Voltei voltei, voltei de lá, ainda ontem estava em Marrocos e agora quero estar cá
Fábio Loureiro, o fugitivo da cadeia de Vale de Judeus, no dia 7 de setembro, que foi detido em Marrocos, decidiu aceitar ser extraditado "o mais rápido que se mostrar viável" para Portugal, anunciou hoje a família através do advogado Lopes Guerreiro.
O advogado de Fábio Loureiro referiu à CNN Portugal que o recluso aceitou ser extraditado para Portugal. A decisão surgiu após "reunir com a família e os advogados".
Em comunicado enviado à agência Lusa, a família informa que após "muito ponderar" com os advogados de defesa (em Marrocos e Portugal) acerca da "pretensão de oposição à extradição" de Marrocos para Portugal, Fábio Loureiro decidiu, "em consciência, desistir" da recusa em ser extraditado.
A nota da família acrescenta que Fábio Loureiro aceita “de modo irrestrito, ser extraditado o mais rápido que se mostrar viável, para Portugal, seu país natal".
A aceitação da extradição para Portugal já foi comunicada pelos canais próprios às autoridades judiciárias de Marrocos e à Embaixada de Portugal em Rabat.
Recorde-se que a Polícia Judiciária informou no início de outubro que Fábio Loureiro tinha sido detido em Tânger, Marrocos, numa operação policial em cooperação com as autoridades marroquinas e espanholas.
Fábio Loureiro está condenado pelos crimes de rapto, tráfico de estupefacientes, associação criminosa, roubo à mão armada e evasão.
O grupo de evadidos de Vale de Judeus incluía dois cidadãos portugueses, Fernando Ribeiro Ferreira e Fábio Fernandes Santos Loureiro, um cidadão da Geórgia, Shergili Farjiani, um da Argentina, Rodolf José Lohrmann, e um do Reino Unido, Mark Cameron Roscaleer, com idades entre os 33 e os 61 anos.
Como está a investigação sobre a fuga?
Até ao momento sabe-se que o relatório de averiguação da fuga de cinco reclusos foi entregue ontem à ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, revelou à Lusa fonte oficial do Ministério da Justiça.
A mesma fonte referiu que "o serviço de auditoria e inspeção (SAI) da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) entregou o relatório de averiguação pedido pela ministra da Justiça", acrescentando que o documento foi recebido por Rita Alarcão Júdice e pela Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Maria Clara Figueiredo, que "o vão analisar e retirar conclusões, a anunciar em data próxima".
A fonte precisou ainda que o relatório de averiguação foi realizado por um magistrado do Ministério Público e que o seu teor não será divulgado publicamente.
Recorde-se que a fuga de Vale de Judeus levou a ministra da Justiça a ordenar uma auditoria à segurança das cadeias portuguesas e motivou também o afastamento do então diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rui Abrunhosa e Gonçalves, que foi substituído por Isabel Leitão, que já integrava aquela direção-geral tutelada pelo Ministério da Justiça.
A fuga deu ainda origem a uma averiguação de natureza disciplinar que incide sobre os guardas que estavam de serviço na videovigilância no momento da fuga e também a um inquérito do Ministério Público para apurar eventuais responsabilidades de cariz criminal.
- 18:39
- A inspetora Marta Gonçalves disse hoje que a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) não encontrou evidências de que as gémeas tenham tido tratamento preferencial quando receberam o Zolgensma ou que o erário público tenha sido lesado.
-
- 17:34
-
Em França: professor decapitado por jihadista terá uma escola com o seu nome
O colégio onde o professor Samuel Paty dava aulas quando foi decapitado por um jihadista nos arredores de Paris, vai ter o seu nome, decidiram, esta sexta-feira, as autoridades, quatro anos depois do assassinato que comoveu o país.
-
- 17:33
-
Ricciardi defende que BES “era sólido” e culpa Banco de Portugal pela resolução
O ex-presidente do Banco Espírito Santo Investimento (BESI), José Maria Ricciardi, considerou hoje no julgamento do processo BES/GES que o banco “era sólido” e lamentou que não tivessem sido concedidos “quatro ou cinco mil milhões” de euros.
-
- 17:19
-
Fuga de Vale de Judeus. Fábio Loureiro aceita ser extraditado para Portugal
Fábio Loureiro, o fugitivo da cadeia de Vale de Judeus que foi detido em Marrocos, decidiu aceitar ser extraditado "o mais rápido que se mostrar viável" para Portugal, anunciou hoje a família através do advogado Lopes Guerreiro.
-
- 16:13
-
Saiba quais os cuidados a ter após uma picada de vespa asiática e como prevenir
Esta sexta-feira, o SAPO24 noticiou a morte de um trabalhador do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) na sequência de uma picada de uma vespa asiática. Saiba o que fazer em caso de picada e como prevenir.
-
- 14:32
-
Defesa de Ricardo Salgado diz que estatuto de maior acompanhado não resolve nada
A defesa de Ricardo Salgado no processo BES/GES congratulou-se hoje que o Ministério Público (MP) tenha "reconhecido a situação" de incapacidade do ex-banqueiro, mas contrapôs que o estatuto de maior acompanhado não resolve o problema.
-
- 11:50
-
Meninas brincam menos ao ar livre do que meninos. Especialistas alertam para maior risco de problemas de saúde mental
Duas equipas das Universidades de Exeter e de Cambridge, no Reino Unido, concluíram que as meninas, entre os dois e os quatro anos de idade, brincam menos ao ar livre do que os meninos. Fisicamente menos ativas à medida que crescem, as meninas são mais propensas a desenvolver problemas de saúde ment
-
- 11:04
-
BES/GES: Ricciardi diz que Salgado lhe pediu para ser solidário com a falsificação das contas
O ex-presidente do Banco Espírito Santo Investimento (BESI), José Maria Ricciardi, contou hoje em tribunal que Ricardo Salgado lhe pediu para “ser solidário com a família” e com a “falsificação das contas” no Grupo Espírito Santo (GES).
-
- 10:13
-
China pede "cessar-fogo imediato" em Gaza após morte de Yahya Sinouar
A China apelou hoje à "aplicação imediata de um cessar-fogo" na Faixa de Gaza, depois de Israel ter anunciado a morte de Yahya Sinouar, líder máximo do Hamas, num ataque no sul do enclave palestiniano ocorrido na quarta-feira.
-
- 09:58
-
Casal de cabeleireiros traficantes no Porto detido com mais de uma dezena de quilos de cocaína
Uma mulher, de 41 anos, e um homem, de 42, gerentes de espaços de beleza no Porto e em Gondomar, foram detidos numa operação da Polícia Judiciária (PJ) quando transportavam 11 quilos de cocaína, um quilo de droga sintética e 100 gramas de haxixe.
-
- 09:36
-
Rota das Catedrais vai ser relançada e já há muitas ideias
O projeto da Rota das Catedrais, iniciado em 2009 com um protocolo celebrado entre a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e o Estado, e interrompido praticamente desde há seis anos, vai ser retomado com múltiplas iniciativas, soube o 7MARGENS em primeira mão.
-