Rede social X bloqueada no Brasil. E há mais países que tomaram esta decisão
O Brasil começou hoje a bloquear a rede social X, tornando-a praticamente inacessível tanto na web como através de aplicações móveis.
Para bloquear a X, o regulador de telecomunicações do Brasil, a Anatel, disse aos fornecedores de serviços de Internet que suspendessem o acesso dos utilizadores à rede social. A partir da meia-noite de hoje (04:00 em Lisboa), os principais operadores começaram a fazê-lo.
Porquê?
O juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil Alexandre de Moraes determinou na sexta-feira a suspensão da rede social X no país, depois de Elon Musk não ter cumprido uma ordem para nomear, no prazo de 24 horas, um representante legal da plataforma no país.
A decisão surge no âmbito de uma investigação sobre a disseminação de notícias falsas em que a rede social é suspeita de ter cometido crimes de obstrução à justiça, organização criminosa e incitação ao crime.
O embate entre Alexandre de Moraes e Musk começou há meses, após o juiz ter ordenado a remoção de uma série de perfis por alegada desinformação. Musk recusou que tal fosse verdade e acusou o juiz de censura.
Alguns dos perfis pertencem a ativistas de extrema-direita e apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro, que também está a ser investigado por espalhar notícias falsas, atacar as instituições democráticas e planear um golpe de Estado.
Até quando dura a suspensão?
O X estará suspenso no Brasil "até que todas as ordens judiciais proferidas nos presentes autos sejam cumpridas, as multas devidamente pagas e seja indicado, em juízo, a pessoa física ou jurídica representante em território nacional", lê-se na decisão do juiz.
Para já, no Brasil, quem tenta entrar na rede social encontra uma mensagem que pede para recarregar o navegador sem conseguir entrar com sucesso. A aplicação, por sua vez, não gera novos conteúdos nem permite interações.
O que acontece se alguém tentar contornar o bloqueio?
Moraes exigiu que a Anatel adote "todas as providências necessárias" para cumprir a decisão contra a empresa, que tem 22 milhões de utilizadores no Brasil, segundo o site especializado DataReportal.
Além disso, serão impostas multas diárias equivalentes a cerca de 50 mil reais — cerca de oito mil euros — a quem tentar contornar o bloqueio ao usar "subterfúgios tecnológicos", como redes privadas virtuais (VPN), ou um outro serviço de ocultação da localização, para aceder à X no Brasil.
Há mais países que proíbem esta rede social?
A X já foi vetada em diversos países, muitos deles governados por regimes autoritários.
Muitos países bloquearam temporariamente esta rede social que demonstrou ser eficaz para difundir informação sobre protestos políticos, como aconteceu no Egito durante a Primavera Árabe em 2011, na Turquia em 2014 e 2023, e no Uzbequistão antes e depois das eleições presidenciais de 2021.
Todavia, há países que aboliram mesmo esta rede social. Por exemplo, a China deixou de usar o então Twitter em 2009, dias antes do 20.º aniversário da repressão às manifestações pró-democracia na Praça da Paz Celestial — e os chineses aprenderam a viver com as plataformas Weibo e WeChat.
No Irão, no mesmo ano, uma onda de manifestações após as eleições presidenciais de junho, cujo resultado foi questionado, levou à proibição da rede social, que segue vigente 15 anos depois.
Por sua vez, em 2010, o Turquemenistão bloqueou a X, juntamente com diversos outros serviços e sites estrangeiros. A navegação na internet é, desde aí, proporcionada exclusivamente pela empresa estatal TurkmenTelecom. O mesmo caminho seguiu a Coreia do Norte em 2016, que aboliu esta rede social — o acesso à internet, fora dos poucos sites governamentais, é estritamente controlado pelo regime.
Mais recentemente, em 2021, a Rússia começou a restringir o acesso à X devido à difusão de "conteúdos ilegais". Depois, a rede social foi formalmente bloqueada a partir de março de 2022, logo após o início da invasão. Apesar disso, muitos russos continuam a utilizar a X através de serviços de VPN.
Este ano, o Paquistão juntou-se à lista dos países que bloquearam a X. A rede social é proibida desde as eleições legislativas de fevereiro e o governo paquistanês, apoiado pelo Exército, alega razões de segurança.
Já na Venezuela, o presidente Nicolás Maduro ordenou em agosto a suspensão do X durante dez dias, enquanto se desenvolviam violentos protestos em todo o país. Apesar de o prazo já ter expirado, a proibição continua em vigor até ao momento.
- 20:02
- Os trabalhos no rio Douro vão prosseguir para recuperar duas peças importantes para investigação das causas da queda do helicóptero sexta-feira em Samodães, após ser localizado o corpo da última vitima mortal e concluídas as buscas, segundo o comandante da operação.
-
- 19:56
-
Kamala Harris acusa Trump de "desrespeito" em cemitério militar
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, acusou hoje Donald Trump, o seu rival republicano nas eleições presidenciais de novembro, de "desrespeitar o solo sagrado" do Cemitério Militar Nacional de Arlington numa visita ao local.
