No entanto, em Angra nem tudo é festa. Estamos a falar de uma cidade que se tem procurado projetar para o exterior, fazendo uso da hospitalidade das suas gentes, beleza ímpar, riqueza histórica e gastronómica e, claro, do mar que a suporta.

Curiosamente, Angra, ao longo dos anos, e até por questões relacionadas com a sua estrutura e fisionomia, tem estado, em certa medida, de costas voltadas para o mar. Algo que se tem vindo a procurar corrigir, recorrendo-se, por exemplo, ao trabalho desempenhado pelos clubes desportivos náuticos.

Neste contexto, a Regata Oito aos Ilhéus, que se realiza em plenas festas Sanjoaninas, numa organização do Angra Iate Clube, tem ajudado sobremaneira no desiderato de colocar Angra de frente para o mar. Por outro lado, a Regata Baiona/Angra Atlantic Race, que se materializa de dois em dois anos, também reúne todas as condições para funcionar como um polo de promoção de Angra, da Terceira e dos Açores no exterior. A sua realização já levou, inclusive, à geminação das cidades de Angra do Heroísmo e Baiona com todas as vantagens daí inerentes.

Pese os esforços desenvolvidos, quer pela autarquia, quer pelo Governo Regional, a verdade é que o Porto das Pipas ainda não adquiriu o papel de verdadeiro dinamizador da atividade náutica — aos mais diversos níveis —, o que poderia transformar Angra numa espécie de cidade náutica. Uma rampa e uma sala de espera para passageiros devidamente apetrechada, só por si, representariam uma mais-valia considerável.

Porém, é importante deixar claro que Angra é uma cidade encantadora, acolhedora e apetecível. Terá, como é evidente, as suas lacunas, mas existe uma vontade comum em melhorar todos os dias. Aliás, é para isso que trabalhamos.

Augusto Silva nasceu em 1960 em Angra do Heroísmo. É funcionário público e empresário. Paralelamente o desporto ocupa um espaço na sua vida desde cedo sendo dirigente desportivo deste 1975.  Foi fundador e dirigente do C. Juvenil Boa Viagem, cargo exercido durante 13 anos, presidente da Associação de Basquetebol da Terceira durante uma década e atualmente é presidente do Angra Iate Clube. Foi navegador de ralis e é jogador de futebol.

A Minha Terra é uma rubrica especial do SAPO 24 em que várias pessoas são convidadas a falar da sua terra, "à boleia" das eleições autárquicas do próximo dia 1 de outubro de 2017.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.