Sozinho na bancada do parlamento. O que se sabe sobre o caso das malas de Miguel Arruda?
O deputado Miguel Arruda, eleito pelo círculo eleitoral dos Açores para a Assembleia da República, é suspeito de furtar malas em aeroportos e foi esta semana constituído arguido. Desfiliou-se do partido e passou hoje a deputado não inscrito, deixando de integrar o grupo parlamentar do Chega.
Como foi a sessão no parlamento?
O presidente da Assembleia da República anunciou que o deputado eleito pelo Chega Miguel Arruda passou a não inscrito e que ficaria, na sessão de hoje, sentado na última fila entre as bancadas do Chega e do PSD, como já aconteceu em outras situações semelhantes, remetendo uma decisão final para a conferência de líderes.
O líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, protestou, avisando que não se responsabilizaria pelo que se poderia passar durante o plenário de hoje.
“Não nos sentimos confortáveis por o deputado Miguel Arruda se sentar ao lado dos deputados do Chega porque, como sabem, as coisas, não foram pacíficas, não posso responder pelo meu grupo parlamentar e pelo que possa acontecer nesta sessão plenária”, avisou.
Pedro Pinto lamentou ainda que o regimento permita esta passagem a não inscrito e disse que tal devia ser revisto numa revisão constitucional e considerou que Miguel Arruda desrespeitou o partido, o grupo parlamentar e até a Assembleia da República.
O co-porta-voz do Livre, Rui Tavares, pediu que fosse distribuída esta intervenção de Pedro Pinto e disse que “a sua mala ficava bem agarrada”, numa referência à suspeita de furto.
Num primeiro momento, o presidente da Assembleia da República manteve a decisão da Mesa, mas acabou por interromper os trabalhos por cinco minutos, pedindo que os líderes parlamentares se deslocassem ao seu gabinete.
Quando regressaram ao hemiciclo, Aguiar-Branco entrou imediatamente na ordem de trabalhos prevista para a sessão plenária de hoje e o deputado Miguel Arruda ocupou o lugar inicialmente previsto.
Contudo, acabou por ficar sozinho, já que nenhum deputado do Chega se sentou ao seu lado.
Mais tarde, em declarações aos jornalistas no fim da reunião da comissão de inquérito ao caso das crianças luso-brasileiras, André Ventura também defendeu que Miguel Arruda não deverá sentar-se junto ao seu antigo grupo parlamentar.
Questionado onde deverá sentar-se o deputado não inscrito, o líder do Chega respondeu que “a conferência de líderes deve decidir um lugar no plenário, de forma equidistante, que não ao lado do Chega”.
“O que o Chega quer dizer é que esta questão tem que ser tratada com a devida naturalidade em conferência de líderes e que deve ser visto aí o lugar adequado, que não o mesmo lugar onde está agora”, frisou.
O que se sabe sobre o caso das malas?
Depois de a PSP ter efetuado buscas nas casas de Miguel Arruda em Lisboa e em São Miguel, o deputado eleito pelos Açores foi constituído arguido por suspeita do furto de malas no aeroporto.
Até agora, afirmou ser inocente e garantiu que as 17 malas encontradas em sua casa são suas. Contudo, considerou que, enquanto se defende, não pode estar "conotado com qualquer tipo de partido".
Questionado se tem condições para continuar como deputado da nação, Miguel Arruda respondeu: "Claro que sim, se eu me considero inocente, se eu durmo descansado e de consciência tranquila..."
Miguel Arruda mostrou-se também favorável ao levantamento da sua imunidade parlamentar, algo obrigatório devido ao crime em causa ter uma pena máxima superior a três anos.
Questionado se tem conta numa plataforma de venda de artigos em segunda mão, como roupas, respondeu: "Não tinha nenhuma plataforma na Vinted, se tinha era antiga, alguma coisa antiga".
À pergunta se a apagou recentemente, disse: "Não sei do que fala. A minha esposa fazia qualquer coisa deste género, mas não lhe sei dizer em concreto".
Esta tarde, Miguel Arruda anunciou que vai pedir "baixa psicológica" e regressar aos Açores. "Rebentei psicologicamente. A minha família está um caco", disse. "Não sei quando volto. Vou desligar o telefone".
Como é que o caso está a ser visto nos Açores?
“O acontecimento é surpreendente, isso não posso deixar de reconhecer. Quanto à substância, devo acrescentar que é uma responsabilidade pessoal e não sou comentador”, declarou o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, que remeteu a análise do caso para o foro partidário.
Bolieiro (PSD) considerou que a sua visão “da política e dos políticos é em nome do bem comum” e que “a estabilidade política e governativa é essencial”.
O Chega tem sido nos Açores parceiro dos partidos da coligação PSD/CDS-PP/PPM, que não possui maioria parlamentar, como aconteceu no final de 2024 com aprovação do Plano e Orçamento de 2025.
Bolieiro salvaguardou que o seu executivo tem sido “um referencial de estabilidade” e vai “manter essa atitude” apesar da “geometria variável” do parlamento dos Açores, com “todos os que são também elementos dessa estabilidade”.
*Com Lusa
- 19:05
- A Polícia Marítima (PM) apreendeu 369 quilogramas de haxixe que foram encontrados na costa algarvia, em praias dos concelhos de Faro, Portimão e Lagos, entre quarta-feira e hoje, anunciou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
-
- 18:39
-
Morreu Moisés Espírito Santo, sociólogo das religiões
O sociólogo, etnógrafo e etnólogo Moisés Espírito Santo, que desenvolveu trabalhos na área da religião e sociologia rural, morreu hoje, aos 90 anos, anunciou o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS) da Universidade Nova de Lisboa.
