Os desafios do setor da Educação na visão do ministro Fernando Alexandre
Hoje, durante a audição sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), que decorreu no Parlamento, o ministro da Educação, Ciência e Inovação (MECI), Fernando Alexandre, abordou os atuais desafios do setor no país.
"Estamos a falar de 12 mil crianças que estão a espera de um lugar no pré-escolar”, afirmou.
Fernando Alexandre lembrou que a tutela conseguiu, em articulação com as autarquias, ter mais de 170 salas na rede pública, mas a expansão da rede pública continua a ser um dos eixos do Governo, que já tinha anunciado estar disponível para celebrar acordos com as instituições privadas, “que neste momento têm um papel relativamente reduzido”.
Neste momento, muitas famílias deparam-se com a dificuldade em encontrar uma vaga numa escola de pré-escolar, depois de terem conseguido que os seus filhos frequentassem, gratuitamente, uma creche, através do Programa “Creche Feliz”.
“O problema é não terem sido acauteladas as vagas que estavam na ‘Creche Feliz’ no momento da transferência para o pré-escolar”, salientou o ministro, acrescentando que já “foram identificadas 80 salas em falta no pré-escolar”.
A proposta de OE2025 prevê uma verba de cerca de 706 milhões para a educação pré-escolar, prevendo-se o aumento de mais 170 salas na rede pública de forma a garantir a universalização da educação pré-escolar.
Com a verba, o MECI promete ainda aumentar o apoio financeiro nos setores público e privado e desenhar novos contratos com o setor privado.
Escolas degradadas
Na audição, o ministro da Educação reconheceu ainda: "Neste momento temos mais de 500 escolas que estão identificadas como estando em estado de degradação. São quase 10% do total das escolas e isso resultou da falta de planeamento".
Fernando Alexandre lamentou que a lógica até agora fosse “quando há fundos europeus, gasta-se”.
Segundo o ministro, o parque escolar tem cerca de seis mil escolas, pelo que não é “muito complicado ter um plano de investimento anual”, que seja um plano independente que permita pensar numa ação a médio e longo prazo.
As obras tanto poderão vir a ser pagas por fundos comunitários, Orçamento do Estado ou empréstimos ao Banco de Investimento: “Não podemos trabalhar em função dos fundos europeus. A ideia é fazer um plano de investimento e os Governos vão à procura das verbas”, defendeu.
O ministro acrescentou que “o plano ainda não está feito” e “será sempre feito em articulação com as autarquias”.
Fernando Alexandre lembrou que o OE2025 tem como objetivo garantir a igualdade de oportunidades para todos os alunos, apostando por isso na redução de alunos sem aulas, na valorização da carreira docente, na melhoria das aprendizagens e na modernização das escolas.
Além das obras dos edifícios degradados, a tutela tem como prioridade dotar as escolas com equipamentos tecnológicos, criando recursos digitais e reequipando as escolas com profissionais para modernizar as ofertas.
Segundo a proposta de OE para o próximo ano, o Governo aumentou a verba destinada à Educação em 6,8%, prevendo-se uma despesa total consolidada de 7,47 mil milhões de euros.
*Com Lusa
- 15:58
- Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa cumprem na quarta-feira uma greve parcial, entre as 06:30 e as 10:00, devido aos “incumprimentos sucessivos” da transportadora quanto a pagamentos e ao Acordo de Empresa, segundo fonte sindical.
-
- 15:40
-
Caso BES. Presidente da KMPG acusou Machado da Cruz de fraude nas contas do grupo
O ex-presidente da empresa de auditoria KPMG, Sikander Sattar, assumiu hoje no julgamento do processo BES/GES que chegou a acusar diretamente o antigo contabilista Machado da Cruz de fraude nas contas do Grupo Espírito Santo (GES).
-
- 15:36
-
Arquivado processo contra atuação do SIS no caso de ex-adjunto de Galamba
O Ministério Público (MP) arquivou hoje o inquérito relacionado com a operação desencadeada por agentes do Serviço de Informações de Segurança (SIS) para recuperar um computador junto de Frederico Pinheiro, ex-adjunto do antigo ministro das Infraestruturas, João Galamba.
-
- 15:33
-
BE quer alterar OE para impedir cortes nas receitas da RTP e Chega propõe mais publicidade
BE anunciou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2025 para impedir cortes nas receitas da RTP, enquanto o Chega propôs que a televisão pública tenha mais publicidade.
-
- 15:14
-
DGAV autoriza temporariamente três medicamentos contra a doença da língua azul
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) autorizou, temporariamente, três medicamentos contra a língua azul, dois dos quais ainda não estão disponíveis no mercado, foi anunciado.
-
- 15:03
-
OMS planeia transferir pacientes de Gaza para os Emirados Árabes Unidos e Roménia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou, esta terça-feira, que planeia retirar mais de uma centena de pessoas gravemente doentes e feridas da Faixa de Gaza amanhã.
