1. Açores

O Carnaval nos Açores associa-se, não raras as vezes, ao teatro. A iniciativa percorre todas as ilhas e impõe sempre o mesmo requisito: ir mascarado.

Este ano a animar as hostes estarão o duo Clayton e Marina, a banda Samboriano e os dj’s El Loco e Matti.

2. Amadora

Para assinalar o Carnaval, o Museu Municipal de Arqueologia, na Amadora, realiza várias oficinas e visitas guiadas, durante o mês de fevereiro. No dia 10, das 10h30 às 12h30, há oficina de Máscaras de Carnaval na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.

3. Castelo Branco

O Carnaval de Castelo Branco começa esta sexta-feira com um desfile de 3.300 crianças das escolas do concelho, com os festejos a incluírem um corso. No domingo, 11 de fevereiro, o corso carnavalesco conta com a participação de 24 associações, coletividades e freguesias do concelho.

4. Chaves

As ruas da cidade de Chaves acolhem mais um Desfile de Carnaval, no próximo dia 9 de fevereiro - uma organização do Município que conta com a participação dos estabelecimentos de ensino público e privado, associações e instituições do concelho. O cortejo inicia no Centro Cultural de Chaves, pelas 15h, com o seu percurso pelo Largo do Monumento, Terreiro de Cavalaria, Rua de Santo António, Largo do Arrabalde, Ponte Romana e Alameda de São Roque.

5. Elvas

A animação regressa a Elvas entre os dias 8 e 12 de fevereiro, com a 22.ª edição do Carnaval Internacional da cidade, que conta com vários grupos e foliões locais e das típicas comparsas espanholas.

Ao todo, oito grupos elvenses irão desfilar pelas ruas do Centro Histórico, bem como grupos de comparsas de badajoz e de Olivença, num total de mais de um milhar de participantes.

6. Estarreja

Nos dias 6, 10 e 13 de fevereiro realiza-se a Feira Municipal de Estarreja no Parque Municipal do Antuã que conta com vários desfiles de Carnaval.

O Carnaval de Estarreja é o grande evento cultural que envolve a comunidade estarrejense e é um forte fator de atividade turística ao Município.

7. Évora

A edição de 2018 do tradicional Desfile de Carnaval tem lugar em Évora esta sexta-feira, a partir das 10h00, em diversos locais do Centro Histórico. O desfile terá como tema "Évora pela Paz: Sonhos para um Mundo Melhor", e a concentração será feita entre as 9 e as 9:45 horas, na Rua Cândido dos Reis.

8. Guarda

O carnaval na Guarda começa na tarde de sexta-feira, dia 9 de fevereiro, com o Desfile das Crianças das escolas e jardins de infância do concelho. Perto de duas mil crianças vão desfilar pelas ruas da cidade num cortejo multicolorido. A iniciativa está marcada para as 14 horas e tem partida na Alameda de Santo André, terminando na Praça do Município, junto ao edifício dos Paços do Concelho.

Ao final da tarde de sexta (dia 9) será possível petiscar e conviver nas Tabernas do Entrudo.

9. Loures

Em Loures vão ser cerca de 1500 os figurantes que, acompanhados por 15 carros alegóricos, percorrem as ruas da cidade, nos dias 11 e 13. Neste espetáculo, subordinado ao tema “Brinca na Folia”, os visitantes poderão revisitar temáticas tão variadas como a “Cidade Maravilhosa”, a vida encantada nos mares, tradições portuguesas como as vindimas, e ainda contos infantis como “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”.

A animação começa no dia 10 de fevereiro com o habitual Baile de Apresentação e Coroação dos Reis do Carnaval 2018, que contará com as atuações da Banda Sinal e dos DJ’s Van Breda e Telmo Pereira.

A folia repete-se no dia 12 de fevereiro, com o Baile Trapalhão. No domingo, dia 11, a partir das 21h00, decorre a Noite Foliona, no Pavilhão Paz e Amizade, com a presença dos Kiss Kiss Bang Bang e do Dj André Soares.

10. Madeira

O carnaval na madeira arranca no dia 9 de fevereiro e só termina no dia 13. As festas de Carnaval na Madeira são uma das festas regionais mais animadas. O Funchal amanhece esta 6ª feira ao som de bandas filarmónicas e marchas carnavalescas que levam a boa disposição a toda a baixa da cidade, prosseguindo à noite com espetáculos na Praça do Município durante cinco dias consecutivos.

Na 3ª feira de Carnaval os foliões provenientes de todos os cantos desfilam perante a multidão que é contagiada por este ambiente de caricatura - é o cortejo trapalhão.

11. Mafra

Pelas ruas da Ericeira, no concelho de Mafra, o desfile das escolas da região também dá inicio ao Carnaval durante o dia 9 de fevereiro. Nas noites de 10, 11 e 12 de fevereiro há animação musical com música popular, assim como na tarde da terça-feira de Carnaval.

