A atriz norte-americana Eileen Ryan, mãe dos atores Sean e Christopher Penn e do músico Michael Penn, morreu no domingo em casa em Malibu, nos Estados Unidos, aos 94 anos, informou hoje a imprensa especializada daquele país.
O julgamento do ex-produtor de cinema americano Harvey Weinstein começa hoje em Los Angeles, cidade onde por décadas ele foi uma das principais figuras da indústria de Hollywood e agora enfrenta acusações por abuso sexual.
Duas joias associadas ao rei Luís I (1838-1889) foram adquiridas pela Direção-Geral do Património Cultural por 15.458,28 euros num leilão em Lisboa, para a coleção do Museu do Tesouro Real, foi hoje anunciado.
Treze dias. Foi o quanto bastou para o mundo ficar em suspenso, entre 16 e 28 de outubro de 1962. Durante este período o mundo esteve o mais perto possível de uma guerra nuclear, quando a União Soviética colocou mísseis balísticos na sua aliada Cuba apontados aos EUA, depois da potência norte-americ
Mais de uma dezena de filmes portugueses e outros com coprodução nacional, entre os quais "Alma Viva", Nayola" e "A noiva", vão estar na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa no dia 20 no Brasil, segundo a programação anunciada.
O presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), entidade que organiza o Portugal Fashion que se realiza no Porto, disse hoje que esta iniciativa de moda poderá não se realizar em 2023 por falta de financiamento europeu.
As pessoas que “resolveram fazer de Lisboa o seu oásis” estão representadas na coleção para este outono/inverno que o ‘designer’ de moda Nuno Gama apresentou na 59.ª edição da ModaLisboa, que termina hoje.
Os senhores da guerra não leram os livros certos na idade certa, afirmou hoje o ministro da Educação, João Costa, considerando que a educação e a leitura são armas contra o ódio que as escolas devem usar.
A escritora norte-americana Patricia Lockwood estreou-se em Portugal com “Sobre Isto Ninguém Fala”, nas livrarias desde a semana passada, o primeiro romance da autora que já foi classificada como a “poeta laureada” do Twitter.
Dois jovens realizadores criaram uma plataforma digital de exibição, a NOVOCINE, para responder à falta de um espaço alternativo, gratuito, que divulgue cinema independente em língua portuguesa.
Cinquenta anos depois de publicado, o livro "Novas Cartas Portuguesas" continua a ser "um libelo de liberdade" que merece ser lido por novas gerações, disse à agência Lusa a realizadora Luísa Sequeira, uma das coautoras do documentário "O que podem as palavras".
Nesta semana, voltamos a contar com um episódio especial, em que João Dinis, Mariana Santos e Miguel Magalhães receberam no estúdio o ator Francisco Beatriz, um dos protagonistas de “1618”, filme de Luís Ismael (“Balas e Bolinhos”), atualmente em exibição nas salas portuguesas.
Três exposições celebram José Saramago no Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos, que nesta edição assinala o centenário do escritor também com apresentação de livros e a projeção de excertos do filme "José e Pilar".
O É Desta Que Leio Isto, clube de leitura da MadreMedia, recebe em outubro a rapper, letrista e cronista Capicua, que publicou recentemente "Aquário". Para a nossa discussão, propõe também para leitura "A Invenção Ocasional", de Elena Ferrante.
O CAMP 22 abre hoje com cheiro a perfume e termina, no domingo, com jazz. Um não-festival numa propriedade algarvia na posse da mesma família há 300 anos, reúne várias culturas. Da do vinho e de uma multiplicidade de artes, da música de Carminho, Mário Laginha e Bruno Pernadas, à da cerâmica de Loul
A guerra tirou-lhe a vontade de escrever ficção, mas apenas isso. Um dos maiores romancistas ucranianos vivos, Andrei Kurkov tem usado o poder da palavra para combater o poder das armas russas. Acaba de lançar "Diary of an Invasion", relato da sua experiência do conflito, iniciada naquele fatídico 2
Harry, Elton John e outras quatro figuras públicas processaram a editora do Daily Mail, acusando o jornal britânico de obter informações ilegalmente, anunciaram seus advogados nesta quinta-feira.
A escritora francesa Annie Ernaux, premiada nesta quinta-feira com o Nobel da Literatura, é autora de uma obra essencialmente autobiográfica, um retrato sensível da intimidade de uma mulher ao longo das mudanças atravessadas pelo seu país no século XX.
O Vietname pediu à Netflix que deixe de transmitir uma produção de ficção sul-coreana que contém um episódio sobre a Guerra do Vietname, que segundo Hanói distorce factos históricos, informou a imprensa estatal.
O novo romance de Lídia Jorge, “Misericórdia”, nas livrarias na próxima terça-feira, é “um livro sobre o esplendor da vida” e a “crença em valores”, disse a escritora à agência Lusa.