A olhar para o futuro da mobilidade, este investimento é a oportunidade de a Ford capitalizar no talento de Silicon Valley e na investigação sobre carros autónomos, um território onde não lhe falta concorrência, com empresas como a Uber, Google General Motors ou Chrysler a fazer o que está ao seu alcance para trazer esses veículos para o mercado.
Com este investimento, a Ford passa a ser o acionista maioritário da Argo AI, que irá atuar como uma subsidiária da fabricante automóvel, adianta o The New York Times. A startup irá, numa primeira fase, desenvolver tecnologia exclusivamente para a Ford e, depois, planeia licenciar a sua tecnologia a terceiros.
Escreve ainda o jornal que a aposta surge numa altura em que a Ford se posiciona mais como uma empresa de mobilidade e menos como uma fabricante de automóveis, isto porque, estimam os seus executivos, enquanto os serviços de mobilidade podem vir a gerar um retorno de 20%, a produção e comercialização de veículos tem um retorno financeiro de 8%.
É neste sentido que vão alguns dos investimentos mais recentes da Ford, tendo adquirido a Chariot, uma solução de mobilidade em São Francisco, e investido na Civil Maps, que cria mapas com tecnologia 3D que podem ser usados por carros autónomos.
A Argo planeia contratar mais de 200 pessoas para as suas instalações em Pittsburgh, Michigan, e em Silicon Valley, na Califórnia.
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