Quente, seco e fumarento: assim vai o verão em Portugal e na Europa
Todos sabemos que altas temperaturas e fogo não são amigos e, como se não bastasse esta inimizade entre os dois elementos, anda por aí quem goste de "atirar lenha" à incendiosa (não) relação.
Se antes o verão era como dizer "é tempo de praia, apanhar sol e dar uns mergulhos", de há uns anos para cá tornou-se também a "época da tortura". Verão é, em Portugal e em muitos países da Europa, oficialmente a época dos incêndios.
Seja pelas ditas "causas naturais" ou pela destruidora mão humana, o aumento dramático não só do número de incêndios, mas de vidas, hectares de mato e materiais perdidos assusta qualquer um que, num piscar de olhos, pode ver uma pequena labareda tornar-se numa chama que tudo leva.
Não é preciso recuar muito no tempo para relembrarmos o que os incêndios causam. Pelos piores motivos, o ano de 2017, marcado pela tragédia de Pedrógão Grande e pelos incêndios na Madeira, deverá estar bem presente nas mentes de cada um.
E, ano após ano, o mesmo acontece.
Esta semana, por exemplo, o SAPO24 noticiou, entre outros incêndios, os dois maiores incêndios do ano em Portugal até agora e, provavelmente, o maior até ao momento na Europa, que ocorreu em Atenas, na Grécia.
De acordo com a Lusa, o alerta para o incêndio em Vimioso, no distrito de Bragança, foi dado às 19h55 de sábado. O fogo, ao que tudo indica, terá sido causado por trovoada seca.
Com a presença de mais de 200 operacionais, apoiados por 70 veículos, as chamas foram dadas como dominadas pelas 6h00 de domingo. No entanto, ao início da tarde do dia 11, uma reativação ameaçava habitações e a povoação de São Martinho de Angueira.
Durante a tarde de domingo, os meios aéreos envolvidos no combate às chamas foram reforçados e estiveram no local sete aeronaves.
Após três dias, contabilizou-se a presença de 625 operacionais que foram apoiados por 207 veículos, 11 máquinas de rasto e 17 meios aéreos portugueses e espanhóis.
Novamente às 6h00, desta vez de segunda-feira, o incêndio entrou em fase de resolução. Mas, por esta altura, as chamas lavravam não muito longe, no Parque Natural de Montesinho, também em Bragança.
O alerta para este incêndio foi dado às 19h55 de sábado, chegou a ter duas frentes ativas e no local estiveram quase 300 operacionais, com o apoio de 94 viaturas, seis meios aéreos e algumas máquinas de rasto. As chamas, que não representaram qualquer risco para a população e consumiram apenas mato, foram extintas pelas 21h00 da passada segunda-feira.
Já na quarta-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) classificou o incêndio que deflagrou no sábado, no concelho de Vimioso, como o maior registado desde janeiro, com uma área ardida provisória de 2.182 hectares de terreno.
Por outro lado, o incêndio no Parque Natural de Montesinho, em Soutelo e Carragosa, tem uma área, igualmente provisória, de 490 hectares de terreno consumida pelas chamas, sendo o segundo maior registado este ano.
No total, os dois incêndios de Bragança foram combatidos por 1.246 bombeiros.
Nos últimos dias, a braços com grandes incêndios florestais esteve também a Grécia. Ainda no domingo, depois de as chamas rodearem a cidade de Atenas, foi necessário evacuar várias localidades, incluindo, hospitais pediátricos e militares.
Nos dias que se seguiram, o país registou, pelo menos, um morto e quase uma centena de feridos. Ao quarto dia de incêndios, o fogo continuava sem dar tréguas aos bombeiros e já mais de 10 mil hectares tinham ardido e milhares de pessoas estavam deslocadas, tendo perdido todos os seus bens materiais.
As altas temperaturas, que rondavam os 39.ºC, e os ventos superiores a 50 km/h foram fatores que dificultaram o trabalho dos profissionais.
Segundo a Lusa, que citou o Observatório Nacional de Atenas, embora as temperaturas atuais na Grécia sejam normais para a estação do ano, duas ondas de calor extremo que o país sofreu em junho e julho, com temperaturas superiores a 44.°C em algumas regiões, incluindo Creta, secaram a vegetação, aumentando o risco de incêndios florestais.
Aliás, o mês de julho deste ano foi mesmo o mais quente na Grécia desde que os registos começaram a ser feitos, em 1960.
Outros incêndios
Estes foram, no entanto, alguns dos muitos incêndios que surgiram durante a semana.
Na quarta-feira, pelas 9h48, foi dado o alerta de um incêndio rural na freguesia da Serra de Água, no concelho da Ribeira Brava, na Madeira. Até esta sexta-feira, pelas 15h, as chamas continuavam a lavrar numa zona de difícil acesso, mas já em direção ao Curral das Freiras.