12. Montijo

O Carnaval do Montijo inicia-se esta sexta-feira, dia 10, com o Desfile das Escolas nas principais artérias da cidade. A festa prossegue com Animação de Rua no sábado à tarde e à noite na Praça da República.

Os Corsos Carnavalescos ocupam a tarde de domingo e de terça-feira com um percurso que começa na Frente Ribeirinha, passa pela Avenida dos Pescadores e que termina na Praça da República. A entrada é gratuita em todos os eventos.

13. Oeiras

Em Oeiras realiza-se uma sessão especial de teatro “O segredo do Aladino”, com desfile de crianças mascaradas, nos dias 10 e 13 de fevereiro, às 16h00, no auditório Municipal Lourdes Norberto, em Linda-a-Velha.

14. Ovar

Um dos festejos de Carnaval com mais tradição é sem dúvida o Carnaval de Ovar. É o maior acontecimento turístico da região, atraindo anualmente centenas de milhares de visitantes.

Em Ovar o Carnaval começou no dia 20 de janeiro e prolonga-se até ao dia 13 de fevereiro.

15. Palmela

Em Palmela, a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” organiza um desfile de mascarados nos dias 10 e 13 de fevereiro, às 22h30, e um concurso e desfile infantil no dia 11 de fevereiro, às 16h30.

A Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela também organiza bailes carnavalescos nas noites de 10 e 12 de fevereiro, com música ao vivo e concurso de máscaras.

No dia 13 de fevereiro, a partir das 15h30, o corso de Carnaval desfila pelas ruas de Pinhal Novo e o tradicional ‘Enterro do Bacalhau’ – um ritual teatral satírico que assinala o fim da folia e o início da Quaresma -, decorre no dia 14 de fevereiro, às 21h30, no Coreto Jardim José Maria dos Santos.

16. Porto

A 10 de fevereiro a Baixa do Porto é ocupada o desfile de Carnaval Matrafonas & Companhia. O cortejo começa na Praça da Liberdade e segue pelo Largo do Lóios, Trindade Coelho, Rua das Flores e Largo S. Domingos. A Rua Sousa Viterbo e o Jardim do Infante são outros dos pontos de passagem e o desfile acaba na Travessa de São Nicolau.

17. Seixal

O desfile de Carnaval Trapalhão do Seixal acontece a 12 de fevereiro, às 22h00, no Largo 1º de Maio e no concelho da Moita, o corso de Carnaval realiza-se pelas ruas de Alhos Vedros, nos dias 11 e 13 de fevereiro, às 15h00.

18. Sesimbra

Em Sesimbra, as festas decorrem durante duas semanas. Os desfiles das seis escolas de samba e dois grupos de axé, nos dias 11 e 13 de fevereiro, são o ponto alto do Carnaval de Sesimbra, que atraem milhares de visitantes à vila.

A vila é também um dos poucos locais do país que ainda mantém viva a tradição das Cegadas, um costume da zona rural, com mais de cem anos. O grupo de cegantes do Zambujal, constituído exclusivamente por homens, apresenta, em verso e acompanhados à guitarra, ao estilo das antigas canções de escárnio e maldizer, alguns dos acontecimentos mais marcantes da sociedade sesimbrense e portuguesa. Este ano, a Cegada do Zambujal tem como tema “Todos Diferentes, Todos Iguais”.

Os festejos carnavalescos no concelho encerram no dia 14, às 21h30, com o habitual Enterro do Bacalhau.

19. Torres Vedras

Este ano, o tema do Carnaval é “Mares e Oceanos”. A festa começa dia 9 com o corso escolar e termina com o enterro do entrudo com fogo de artifício no dia 14 de fevereiro.

Como é habitual, nos corsos participam os carros alegóricos, os grupos de desfile, as "matrafonas" (homens com “roupa de mulher”, com peruca e maquilhagem) e os célebres cabeçudos.

20. Vila Franca de Xira

O Carnaval de Alhandra é uma das tradições de referência, no concelho de Vila Franca de Xira. Este ano, os festejos iniciam-se a 9 de fevereiro, às 10h00, com o Desfile de Carnaval das Escolas pelas Ruas de Alhandra.

A 10 e 12 de fevereiro, a partir das 22h00, realizam-se os Bailes de Carnaval com o conjunto “Cristais da Noite” na sede da Sociedade Euterpe Alhandrense (Alhandra) e o tradicional Corso de Carnaval sai à Rua a 11 e 13 de fevereiro, pelas 15h00, envolto numa comitiva de três centenas de populares e visitantes.

O Carnaval despede-se na noite de 14 de fevereiro, pelas 21h30, com o Cortejo de Enterro do Entrudo a partir da zona Ribeirinha de Alhandra.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.