Um por todos e todos contra Nicolás Maduro: EUA atacam suposta hegemonia do presidente da Venezuela
Após a polémica reeleição de Nicolás Maduro, há cerca de um mês, como presidente da Venezuela, que até hoje não foi aceite por uma grande maioria de pessoas no mundo inteiro, os venezuelanos saíram à rua em protesto.
Denunciando as irregularidades e a grande probabilidade de fraude nas eleições venezuelanas, algumas manifestações terminaram em desacatos e prisões, incluindo de adolescentes, alguns deles libertados esta segunda-feira.
Enquanto Maduro garante que as eleições na Venezuela foram limpas e pede o respeito pela sua reeleição e que "o mundo não meta o nariz nos assuntos internos da Venezuela", bem como respeito pela soberania e a vida interina do país, os residentes, que há semanas não se remetem ao silêncio, são aplaudidos pelos Estados Unidos da América.
“Os Estados Unidos aplaudem a coragem e a resiliência dos milhões de venezuelanos que votaram e que continuam a exigir pacificamente que Maduro reconheça que Edmundo González Urrutia recebeu a maioria dos votos”, escreviam os norte-americanos.
Em contrapartida, o chefe de Estado da Venezuela coleciona formas de retaliar as acusações de fraude e responder aos críticos, demonstrando que a oposição não quer o bem do povo venezuelano.
Ao lado de Maduro, o ministro da Comunicação, Freddy Ñáñez, acusou a maior coligação da oposição, a Mesa de Unidade Democrática (MUD), de Edmundo González Urrutia, de, em conjunto com a sua maior apoiante, María Corina Machado, prejudicar os venezuelanos através de mais um ataque ao sistema elétrico nacional na passada sexta-feira.
Ñáñez reiterou que tal se tratou de uma “nova sabotagem” que “afetou quase todo o território nacional”, uma vez que receberam, de Caracas e dos 23 estados venezuelanos, relatos da queda no fornecimento de energia elétrica “total ou parcialmente”.
Por sua vez, Nicolás Maduro fez questão de demonstrar estar "ao lado do povo". "Estou na linha da frente da situação a enfrentar este ataque criminoso ao sistema elétrico nacional. Já o disse e repito: Calma e serenidade, nervos de aço!”, confessou na sua rede social Telegram.
No passado domingo, a eletricidade foi restabelecida e a causa do apagão foi atribuída a uma avaria na central hidroelétrica Simón Bolívar, a maior da Venezuela.
Já hoje, e numa clara tentativa de denunciar e derrubar a sensação de hegemonia de Maduro não só sobre a oposição venezuelana, como em relação aos países do mundo que se mostram contra a sua reeleição, os Estados Unidos da América apreenderam o avião do presidente venezuelano Nicolás Maduro, depois de determinarem que a sua aquisição no país viola as sanções dos EUA, entre outras questões criminais.
O avião foi descrito por autoridades como o equivalente venezuelano ao Air Force One e já foi fotografado em visitas de Estado anteriores de Maduro à volta do mundo.
“Isto manda uma mensagem para o topo”, revelou à CNN um oficial dos EUA. “Apreender o avião do chefe de estado estrangeiro é algo inédito para questões criminais. Estamos a mandar uma mensagem clara aqui de que ninguém está acima da lei, ninguém está acima do alcance das sanções dos EUA”.
Em declarações, o procurador-geral Merrick Garland disse que “o Departamento de Justiça apreendeu uma aeronave que terá sido comprada ilegalmente por 13 milhões de dólares por meio de uma empresa de fachada e de contrabando para fora dos Estados Unidos para uso de Nicolás Maduro e os seus companheiros”.
- 19:19
- Vladimir Putin, presidente da Rússia, já está na Mongólia, onde aterrou na noite de hoje (mais oito horas do que em Portugal), para um encontro, amanhã, com as autoridades locais, no qual serão discutidas as ligações de gás à China, entre outros assuntos. E muito dificilmente será preso.
-
- 19:16
-
Próximo executivo da UE terá comissário só para o alargamento, diz von der Leyen
O próximo executivo comunitário terá um comissário exclusivamente dedicado ao alargamento da União Europeia (UE) aos países dos Balcãs Ocidentais, Ucrânia e Moldova, anunciou hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
-
- 19:01
-
Netanyahu pede desculpa às famílias de reféns israelitas mortos. "Estivemos perto, mas não tivemos sucesso"
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, pediu hoje perdão às famílias de seis reféns encontrados mortos na Faixa de Gaza e sepultados em Israel nos últimos dias.
-
- 18:46
-
Mia Couto vence prémio da Feira Internacional do Livro de Guadalajara
O escritor moçambicano Mia Couto é o vencedor do Prémio FIL (Feira Internacional do Livro de Guadalajara) de Literatura em Línguas Românicas 2024, anunciou hoje o júri, numa conferência de imprensa no México.
-
- 18:34
-
EUA apreendem avião do presidente venezuelano Nicolás Maduro
A notícia é avançada pelo canal norte-americano CNN.
-
- 18:28
-
Campeão paralímpico Miguel Monteiro já chegou a Portugal. Veja as imagens
Depois de se sagrar campeão paralímpico do lançamento do peso F40 nos Jogos Paris2024 o lançador Miguel Monteiro já chegou a Lisboa acompanhado da atleta de tiro Margarida Lapa, que deu o quinto diploma a Portugal.
-
- 17:21
-
Incêndio da Madeira: Ministério Público indica que foi constituído um arguido
Um cidadão foi constituído arguido por suspeita de ter causado o incêndio de grandes dimensões que lavrou durante 13 dias, em agosto, na ilha da Madeira, indicou hoje o Ministério Público (MP).