-
- 14:54
-
Governo espanhol anuncia plano de ajuda para pessoas e empresas uma semana após inundações
O Governo espanhol anunciou, esta terça-feira, um plano de ajuda de 10,6 mil milhões de euros para as pessoas e empresas afetadas pelas inundações que atingiram o país há uma semana e provocaram, pelo menos, 219 mortos.
-
- 14:49
-
Varsóvia acusa Zelensky de querer a Polónia na guerra
O Governo de Varsóvia criticou hoje o Presidente ucraniano por não se mostrar agradecido para com os polacos e acusou Volodymir Zelensky de querer arrastar a Polónia para a guerra.
-
- 14:22
-
As imagens dos primeiros votantes nos EUA em dia de decisão
Os primeiros eleitores já votaram nos Estados Unidos da América, num dia em que se realizam as eleições presidenciais mais renhidas.
-
- 14:18
-
Candidaturas ao subsídio ao arrendamento da Câmara de Lisboa abertas até 11 de dezembro
O apoio destina-se a quem despende 30%, ou mais, do seu rendimento com a renda mensal de uma habitação arrendada no mercado privado. As candidaturas são feitas na Plataforma Habitar Lisboa.
-
- 13:28
-
Rússia diz não estar preocupada com desfecho eleitoral nos EUA
O Governo russo garantiu hoje que não tem interesse nos resultados das eleições presidenciais dos Estados Unidos, alegando que em Washington existe um consenso entre republicanos e democratas para confrontar Moscovo.
-
- 13:26
-
TAP retoma voos para estado brasileiro do Amazonas
A TAP retomou esta semana os voos para Manaus, capital do estado brasileiro do Amazonas, para onde já tinha voado entre 2014 e 2016, anunciou hoje a companhia aérea.
-
- 13:11
-
Governo gasta 105 milhões para reduzir casos de alunos sem aulas
O Governo vai gastar 105 milhões de euros no próximo ano para reduzir o número de alunos sem aulas, anunciou hoje o ministro da Educação, garantindo que já se notam diferenças em relação ao ano letivo passado.
-
- 12:30
-
Aeroporto de Lisboa: Governo já chegou a acordo com a Força Aérea para a saída do terminal militar
O Governo já terá chegado a acordo com a Força Aérea para a saída do terminal militar, avança a SIC Notícias.
-
- 12:25
-
Valência declarada zona de catástrofe. Governo de Espanha dá dez milhões de euros para primeiras ajudas
O Governo de Espanha declarou hoje "zona de catástrofe" a região de Valência e aprovou um primeiro pacote de 10.600 milhões de euros em ajudas às populações e empresas afetadas pelas inundações, disse o primeiro-ministro, Pedro Sánchez.
-
- 12:06
-
Presidente da República disponível para receber André Ventura na quarta-feira
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está disponível para receber o líder do Chega, a pedido deste, na quarta-feira, de manhã ou de tarde, informação que foi hoje enviada por carta para André Ventura.
-
- 11:18
-
Ataque russo em Zaporizhzhia provoca seis mortos e nove feridos
O exército russo atacou uma infraestrutura na cidade, que fica a 35 quilómetros das posições russas mais próximas. Especialistas suspeitam que, em breve, a Rússia lançará uma ofensiva contra a cidade.
-
- 10:58
-
Portugal tem mais de 500 escolas degradadas, afirma ministro da Educação
Mais de 500 escolas do ensino básico e secundário em Portugal estão degradadas, reconheceu hoje o ministro da Educação, anunciando um plano de investimento para a recuperação do parque escolar que não fique dependente apenas de fundos europeus.
-
- 10:55
-
Consulta pública de proposta para novas tarifas dos táxis alargada até 13 de dezembro
O prazo da consulta pública sobre a proposta de simplificação do tarifário dos táxis foi alargado até 13 de dezembro devido à “elevada participação”, de acordo com a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).
-
- 10:48
-
Autoridades alertam para desinformação russa nos estados-chave das eleições nos EUA
O Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional (ODNI), o FBI e a Agência de Cibersegurança e Infraestrutura alertaram os estados do Michigan, Wisconsin, Nevada, Arizona, Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte para a intensificação da desinformação russa.
-
- 10:14
-
Democracia, Tecnocracia e Trumpocracia
As eleições norte-americanas estão a ser enquadradas como uma luta pela sobrevivência da democracia, quando, na verdade, é sobretudo a tecnocracia que está em causa. Todavia, a tecnocracia é igualmente crucial e pode não sobreviver à empatia (sim, empatia) de Trump.
-
- 09:16
-
Primeira urna apurada: Kamala e Trump empatam em comunidade de New Hampshire
Os eleitores da comunidade de Dixville Notch abriram o dia das eleições nos Estados Unidos da América com um empate, que reflete os resultados das pesquisas na disputa pela Casa Branca.
-
- 08:59
-
Hamas acusa Israel de bombardear hospital na Faixa de Gaza
O exército israelita terá atacado o único hospital ainda em funcionamento no norte do território palestiniano. Ataque deixou membros das equipas de emergência feridos.
-