Já na quinta-feira, pelas 14h16, foi dado o alerta para um incêndio de grandes dimensões, numa zona de mato, na localidade de Geraz do Lima, no distrito de Viana do Castelo. Nas horas seguintes estiveram no local 80 operacionais, apoiados por 24 viaturas e cinco meios aéreos.
No mesmo dia deflagrou um outro incêndio em Vila Ruiva, no concelho de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda. Já hoje lavrava outro incêndio numa zona de mato em Vila Boa do Mondego, no concelho de Celorico da Beira, também no mesmo concelho.
Avisos e precauções
Desde segunda-feira que o IPMA tem alertado para o risco de incêndio em vários concelhos. Em risco elevado estiveram dezenas de concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Faro.
Na terça-feira foi dia de incluir mais alguns concelhos no risco muito elevado ou elevado de incêndio. Em risco muito elevado estavam cerca de 80 concelhos de distritos como Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Beja e Faro.
Já esta sexta-feira, o IPMA reforçou os alertas não só para os incêndios, como para as temperaturas de 40 graus que se podiam fazer sentir.
De forma a evitar que mais incêndios deflagrem nestes dias de calor, a Proteção Civil impôs algumas medidas:
- Proibidas queimadas extensivas ou de amontoados;
- Proibida a utilização de fogo para a confeção de alimentos no espaço rural;
- Proibido fumigar ou desinfestar apiários;
- Proibido o uso de motorroçadoras, corta-matos, destroçadores e outros equipamentos que gerem faísca ou calor;
- Proibida a operação de métodos mecânicos com faísca ou calor.
Já quanto aos cuidados a ter com a saúde devido ao calor, as autoridades aconselham, além da atenção especial a doentes crónicos, crianças e idosos, o seguinte:
- Aumento da ingestão de água;
- Refeições leves e frescas;
- Aplicação de protetor solar superior a 30;
- Uso de chapéu e roupas claras e frescas;
- Refrescar com água ao longo do dia.
- 19:30
- O Centro de Atendimento Clínico do Hospital da Prelada (CAC), no Porto, arranca segunda-feira com capacidade para atender mais de 200 casos por dia e aliviar as urgências hospitalares, disse hoje à Lusa o provedor da Misericórdia daquele concelho.
-
- 19:27
-
Cofundador do Trio Odemira José Ribeiro morre aos 97 anos
O músico José Ribeiro, um dos fundadores do Trio Odemira, em 1958, morreu quinta-feira, aos 97 anos, no Hospital Nossa Senhora da Arrábida, em Brejos de Azeitão, no distrito de Setúbal, disse à Lusa fonte da Casa do Artista.
-
- 19:25
-
Árbitro internacional Soares Dias encerra carreira
O árbitro internacional Artur Soares Dias pôs fim à carreira profissional, aos 45 anos e depois de apitar no Euro2024 de futebol, confirmou à Lusa fonte ligada ao processo.
-
- 19:23
-
António Guterres pede pausa humanitária para vacinar crianças de Gaza
O secretário-geral da ONU, António Guterres, juntou-se à OMS e à Unicef esta sexta-feira para pedir “pausas humanitárias de 7 dias” em Gaza e vacinar mais de 640 mil crianças com menos de 10 anos contra a poliomielite.
-
- 19:06
-
Mpox: UE vai analisar na segunda-feira novas medidas para responder a emergência internacional
A União Europeia (UE) vai analisar na próxima segunda-feira novas medidas para responder à emergência de saúde pública internacional declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) devido ao atual surto de Mpox na República Democrática do Congo.
-
- 18:08
-
Nas Caraíbas: Bermudas preparam-se para enfrentar furacão Ernesto
A tempestade, que poderá tornar-se um furacão durante a noite desta sexta-feira, deverá atingir as ilhas no sábado, às 11h locais.
-
- 17:32
-
Avião despenhou-se no mar durante espetáculo aéreo em França
O acidente ocorreu durante o espetáculo aéreo da Patrouille de France. O avião despenhou-se no mar em Le Lavandou.
-
- 16:15
-
Proteção Civil avisa para risco elevado de incêndios. Quais as medidas preventivas?
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje a população para o perigo elevado de incêndios rurais com a previsão de temperaturas máximas entre 40 e 42º celsius, vento e pouca humidade relativa.
-
- 15:44
-
Portugal assina nova declaração a pedir fim da repressão e libertação de prisioneiros na Venezuela
O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou, no Porto, que Portugal e outros países assinam hoje, na República Dominicana, uma declaração a pedir, mais uma vez, o fim da repressão e a libertação daqueles que foram "arbitrariamente detidos" na Venezuela.