-
- 17:54
-
Presidente da comissão de inquérito ao caso gémeas pede a Marcelo que esclareça se vai pronunciar-se
O presidente da comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras, Rui Paulo Sousa, pediu hoje ao chefe de Estado que diga se pretende responder, ou não, perante os deputados.
-
- 17:23
-
IL requer audição urgente de ministra do Trabalho sobre sustentabilidade da Segurança Social
A IL requereu hoje a audição urgente da ministra do Trabalho, assim como dos dois anteriores governantes que tutelaram a pasta, após o Tribunal de Contas ter alertado que os relatórios sobre a sustentabilidade da Segurança Social têm falhas.
-
- 17:20
-
Luso-francesa condenada a prisão perpétua por deixar filha morrer à fome em França
A luso-francesa Sandrine Pissarra, de 54 anos, foi hoje condenada pelo Tribunal de Hérault, no sudeste da França, a prisão perpétua por torturar e deixar a filha, de 13 anos, morrer à fome em 2020.
-
- 17:03
-
“O som é o meu sentido principal”. Um dia na vida de Marta Paço, surfista cega
Tetracampeã mundial de surf adaptado é a personagem principal de uma curtíssima-metragem que retrata um dia na sua vida. Às escuras, numa sala de cinema perto de si, o espectador é guiado exclusivamente pelo som e sonoridades quase sempre percetível a olho nu. Puxamos pela audição para ver o que não
-
- 16:37
-
Portugal vence Espanha e assegura 'quartos' pela primeira vez no Mundial de andebol
A seleção portuguesa venceu hoje a Espanha por 35-29 e apurou-se pela primeira vez para os quartos de final de um Mundial de andebol, em encontro disputado em Oslo.
-
- 16:11
-
Proteção Civil alerta para chuva e vento forte, agitação marítima e queda de neve
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avisou hoje a população para o agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias no continente, com chuva, vento, agitação marítima e queda de neve.
-
- 15:46
-
Caso gémeas: Lacerda Sales nega “qualquer interferência pessoal ou política” para favorecer crianças
O antigo secretário de Estado Adjunto e Saúde António Lacerda Sales negou hoje “qualquer interferência pessoal ou política” para favorecer as gémeas luso-brasileiras e confirmou que o caso foi abordado numa reunião com Nuno Rebelo de Sousa.
-
- 15:29
-
Hamas divulga nomes de quatro reféns que vão ser libertadas
O Hamas publicou o nome de quatro "mulheres soldado" israelitas que serão libertadas no sábado.
-
- 14:55
-
Incêndios afetaram mais de 16.000 alunos em Portugal em 2024
Mais de 16.000 estudantes foram afetados por interrupções escolares em Portugal devido a incêndios florestais em 2024, indica um relatório da Unicef sobre os riscos climáticos e o ensino divulgado hoje, Dia Internacional da Educação.
-
- 14:29
-
"Não encontro uma escola de cidadania melhor do que a tourada". Açores podem vir a legalizar a sorte de varas
O secretário regional da Agricultura e Alimentação dos Açores, António Ventura, disse hoje que a tourada é a melhor escola de cidadania que conhece e admitiu que a região possa vir a legalizar a sorte de varas.
-
- 14:09
-
Caldas da Rainha. Gripe das aves confirmada em capoeira doméstica e no Parque D. Carlos I
A gripe das aves foi confirmada numa capoeira doméstica e em aves do Parque Urbano D. Carlos I, no concelho de Caldas da Rainha, em Leiria, anunciou hoje a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
-
- 13:45
-
Solos rústicos: lei vai mesmo avançar, mas terá alterações
A Assembleia da República recusou hoje revogar o diploma que permite a reclassificação de terrenos rústicos como urbanos e que tem suscitado críticas de especialistas e ambientalistas, mas vai alterá-lo em sede de comissão parlamentar.
-
- 10:36
-
Banco Santander alerta para erro que mostra cobranças duplicadas
Aconteceu em Espanha e já não e a primeira vez. Numa mensagem aos seus clientes o banco garante que está a tentar resolver o problema. A falha não está a afetar Portugal.
-
- 10:00
-
"Membranas". Momo nasceu de um pêssego e questiona tudo: da memória à realidade
Três décadas depois da publicação original, "Membranas" parece mais atual ainda. No final do século XXI, a humanidade vive no fundo dos oceanos e a superfície da Terra, devastada, está sob o domínio das grandes multinacionais tecnológicas. Momo, a esteticista mais procurada da cidade subaquática, vi
-
- 09:53
-
"Maior operação de deportação em massa da história está em andamento". EUA prendem 538 imigrantes ilegais e deporta centenas
As autoridades dos Estados Unidos prenderam 538 "imigrantes ilegais" e deportaram "centenas" numa grande operação nos primeiros dias do segundo mandato do presidente Donald Trump, disse a sua assessora de imprensa na noite de quinta-feira.
-
- 08:58
-
Homo sapiens sofreu rápidas alterações nos tipos sanguíneos após deixar África, revela novo estudo
O Homo sapiens pode ter sofrido alterações genéticas adaptativas nos seus tipos sanguíneos pouco depois de ter deixado África, de acordo com uma investigação publicada na quinta-feira na Scientific Reports.
-
- 07:22
-
Uma tartaruga albina? Zoológico no sul de França regista este raro nascimento
Uma tartaruga albina-de-barriga-vermelha nasceu num parque zoológico no sul de França, num evento raro, anunciou na quinta-feira a reserva tropical em comunicado.
-
- 07:07
-
Laranjas à noite matam?
“A laranja de manhã é ouro, à tarde prata e à noite mata” ou "uvas de noites uivas” são ditados populares ou frases que crescemos a ouvir. Contudo, será verdade ou apenas um mito?
-