"Acreditar em Portugal": moção de estratégia global de Luís Montenegro apresentada em Braga no fim de semana
Este fim de semana, o Partido Social Democrata (PSD) realiza o seu 42.º Congresso, em Braga, para consagrar Luís Montenegro como presidente reeleito do partido - no início de setembro ganhou com 97,45% dos votos - por mais dois anos, eleger os restantes órgãos nacionais e votar propostas e correção de estatutos.
Em Braga não são esperadas vozes críticas relevantes num Congresso que também deverá abordar os desafios eleitorais do PSD para os próximos dois anos.
Montenegro já assumiu como objetivo vencer as autárquicas de 2025 e, em janeiro de 2026, “colaborar para a eleição de um Presidente da República para os cinco anos seguintes”, tendo admitido que Marques Mendes é um dos nomes que "encaixa melhor" no perfil que traçou para Belém.
O grau de mudança que o presidente do PSD fará nos órgãos nacionais são uma das dúvidas do Congresso, já que quatro dos atuais seis vice-presidentes são ministros - Paulo Rangel, Miguel Pinto Luz, António Leitão Amaro e Margarida Balseiro Lopes – e outro foi eleito eurodeputado - Paulo Cunha.
Na sua moção de estratégia global, “Acreditar em Portugal”, Montenegro diz ter “plena noção de que o Governo não deve confundir-se com o partido e partido não deve confundir-se com o Governo”.
Propostas para o partido e para o país
A moção “Acreditar em Portugal” refere-se aos dois atos eleitorais previstos até 2026, estipulando como meta vencer as autárquicas de setembro/outubro de 2025: “Assumimos o objetivo de tornar a colocar o PSD na liderança da Associação Nacional de Municípios (ANMP) e da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE)”.
Sobre as presidenciais de janeiro de 2026, o texto recorda tratar-se de “uma eleição unipessoal, onde as candidaturas surgem da vontade individual das personalidades que se propõem a desempenhar a função de Presidente da República”.
“No caso do PSD, seguiremos a tradição de aguardar as disponibilidades eventuais de militantes do partido com apetência e qualificação pessoal e política para o cargo”, refere-se.
Na sua moção, o líder do PSD e recandidato ao cargo deixa algumas críticas ao que classifica de “inação socialista” dos anteriores governos e sugere caminhos para combater os partidos extremistas.
“O combate à corrupção tem de ser uma prioridade. Não podemos deixar para os extremos o monopólio deste assunto. Se os moderados não se mobilizarem contra a corrupção, é natural que as pessoas se revoltem com os moderados”, refere o texto.
Sobre imigração, o texto alerta para “impactos perversos” em alguns territórios de quando esta é “desregulada, sem controlo e planeamento” e defende uma política focada na “integração, na previsibilidade e na adequação aos valores comuns”.
Na área da segurança social alude-se a “uma reforma do sistema de pensões”, sem mais detalhes, bem como à “simplificação das regras de acesso aos apoios sociais e à criação de um Suplemento Remunerativo Solidário”, num texto em que se reitera o compromisso de aumentar o investimento em Defesa para os 2% do PIB até 2029.
Grande parte da moção é dedicada a recordar algumas das medidas já apresentados pelo executivo PSD/CDS-PP, que tomou posse a 02 de abril, em áreas como a educação ou a saúde, área que se aponta como “prioridade máxima”.
12 propostas temáticas do PSD
No total foram submetidas a este congresso um total de 12 propostas temáticas, que serão apresentadas no sábado de manhã, pelas 11h00, e serão votadas à noite, por volta das 23h00.
Do conjunto de propostas, sobressaem pedidos - designadamente das estruturas locais - para reforçar a aposta na descentralização e se garantir mais investimentos locais, se proceder a uma reforma do sistema eleitoral ou ainda implementar medidas inovadoras, como a semana de quatro dias ou a criação de uma renda básica universal.
No último congresso do PSD em que foram admitidas propostas temáticas, em julho de 2022, tinham sido apresentadas 19 propostas, que acabaram por ser todas aprovadas, em textos que já incluíam críticas ao processo de descentralização, diferentes sugestões de reformas internas e eleitorais e muitos investimentos locais.
Correção de estatutos
No arranque dos trabalhos, logo depois da primeira intervenção de Luís Montenegro, está prevista a votação de retificações estatutárias, depois de o Tribunal Constitucional ter “chumbado” a proposta de estatutos aprovada no último Congresso extraordinário do PSD, que se realizou em 25 de novembro.
Numa mensagem aos delegados e participantes, o secretário-geral do PSD, Hugo Soares, explica as alterações aos quatro artigos que foram considerados inconstitucionais, e que serão votados na manhã do primeiro dia do Congresso.
“Com estas alterações, maioritariamente cirúrgicas, parecem garantidas as condições para que o PSD possa ver inscrita a nova versão dos Estatutos no registo existente no Tribunal Constitucional (TC)", refere o dirigente social-democrata, num texto já publicado no site do partido.
Todas as alterações votadas só entrarão em vigor quando o TC ratificar a nova versão dos estatutos do partido.
