“Pedimos sinceras desculpas a Moonlight, La La Land, Warren Beatty, Faye Dunaway [atores que anunciaram o prémio] e aos telespetadores dos Óscares pelo erro cometido durante o anúncio do prémio para melhor filme”, disse a PwC em comunicado.
“Foi entregue aos apresentadores o envelope da categoria errada e, assim que se descobriu, isso foi imediatamente corrigido. Estamos a investigar como isto aconteceu e lamentamos profundamente que tenha acontecido”, adiantou ainda auditora, citada pelo Financial Times.
Warren Beatty e Faye Dunaway erradamente anunciaram La La Land como vencedor do Óscar de Melhor Filme, erro que marcou a festa maior do cinema, que teve lugar este domingo, 26 de fevereiro. Já com o elenco do musical em palco o erro foi corrigido por um produtor de La La Land e o prémio atribuído ao justo vencedor.
As reações não se fizeram esperar.
Warren Beatty desculpou-se de imediato e explicou que lhe fora atribuído o envelope errado, informação agora confirmada pela PwC.
"Apreciamos a forma graciosa como os nomeados, a Academia, a ABC e Jimmy Kimmel [o anfitrião da noite] lidaram com a situação", pode ler-se ainda na nota da auditora.
“Moonlight”, contracenado por Mahershala Ali e Naomie Harris, conta a história de um jovem afro-americano que luta para encontrar o seu lugar à medida que cresce em Miami, pelo que o derradeiro Óscar da noite acaba por responder, em parte, às críticas da falta de diversidade entre os premiados nos últimos anos.
A 89.ª gala dos Óscares, que decorreu no Teatro Dolby, em Los Angeles, ficou ainda marcada por uma série de estreias e recordes.
Veja aqui a lista completa de vencedores.
Comentários