpar as superfícies duras com detergentes com cloro e deixar secar ao ar;
- Alertar as pessoas que foram contactos próximos desde o início dos sintomas, para possíveis sinais e sintomas. Na eventualidade de os contactos desenvolverem sintomas, devem observar as precauções acima recomendadas e procurar cuidados de saúde, nomeadamente através do SNS 24 – 808242424;
- Evitar contacto próximo com animais domésticos e outros animais, em especial, roedores;
- Em caso de necessidade de deslocação a uma unidade de saúde, o doente deverá utilizar máscara facial e cobrir as lesões, o mais possível, com vestuário;
- As medidas de isolamento de caso suspeito ou confirmado devem ser mantidas até queda das crostas de todas as lesões, que se estima ocorrer entre 2 a 4 semanas.
Como é feito o diagnóstico do Mpox?
O diagnóstico da doença envolve:
- Avaliação clínica, com identificação de sinais/sintomas não explicados por outras causas e sugestivos da infeção e contacto com um caso provável ou confirmado de infeção humana pelo vírus ou história de relações sexuais com múltiplos/as parceiros/as, ou em anonimato, nos 21 dias que antecederam o início de sintomas;
- Pesquisa do vírus Monkeypox para confirmação laboratorial por: zaragatoa com exsudado da ferida ou fluído vesicular ou pustular, zaragatoa orofaríngea, amostra de sangue e ,se justificado, zaragatoa anorretal.
O que é considerado um contacto físico próximo?
É considerado contacto próximo alguém que refere ter sido exposto diretamente a:
- Lesões cutâneas, mucosas ou a fluidos corporais (sangue, urina, fezes, vómito, expetoração, entre outros) materiais, utensílios ou objetos contaminados;
- Partilha do mesmo espaço físico que não garanta afastamento físico superior a 1 metro de distância com caso suspeito, provável ou confirmado, sem proteção adequada.
Quem tem maior risco de ficar infetado?
Os contactos próximos, ou seja, as pessoas que interagem de forma próxima com alguém que está infetado, são as que têm maior risco de adquirirem a infeção, nomeadamente pelo risco de exposição:
- Parceiros sexuais
- Coabitantes: por partilha de ambiente e dos seus materiais, utensílios e objetos de uso pessoal
- Cuidadores: sem equipamento de proteção individual adequado ao nível de exposição profissionais de saúde.
Outros contactos prolongados ou de alto risco podem incluir contactos próximos por:
- Viagens prolongadas, com 8 ou mais horas de duração;
- Partilha de utensílios ou outro equipamento pessoa;
- Ferimentos por objetos cortantes quando o contacto não seja de um profissional de saúde.
Existe uma vacina para prevenir a infeção pelo vírus Mpox?
Sim. A vacina disponível consiste numa vacina de terceira geração contra a varíola. Neste momento, são elegíveis para vacinação segundo o site do SNS:
- Grupos com risco acrescido por infeção humana pelo vírus Monkeypox, em contexto de vacinação preventiva
- Pessoas que tenham tido contacto próximo com um caso confirmado de infeção, isto é, em contexto de vacinação pós-exposição ao vírus.
- 19:03
- Mãe, trabalhadora, atleta de alto rendimento. E com uma doença rara – distrofia muscular das cinturas – que não lhe permite andar, vestir-se ou comer sozinha. Pode parecer impossível, mas referimo-nos à mesma pessoa: Carla Oliveira, 35 anos, atual campeã europeia de boccia, que irá representar Portu
-
- 18:42
-
Cinco pessoas acusadas da morte de Matthew Perry. Dois são médicos
Um dos médicos acusados pela morte relacionada à cetamina escreveu numa mensagem: "Eu pergunto-me quanto é que este idiota vai pagar".
-
- 14:33
-
Ucrânia estabelece administração militar na região russa de Kursk e assume controlo de Sudzha
A Ucrânia estabeleceu uma administração militar na região russa de Kursk, onde as tropas ucranianas iniciaram uma ofensiva em 6 de agosto, anunciou nesta quinta-feira o comandante do Exército, Oleksandr Syrsky. Entretanto, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que as forças do país ass
-
- 11:26
-
Greve na easyJet com adesão de 73% segundo companhia e "próxima dos 100%" segundo sindicato
A greve na easyJet está a registar uma adesão de 73%, segundo a companhia, mas o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) aponta para um nível "próximo dos 100%", com "93% dos voos cancelados".