-
- 14:24
-
Filipe Marques termina em quarto na estreia portuguesa no triatlo
O português Filipe Marques terminou hoje na quarta posição, a 40 segundos do bronze, a prova de triatlo PT5 dos Jogos Paralímpicos Paris2024, adiada no domingo devido à má qualidade da água do rio Sena.
-
- 14:08
-
A duas semanas do regresso à escola ainda faltam 800 professores
A duas semanas do início do ano letivo, faltam nas escolas mais de 800 professores, segundo um balanço da Fenprof, que alerta que, se as aulas começassem hoje, 122 mil alunos não teriam docente a, pelo menos, uma disciplina.
-
- 13:34
-
Mondim de Basto: acidente com helicóptero do INEM. Ocupantes sofreram ferimentos ligeiros
A bordo estavam dois pilotos, um médico e um enfermeiro. Trata-se do helicóptero do INEM baseado em Macedo de Cavaleiros que sofreu hoje um acidente ao aterrar em Atei, Mondim de Basto, os quatro ocupantes foram transportados ao hospital por precaução, disse fonte do INEM.
-
- 13:19
-
Valentina Petrillo é a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Paralímpicos
Com 50 anos, a velocista, que participará nas provas de 200 e 400m T12, fez a sua transição em 2019.
-
- 12:46
-
Centro da cidade do Porto volta a ganhar cor. Festival Pride regressa entre 13 e 15 de setembro
O evento, que acontece na cidade desde 2001, assinala a luta pelos direitos da comunidade LGBTI+. Este ano, a celebração é feita no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril.
-
- 12:32
-
TAP pode ficar 19,9% alemã. Presidente da Lufthansa em Lisboa para negociar com Governo
O grupo alemão quer uma participação minoritária na transportadora aérea portuguesa, o que evita ter de voltar a notificar a União Europeia, que em Julho autorizou a Lufthansa a adquirir 41% da companhia italiana ITA Airways.
-
- 12:17
-
Vitória da extrema direita em duas eleições regionais provoca terramoto político na Alemanha
O triunfo da extrema direita em duas eleições regionais no leste da Alemanha no domingo provocou um terramoto político no país e enfraquece ainda mais a coligação de centro-esquerda do chefe de Governo Olaf Scholz, quando ainda faltam 12 meses para as eleições legislativas.
-
- 11:45
-
Dívida pública baixa para 275,9 mil milhões de euros em julho
A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, recuou 5.007 milhões de euros em julho em termos homólogos, para 275.910 milhões de euros, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).
-
- 11:44
-
Se pudessem descrever Kamala e Trump como um prato de comida, qual é que seria? Viagem ao mundo dos que estão fartos das notícias
Em 2008, Barack Obama mudou as regras de jogo das campanhas eleitorais ao apostar pela primeira vez na capacidade de mobilização via redes sociais. Quase 20 anos depois, a campanha de Kamala Harris elege os influencers como aliados premium na corrida à Casa Branca. Pelo meio, os jornalistas demoram
-
- 11:43
-
PJ detém dois homens por tentativa de homicídio em Vila Nova de Gaia
Os detidos, de 33 e 34 anos, envolveram-se numa discussão com as vítimas numa discoteca e agrediram-nas com um ferro já no exterior.
-
- 11:04
-
Autoridade Tributária e Aduaneira apreende 240 quilos de cocaína no Porto de Sines
A AT - Autoridade Tributária e Aduaneira apreendeu 240 quilos de cocaína no Porto de Sines, no distrito de Setúbal, dissimulados num contentor oriundo do continente americano e com destino a outro país europeu, foi hoje revelado.
-
- 10:59
-
Mergulhadores no rio Douro para último dia de buscas por peças do helicóptero
Mergulhadores regressaram hoje ao rio Douro, em Lamego, para o último dia de buscas por peças do helicóptero que caiu na sexta-feira, causando a morte de cinco militares da GNR, disse o comandante da Polícia Marítima do Norte.
-
- 09:21
-
Vinte e cinco detidos em manifestação em Telavive ainda sob custódia policial
Vinte e cinco manifestantes que participaram, no domingo à noite, em Telavive, num protesto pelo cessar-fogo em Gaza, para permitir o retorno dos reféns no enclave, estão sob custódia policial, informou hoje o jornal israelita Haaretz.
-
- 09:21
-
Rússia ataca Kiev com 'drones', mísseis de cruzeiro e balísticos
A Rússia lançou esta madrugada um ataque com 'drones', mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos contra Kiev, informou esta madrugada a força aérea ucraniana.
-
- 08:52
-
Israel enfrenta greve geral após anúncio da morte de seis reféns em Gaza
A principal central sindical de Israel convocou uma greve geral para esta segunda-feira em reação ao anúncio, neste domingo, de que seis reféns foram encontrados mortos na Faixa de Gaza após quase 11 meses de conflito com o Hamas.
-
- 08:45
-
Investigação final aponta mau tempo como causa para acidente aéreo que matou o presidente iraniano
O acidente de helicóptero que matou o presidente iraniano Ebrahim Raisi em maio foi causado pelo mau tempo, disse o comité especial de investigação neste domingo.
-
- 07:28
-
Sete urgências de obstetrícia/ginecologia e uma de pediatria encerradas hoje
Sete urgências de obstetrícia/ginecologia e uma urgência de pediatria estão hoje encerradas, segundo a informação disponibilizada à meia-noite no 'site' do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
-