Como o SAPO24 esta terça-feira tinha anunciado, o evento tecnológico realizar-se-á em Lisboa até 2028.
“Estou tão feliz por continuar mais 10 anos em Lisboa”, começou por dizer Paddy Cosgrave.
No palco improvisado no meio da Altice Arena, com Fernando Medina e António Costa sentados lado a lado, o fundador da Web Summit disse que vinha sem notas porque não precisava. É aí que aponta para Fernando Medina e diz: “Há quatro semanas, este homem ligou-me quando as coisas não estavam a correr da melhor maneira. Ele faz os melhores discursos depois da meia-noite, foi incrível e teve um grande impacto em mim”. Medina riu, Costa sorriu e Paddy contou que todos os sinais lhe diziam para ficar em Lisboa - “o meu coração está em Lisboa”.
“Pode ser a decisão mais louca que já tomei pessoalmente mas a longo prazo será uma boa decisão”, rematou Cosgrave. E assim cedeu o púlpito a Fernando Medina. “Estava a pensar o que vos havia de dizer e só me assalta começar com uma palavra: ganhámos”. “Esta vitória tem muitos significados. O primeiro é que ganhámos uma competição muito difícil com algumas das maiores cidades do mundo e ganhámos porque apresentámos a melhor proposta”.
Qual foi essa proposta, foi a pergunta que todos queriam fazer. Já em fase de perguntas e respostas, Medina disse que o valor é de 11 milhões de euros e a contrapartida de criação de condições de expansão o que passa pela expansão da FIL. “O nosso compromisso é de mais que duplicação da capacidade da área - 2,5 vezes - em várias fases e vários anos e a configuração final ainda não está fechada”, disse.
“Não podíamos pedir à Web Summit que abdicasse do seu crescimento porque não tínhamos instalações. Metemos mãos à obra para construir uma proposta, para ver como podíamos concorrer e ganhar”, adiantou o autarca. “Foi com esse espírito que a Expo98 foi feita - quando pensamos não nas nossas impassibilidades mas nos futuros que queremos construir”, rematou.
Coube a António Costa fechar e as suas primeiras palavras foram para Paddy Cosgrave: “Podes contar connosco para manter a Web Summit a crescer porque quando vocês crescem, nós crescemos convosco”. Seguiram-se palavras de agradecimento a Leonardo Matias, João Vasconcelos, Pedro Siza Vieira, Manuel Caldeira Cabral e, naturalmente, a Fernando Medina. Um discurso breve que terminou com uma mensagem às novas gerações a pensar nas quais, disse, esta decisão foi também tomada: “Isto é para dizer às novas gerações que Portugal não está na moda - Portugal mudou. E o seu futuro pode construir-se em Portugal”.
“Web Summit é para nós a peça de uma estratégia", assegurou o primeiro-ministro.
A cimeira tecnológica, de inovação e de empreendedorismo nasceu em 2010 na Irlanda e mudou-se em 2016 para Lisboa.
No ano passado, a Web summit reuniu na capital cerca de 60 mil pessoas de 170 países, das quais 1.200 oradores, duas mil startups, 1.400 investidores e 2.500 jornalistas.
A edição deste ano, a terceira no país, realiza-se entre os dias 5 e 8 de novembro.
Comentários