-
- 11:25
-
Menina encontrada abandonada em Lisboa. Mãe “visivelmente embriagada" já foi detida e vai ser-lhe ser retirada a criança
Uma menina com cerca de três anos foi abandonada pelas 06:00 de hoje dentro de um carrinho de bebé junto à estação ferroviária de Entrecampos, em Lisboa, disse à Lusa fonte da PSP, sem dispor da identificação da criança. A mãe foi localizada pelas 09:30 e encontrava-se “visivelmente embriagada na vi
-
- 11:14
-
Médio Oriente: Presidente da Universidade de Columbia demite-se após protestos
A presidente da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, demitiu-se, após um mandato marcado pelos protestos contra a guerra entre Israel e Hamas e críticas sobre a forma como lidou com as divisões deste conflito.
-
- 10:27
-
Ativistas climáticos perturbam funcionamento de vários aeroportos na Alemanha
Ativistas climáticos da organização “Geração Letzte” ou “Última Geração” entraram hoje em vários aeroportos da Alemanha, em alguns casos colados à superfície das pistas de aterragem, o que provocou a interrupção do normal funcionamento da atividade dessas infraestruturas aeroportuárias.
-
- 10:00
-
Sabe o que é ‘spoofing’? PSP alerta para aumento desta prática que pode culminar em burlas
A PSP alertou hoje que no primeiro semestre deste ano tem registado “diversas ocorrências” relacionadas com ‘spoofing’, prática que consiste em falsificar dados pessoais e pode culminar em burlas informáticas.
-
- 09:46
-
Tropas ucranianas mantém progresso na Rússia e querem criar 'zona tampão'
O Exército ucraniano continua a avançar na região russa de Kursk e pretende criar uma "zona tampão" e corredores humanitários, afirmou Kiev nesta quarta-feira, no dia em que a sua grande operação em território russo completou oito dias.
-
- 09:42
-
Catar acolhe novas negociações por um cessar-fogo entre Israel e Hamas em Gaza
As negociações indiretas para um cessar-fogo entre Israel e Hamas em Gaza, bem como para a libertação dos reféns mantidos em cativeiro pelo grupo islamista, serão retomadas esta quinta-feira no Catar, disseram, nesta quarta, três fontes a par das conversas, perante os crescentes temores de que o con
-
- 09:27
-
Dois tripulantes morrem em acidente de caças Rafale na França
Dois pilotos franceses morreram nesta quarta-feira quando os seus caças Rafale colidiram em pleno voo no leste da França, informou o presidente Emmanuel Macron, num raro acidente envolvendo aeronaves militares de alta tecnologia.
-
- 09:25
-
Quer ir a Pyongyang? Coreia do Norte reabrirá fronteiras em dezembro para turismo estrangeiro
A Coreia do Norte vai reabrir as suas portas ao turismo estrangeiro em dezembro, após quase cinco anos de encerramento devido à pandemia da covid-19, anunciaram nesta quarta-feira dois operadores turísticos especializados.
-
- 09:22
-
Google confirma que hackers iranianos atacam campanhas de Kamala e Trump
O Google indicou nesta quarta-feira que um grupo de hackers afiliado ao Irão, conhecido como APT42, tenta atacar desde maio as campanhas dos candidatos democrata e republicano à presidência dos Estados Unidos.
-
- 08:37
-
Ministério da Economia acompanha "atentamente" comissões cobradas nos pagamentos
O Ministério da Economia está a acompanhar “atentamente” a questão das comissões nos pagamentos para “garantir a defesa dos interesses dos consumidores”, admitindo ajustar a legislação em vigor, afirmou à agência Lusa fonte oficial.
-
- 08:36
-
Morreu Gena Rowlands, atriz ícone do cinema independente que venceu dois Globos de Ouro
A atriz Gena Rowlands, vencedora de dois Globos de Ouro, nomeada duas vezes para os Óscares, tendo recebido, em 2015, um prémio de carreira, morreu aos 94 anos, avançou a imprensa norte-americana.
-
- 08:18
-
Sete urgências de Ginecologia e Obstetrícia e duas de Pediatria fechadas hoje
Sete serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia e dois de Pediatria encontram-se hoje encerrados, segundo as Escalas de Urgência do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
-