-
- 19:55
-
Perigosas caravelas-portuguesas ancoram em praias espanholas
As falsas medusas, como também são conhecidas, costumavam ser avistadas algumas semanas no início do verão em águas espanholas e também portuguesas. A presença destes animais, que causam queimaduras graves, em tão grande número e nesta altura do ano está a desafiar cientistas, que apontam para as al
-
- 19:17
-
Duas pessoas morrem em ataques distintos no Carnaval de Notting Hill
A polícia informou este sábado que duas pessoas morreram após serem atacadas em incidentes separados no Carnaval de Notting Hill, no Reino Unido, naquele que é considerado um dos maiores festivais de rua do mundo.
-
- 18:10
-
"Grande marcha pela remigração" em Lisboa só juntou cerca de 30 nacionalistas
A "grande marcha pela remigração" prometida para hoje pelo movimento nacionalista Reconquista acabou por juntar cerca de 30 pessoas que desfilaram entre o Parque Eduardo VII e a Assembleia da República, em Lisboa, sob olhar atento da polícia.
-
- 18:01
-
A princesa que ensina a falar com os anjos casou-se com o xamã do Instagram
A filha mais velha dos reis da Noruega, a princesa Märtha Louise, casou este sábado com um autoproclamado xamã, o americano Durek Verrett, uma união entre dois defensores das terapias alternativas que provocam agitação no país escandinavo. E este terá sido o segundo casamento dos dois, já que acredi
-
- 17:54
-
"Roger Schmidt já não é treinador do Benfica", diz Rui Costa
O treinador alemão Roger Schmidt deixou o comando do Benfica, com o qual tinha contrato até 2026, na sequência do empate com o Moreirense, na I Liga de futebol, anunciou hoje o presidente do clube, Rui Costa.
-
- 17:35
-
Medicamentos que fazem perder peso podem abrandar processo de envelhecimento
Segundo investigadores, a semaglutido — substância contida no Ozempic — tem "benefícios de longo alcance" e pode fazer abrandar o envelhecimento.
-
- 16:28
-
Localizado corpo do quinto militar desaparecido no Douro
Os mergulhadores encontraram esta tarde o corpo do quinto militar desaparecido no rio Douro, perto de Lamego, após a queda de um helicóptero de combate a incêndios na sexta-feira.
-
- 13:57
-
Imagens de esperança. Vacinação contra a poliomielite começa na Faixa de Gaza
A campanha de vacinação contra a poliomielite começou hoje em Gaza, depois de o território devastado pela guerra ter registado o seu primeiro caso da doença em 25 anos, disse à AFP um funcionário sanitário.
-
- 13:39
-
MEO Kalorama: Não, James Murphy, ainda não foi desta que os LCD Soundsystem perderam o nervo
No segundo dia do festival, a instituição do punk dançável de Nova Iorque fez no palco principal o mesmo de sempre: uma maratona de ritmo e energia dificilmente rivalizada. O combo Death Cab for Cutie/The Postal Service foi um monumento de emoção que também puxou pelo pé, ao passo que Jungle foi daq
-
- 12:12
-
Bilhetes para concertos de Oasis atingem sete mil euros
A revenda de bilhetes para os concertos dos britânicos Oasis já atingiu 7.800 dólares (7.047 euros) em 'sites' não autorizados e a banda já alertou que as entradas vão ser canceladas, quando se registam problemas nas páginas oficiais.
-
- 11:50
-
Influencer, Vortex, Tancos, BES... Processos e investigações mediáticos à espera do regresso de férias da Justiça
Os tribunais regressam em pleno esta segunda-feira, após mês e meio de férias judiciais, com diversos processos mediáticos prestes a entrarem na fase de julgamento e outros nos quais as investigações do Ministério Público (MP) devem conhecer desenvolvimentos.
-
- 10:53
-
Timorenses têm vergonha de falar português
Vivêncio Freitas esconde o sorriso com a mão quando se pede para dizer as palavras que já aprendeu em português na escola básica de Bucoli, no distrito timorense de Baucau. Em casa só fala as línguas indonésia e tétum.
-
- 08:49
-
Problemas do Telegram revelam o limbo legal e o descontrolo das redes sociais
A prisão em Paris, dia 24, de Pavel Durov, o russo/francês/emiradense/são-cristovense, residente no Dubai, que é dono na aplicação Telegram, está a levantar questões globais.
-
- 08:00
-
Cidade de Deus: Entre o passado e o futuro, a luta não pára
Vinte anos após o fenómeno "Cidade de Deus" ter redefinido o cinema brasileiro, a Max estreou esta semana "Cidade de Deus: A Luta Não Pára", um spin-off que nos leva de volta às ruas da icónica favela carioca. Com um salto temporal para 2004, a série equilibra-se entre honrar o legado do filme origi
-