-
- 15:30
-
Futebolista Jéssica Silva e Benfica rescindem de "comum acordo"
A futebolista internacional portuguesa Jéssica Silva deixa o Benfica "de comum acordo" e volta a rumar aos Estados Unidos, para representar o Gotham FC, informou hoje o clube lisboeta.
-
- 14:56
-
Gripe das aves detetada em exploração caseira no distrito de Viana do Castelo
A gripe das aves foi detetada numa exploração caseira de animais de capoeira, em Chafé, distrito de Viana do Castelo, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
-
- 14:27
-
Sindicato convoca nova greve na CP entre 29 de agosto e 9 de setembro
O Sindicato Independente Nacional dos Ferroviários (Sinfb) convocou uma nova greve na CP entre 29 de agosto e 9 de setembro, a partir da sexta hora de serviço e ao trabalho extraordinário, reivindicando a valorização das carreiras.
-
- 13:48
-
Dois fogos mobilizam 274 operacionais e 12 meios aéreos no distrito da Guarda
O combate a dois incêndios rurais em Celorico da Beira e em Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, está a mobilizar, às 13:30 de hoje, 274 operacionais e 12 meios aéreos, disse à agência Lusa a Proteção Civil.
-
- 13:39
-
'Vice' Artur Lopes proposto para assumir presidência do COP
A Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal (COP) vai propor que o vice-presidente Artur Lopes substitua José Manuel Constantino na presidência do organismo, com a decisão a ser votada numa Assembleia Plenária realizada no início de setembro.
-
- 13:08
-
Luís Montenegro anuncia suplemento entre 100 e 200 euros para as pensões mais baixas, mas pensionistas não estão convencidos
O suplemento extraordinário deverá ser pago uma única vez em outubro. Para as associações que representam os pensionistas, estes apoios "são apenas pensos rápidos" que não resolvem os problemas de quem tem pensões baixas.
-
- 12:15
-
Mpox: nenhum dos casos reportados em Portugal é da variante mais perigosa, diz DGS
A Direção-Geral da Saúde (DGS) esclareceu hoje que nenhum dos casos de monkeypox (mpox) reportados em Portugal é da variante mais perigosa da doença (clade I), que apareceu na quinta-feira pela primeira vez na Suécia.
-
- 12:05
-
Madeira: Fogo continua a avançar, mas "sem perigo imediato"
Os presidentes dos municípios de Câmara de Lobos e da Ribeira Brava, na zona oeste da Madeira, mostraram-se hoje preocupados com os incêndios que lavram nos dois concelhos, realçando que as condições meteorológicas não estão a facilitar o combate. Entretanto, o fogo "vai em direção" à freguesia do C
-
- 11:57
-
Greve na easyjet com 70% de adesão e sem afetar operações
A greve na easyJet registou na quinta-feira uma adesão de cerca de 70%, a mesma taxa que é esperada para o dia de hoje, revelou a companhia, adiantando que até ao momento as operações decorrem com normalidade.
-
- 11:43
-
Metro de Lisboa alerta estrangeiros para site falso de venda de bilhetes
Através de uma publicação escrita em inglês, o Metro de Lisboa alerta para um site que vende "vales e bilhetes falsos".
-
- 11:42
-
Dez greves em curso esta sexta-feira. Saiba onde e porquê
São dez as greves que afetam o território nacional esta sexta-feira em várias áreas, mas a saúde é o setor mais afetado.
-
- 11:14
-
Passe ferroviário a 20€. Quais as vantagens e desvantagens?
O passe ferroviário anunciado por Montenegro vai reduzir custos nas viagens ocasionais e ao fim do mês em alguns comboios, mas há um contra: não abrange ligações ao metro ou autocarro. A medida deve entrar em vigor em setembro.
-
- 10:06
-
Gonorreia pode tornar-se intratável. Tudo porque está a ficar mais resistente aos medicamentos
No Reino Unido, as autoridades de saúde alertam para o facto de as pessoas estarem a ficar resistentes ao antibiótico normalmente utilizado para tratar esta infeção sexualmente transmissível.
-
- 09:46
-
Cinco hospitais com urgências encerradas, a maioria de Ginecologia e Obstetrícia
Cinco hospitais têm hoje serviços de urgência encerrados, quase todos referentes a serviços de Ginecologia e Obstetrícia, segundo as Escalas de Urgência do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
-
- 09:07
-
Incêndios: Fogo na Madeira continua a lavrar e meio aéreo já foi ativado
O incêndio que deflagrou na quarta-feira nas zonas altas da Ribeira Brava, na Madeira, continua a lavrar, algumas zonas têm menor intensidade, mas já foi ativado o meio aéreo para apoiar o combate às chamas.
-