Ao quarto dia de Jogos Paralímpicos, três medalhas para Portugal
Os Jogos Paralímpicos tiveram início há quatro dias e Portugal começou este domingo a arrecadar medalhas: no dia de hoje, três portugueses subiram ao pódio.
Esta manhã, Miguel Monteiro sagrou-se campeão paralímpico do lançamento do peso F40 nos Jogos Paris2024, com um lançamento a 11,21 metros, marca que constitui novo recorde da competição.
Miguel Monteiro, atleta de baixa estatura, que tinha sido bronze nos Jogos Tóquio2020, liderou durante quase toda a prova, na qual o mongol Battulga Tsegmid (11,09) ficou com a prata e o iraquiano Garrah Tnaiash (11,03) com o bronze.
O atleta português, que começou o concurso com um lançamento nulo, 'agarrou' o ouro no terceiro ensaio, com 11,21, após ter marcado 11,02 no segundo. O recordista mundial (11,60) marcou 11,00 no terceiro lançamento, 11,17 no quarto e fez um nulo no último.
Já da parte da tarde, o nadador Diogo Cancela conquistou a medalha de bronze na prova dos 200 metros estilos SM8 dos Jogos Paralímpicos Paris2024.
Na lotada Arena Paris La Defense, Diogo Cancela, que não tem o braço direito e é vice-campeão do mundo da disciplina, cronometrou em 2.23,64 minutos. Com isto, conseguiu um novo recorde nacional e ficou a 14 décimos da medalha de prata.
O chinês Haijiao Xu (2.22,54) conquistou a medalha de ouro, tendo o seu compatriota Guanglong Yang (2.23,50), ficado com a prata.
Mas os portugueses não ficaram por aqui e ainda houve direito a mais um ouro: Cristina Gonçalves, no torneio individual de boccia BC2, ao derrotar na final a sul-coreana Soyeong Jeong, por 4-1, pelos parciais 1-0, 2-0, 1-0 e 0-1.
A atleta, que soma em Paris2024 a sua sexta participação em Jogos, conseguiu na Arena Paris Sul a sua quarta medalha paralímpica, a primeira em competições individuais.
Em equipas BC1/BC2, Cristina Gonçalves, de 46 anos, foi bronze no Rio2016, prata em Pequim2008 e ouro em Atenas2004.
O dia fica também marcado pela conquista de quatro diplomas, conseguidos por Beatriz Monteiro, no torneio de singulares de badminton, André Ramos, no torneio de boccia BC1, Marco Meneses, na prova de 100 metros costas S11 de natação, e pela atiradora Margarida Lapa, que foi quarta prova de R5 carabina de ar comprimidoSH2.
Com as três medalhas conseguidas, Portugal ultrapassa os resultados finais dos Jogos Tóquio2020, dos quais saiu com duas medalhas de bronze.
No que ao desporto olímpico diz respeito, o dia foi também marcado por uma notícia: a ginasta Filipa Martins, a primeira portuguesa a disputar a final do concurso completo ('all around') em Jogos Olímpicos, anunciou hoje o final da carreira, através de uma publicação no Instagram.
"Chegou ao fim uma das mais lindas fases da minha vida. Uma linda história desportiva. Agora, é hora de novas aventuras e planear um futuro lindo", revelou Filipa Martins, desvendando ainda que pretende agora acabar o mestrado em Treino Desportivo e, mais tarde, ser treinadora.
*Com Lusa
- 19:55
- Os alemães da AfD vencem eleições na Turíngia, segundo sondagens à boca das urnas. A acontecer, é a primeira vez que a extrema-direita vence umas eleições desde a Segunda Guerra Mundial. Apesar disso, é pouco provável que o líder do partido, Björn Höcke, consiga governar, devido ao cordão sanitário
-
- 19:09
-
"Matei a família toda". Rapaz italiano de 17 anos confessa triplo homicídio
O triplo homicídio aconteceu em Paderno Dugnano, perto de Milão. O rapaz contou primeiro outra versão da história, mas depois acabou por admitir ser o responsável pela morte do pai, da mãe e do irmão de 12 anos.
-
- 18:24
-
Albuquerque diz que visita de Marcelo à Madeira é desnecessária e seria só para ver "mato queimado"
O chefe do Governo da Madeira considerou hoje desnecessária a visita do Presidente da República à região na sequência dos incêndios de agosto e assegurou recusar ceder a “chantagens” para demitir o presidente da proteção civil no arquipélago.
-
- 17:08
-
Hvaldimir, a baleia-espiã russa, foi encontrada morta na Noruega
A beluga Hvaldimir foi encontrada morta na Noruega, na baía de Risavika. O corpo do animal vai agora ser analisado.
-
- 17:01
-
OE2025: Pedro Nuno aprovará retificativo para cumprir acordos caso orçamento seja chumbado
O líder socialista mostrou-se hoje disponível para aprovar um retificativo caso o Orçamento do Estado seja chumbado, para cumprir os acordos com grupos profissionais da administração pública, e criticou a "agressividade" do Governo face ao PS.
-
- 15:43
-
Borrell "horrorizado" com morte de seis reféns israelitas
O Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, manifestou-se hoje "horrorizado" com a morte dos seis reféns que estavam em cativeiro na Faixa de Gaza desde outubro de 2023 e pediu um cessar-fogo.
-
- 14:36
-
Marinha em exercício da NATO com fragata e 167 militares
A Marinha Portuguesa está a participar num exercício da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) com uma fragata e 167 militares, num exercício para reforçar a prontidão e a capacidade de interação entre os países participantes.
-
- 14:16
-
Márquez vence MotoGP de Aragão. Oliveira cai na 1.ª volta
O piloto espanhol Marc Márquez (Ducati) venceu hoje o Grande Prémio de Aragão de MotoGP, 12.ª ronda da temporada, em que Miguel Oliveira (Aprilia) desistiu na primeira volta devido a queda.
-
- 14:16
-
Presidente da República acredita que Orçamento será viabilizado. "É o que os portugueses querem”
O Presidente da República disse hoje estar convencido de que haverá Orçamento de Estado (OE) para 2025, afirmando confiar "no bom senso" num “momento decisivo” e porque “é o que os portugueses querem”.
-
- 11:26
-
Medidas do Governo "não são política da conversa." Luís Montenegro acusa oposição de ser "instabilidade política"
O presidente do PSD enumerou as dezenas de medidas que o Governo anunciou nos quatro meses de governação e afirmou que "são políticas concretas" e não são "política da conversa", como "aquela a que se dedicam alguns".
-
- 10:44
-
17 urgências fechadas no Serviço Nacional de Saúde
O acesso às urgências hospitalares está hoje bastante condicionado, com 17 urgências encerradas, segundo os dados disponíveis na plataforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
-
- 08:53
-
Eletricidade restabelecida na Venezuela após mega-apagão de sexta-feira
A eletricidade foi restabelecida na Venezuela, depois de um corte generalizado de mais de 12 horas, atribuído pelo Governo a uma alegada sabotagem da oposição, um mês depois da contestada reeleição do Presidente Nicolás Maduro.
-