*Com Lusa
- 16:48
- O Conselho de Ministros reuniu-se hoje para aprovar um conjunto de medidas relacionadas com, entre outros temas, os apoios às empresas afetadas pelos incêndios de setembro, dotação financeira para gestão da paisagem, assim como a atribuição de promoções póstumas aos militares da GNR vítimas da queda
-
- 16:28
-
PSD reúne-se em Congresso no fim de semana: moção, propostas e correção de estatutos
O PSD realiza este fim de semana o seu 42.º Congresso, em Braga, para consagrar Luís Montenegro como presidente reeleito do partido por mais dois anos, eleger os restantes órgãos nacionais e votar propostas e correção de estatutos.
-
- 16:28
-
Túnel do Marão condicionado à noite durante até 25 de outubro
O trânsito vai estar condicionado no Túnel do Marão nas noites entre 21 e 25 de outubro para a realização de trabalhos de manutenção dos equipamentos de segurança da infraestrutura localizada entre Amarante e Vila Real.
-
- 16:01
-
Fãs unem-se em homenagem a Liam Payne na Argentina. Veja as imagens
O corpo de Liam Payne, antigo membro da banda One Direction que morreu na quarta-feira após cair do terceiro andar de um hotel em Buenos Aires, permanece na morgue esta quinta-feira enquanto aguarda os resultados finais da autópsia, que de forma preliminar indica que ele morreu "por causa da queda",
-
- 15:58
-
Novo incentivo para elétricos abrange veículos comprados desde 1 de janeiro
No âmbito do Pacote Mobilidade Verde, “o incentivo a atribuir é concedido, única e exclusivamente, mediante introdução no consumo do veículo do candidato ou instalação de ponto de carregamento de veículos elétricos e respetiva ligação à Rede Mobi.E”.
-
- 15:58
-
Vale de Judeus. Relatório para averiguar fugas entregue à ministra da Justiça
O relatório de averiguação da fuga de cinco reclusos da cadeia de Vale de Judeus, ocorrida em 07 de setembro, foi entregue hoje à ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, revelou à Lusa fonte oficial do Ministério da Justiça.
-
- 15:32
-
Ricciardi diz que Salgado o tomou “de ponta” quando questionou no Conselho Superior do GES
O antigo presidente do Banco Espírito Santo Investimento (BESI), José Maria Ricciardi, revelou hoje em tribunal que o ex-banqueiro Ricardo Salgado o “tomou de ponta” desde que questionou a influência do ex-presidente do BES no Conselho Superior do GES.
-
- 15:13
-
No Porto: incêndio urbano em prédio devoluto no Porto causa um ferido grave
Apesar das suspeitas de uma explosão, o incidente terá sido um incêndio urbano, segundo fonte dos Bombeiros Sapadores do Porto.
-
- 15:07
-
Professores exigem ajudas para todos os docentes colocados longe de casa
Cerca de cem professores estão concentrados junto ao Ministério da Educação para exigir o alargamento do apoio financeiro a todos os docentes colocados longe de casa, como Catarina ou Filipe, que hoje participam no protesto.
-
- 15:06
-
PSP alerta empresas e cidadãos para burlas “CEO FRAUD”
As burlas CEO FRAUD consistem no envio de e-mails ou mensagens, nas quais o burlão se faz passar por um responsável de uma empresa ou organização, solicitando a um funcionário que efetue um pagamento, envie alguma informação sensível ou altere dados bancários.
-
- 14:59
-
Reserva de sangue abaixo do habitual. SNS faz pedido a dadores
A reserva nacional de sangue está atualmente abaixo do habitual, razão pela qual o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra D'Almeida, pediu hoje à população que dê sangue de forma mais regular.
-
- 14:58
-
Israel afirma que líder do Hamas pode estar morto
A informação está a ser avançada pelo exército israelita nas redes sociais.
-
- 14:51
-
Maria Francisca Gama escreveu sobre um dos seus "maiores medos" e "quis testar o 'juntos independentemente de tudo'"
O É Desta Que Leio Isto, clube de leitura da MadreMedia, regressa na próxima semana com uma conversa sobre o livro "A Cicatriz". Numa antevisão, Maria Francisca Gama explica ao SAPO24 que tudo surgiu depois de regressar de uma viagem ao Rio de Janeiro e que a construção das personagens se baseou num
-
- 10:56
-
Caça francês aterrou de emergência no aeroporto do Porto devido a avaria
Um avião militar francês fez hoje uma aterragem de emergência, em segurança, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, distrito do Porto, devido a uma avaria a bordo, disse à Lusa fonte da proteção civil.
-
- 09:49
-
Portugal aberto a receber imigrantes mas não de "portas escancaradas", diz Montenegro
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, garantiu hoje que Portugal está disponível para receber imigrantes, mas não o fará "de portas escancaradas", defendendo mecanismos na União Europeia (UE) contra a imigração ilegal e que garantam os retornos nessas situações.
-
- 08:16
-
BES/GES: Declarações do clã Ricciardi marcam terceiro dia do julgamento
O terceiro dia do julgamento do processo BES/GES será hoje preenchido com as declarações do clã Ricciardi, após dois dias de exposições introdutórias e do início da reprodução de um interrogatório de 2015 do ex-banqueiro Ricardo Salgado.
-
- 07:28
-
Nasceram menos 430 bebés em Portugal nos primeiros nove meses do ano face a 2023
Portugal registou menos 430 nascimentos nos primeiros nove meses do ano face ao período homólogo de 2023, segundo dados relativos ao "teste do pezinho", que analisaram 63.237 recém-nascidos, invertendo a tendência dos últimos dois anos.
-