A marca de calçado IGUANEYE "Cloud" é o grande vencedor da edição deste ano do Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock /Serralves.

A IGUANEYE é um projeto liderado por Olivier Taco que tem inspiração no calçado usado pelos índios da Amazónia. É um novo conceito para proteção dos pés, desenvolvido mediante a utilização de um material muito flexível - os elastómeros - que simula o efeito de andar descalço. O calçado proposto incorpora uma palmilha de cortiça e couro amovível que possibilita, segundo a marca, um conforto máximo.

O segundo prémio foi atribuído ao projeto Sound Particles, que concorreu na categoria Conteúdos e Novos Media. Trata-se de um software 3D para audio vocacionado para as indústrias de entretenimento como o cinema e os videojogos que permite a colocação de milhares de sons em simultâneo e efeitos sonoros de elevada complexidade. Já é usado por vários estúdios de Hollywood e em filmes bem conhecidos do grande público como Batman vs Superman, a Grande Muralha, Ninja Turtles 2 e Ghostbusters. O Sound Particles recebeu também a distinção Born from Knowledge atribuído pela Agência Nacional de Inovação.

O projeto WonderCover foi também distinguido com o terceiro prémio com a criação de um acessório físico para tablets associado a apps mobile, o primeiro que permite a utilização simultânea de um único tablet por vários utilizadores em jogos e atividades que impliquem ocultação de informação entre os intervenientes, como acontece com jogos.

Pela primeira vez, o Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock /Serralves atribui três prémios pecuniários, respetivamente de quinze mil, sete mil e três mil euros, repartidos entre os projetos referidos.

A IGUANEYE, enquanto vencedor, irá representar Portugal na competição internacional Creative Cup, que decorre em novembro, em Copenhaga, na Dinamarca.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.