Os artistas portugueses Julião Sarmento e João Onofre vão apresentar obras na exposição coletiva "Drift", que é inaugurada na quinta-feira, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), na cidade de Corunha, na Galiza, Espanha.
A coreógrafa e bailarina Marlene Freitas vai abrir a 24.ª edição do Festival Internacional de Teatro Mindelact, em novembro, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, na sua primeira atuação no país após distinção na Bienal de Veneza.
O encenador Nuno Cardoso, esta terça-feira nomeado diretor artístico do Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, disse à Lusa estar “muito honrado” pela nomeação anunciada pelo Ministério da Cultura (MC).
O Teatro Nacional S. João agradeceu esta terça-feira “o contributo precioso” de Nuno Carinhas, na direção da instituição, “num período económico e socialmente crítico”, considerando que o trabalho de encenador manteve o teatro num “patamar de excelência técnica e artística”.
A Sé Velha de Coimbra serve de palco na quarta-feira a uma serenata diferente, que junta músicos da Canção de Coimbra com um grupo de Cante Alentejano, para um espetáculo de diálogo e confluência entre estas duas expressões culturais.
Concertos com os UHF, Teresa Salgueiro, Cristina Branco e os Happy Mess, além da presença de Mia Couto para o lançamento do seu último livro, marcam a agenda cultural de Castelo Branco para o último trimestre do ano.
“The Mamba King”, o terceiro disco dos portugueses The Black Mamba, com a mesma “‘vibe’, meio ‘old school’, ‘blues’ e ‘soul’” dos trabalhos anteriores, mas revestida “com uma roupagem mais atual”, é editado a 19 de outubro.
A banda Xutos & Pontapés abre, no dia 29, o ciclo de concertos “Arena Livre”, no Casino Lisboa, cujo cartaz inclui os Linda Martini, Papillon e os The Gift, e que encerra no dia 31 dezembro, foi hoje anunciado.
O escritor angolano Pepetela, vencedor do Prémio Camões em 1997, é a personalidade homenageada na edição deste ano do festival Escritaria, que abriu hoje, em Penafiel, e decorre até domingo. “Sua Excelência, de Corpo Presente”, o seu mais recente romance, vai ser apresentado numa sessão a decorrer n
O antigo quartel de bombeiros de Paredes de Coura é a nova residência artística da Comédias do Minho, após obras de reabilitação de 220 mil euros, informou hoje a companhia criada em 2003 por cinco municípios do Alto Minho.
O município de Leiria anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma candidatura à Rede de Cidades Criativas Unesco na área da Música, com o objetivo de projetar o "enorme potencial" criativo do concelho.
Uma visita do Governo aos lugares emblemáticos da vida e obra de José Saramago, um congresso internacional e a publicação de um inédito são as iniciativas que marcam o arranque das celebrações dos 20 anos do Nobel da Literatura português.
O primeiro documentário do 'heavy-metal' português está prestes a ser exibido para contar a história de um estilo de música pouco acarinhado, de bandas que caíram no esquecimento e de uma mentalidade que se pretende ver alterada.
A artista plástica Joana Vasconcelos vai apresentar uma exposição individual no Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Estrasburgo (MAMCS), em França, com inauguração prevista para quinta-feira, com 24 obras, intitulada "I want to break free".
Três concertos e duas conferências preenchem o programa do "Mês da Música", que começou hoje na cidade de Elvas, distrito de Portalegre, divulgou o município.
A I República (1910-1926) foi “ferida de uma crise de legitimidade estrutural” que a tornou “presa fácil da conspiração das direitas antiliberais”, afirma o historiador Fernando Rosas, na obra “A Primeira República. Como Venceu e porque se perdeu”.
"Ver o invisível" nas obras de Rui Chafes e de Alberto Giacometti é a proposta da exposição "Gris, Vide, Cris" que abre ao público na quarta-feira, na delegação francesa da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris.
O Centro Pompidou, em Paris, vai apresentar, esta segunda-feira, as obras "Carne Invisível" e "Carne Misteriosa", do escultor português Rui Chafes, que vão passar a fazer parte da coleção permanente desta instituição pública, graças a uma doação anónima.
A 10.ª edição da Festa do Outono 2018, no Porto, recebeu quase 60 mil visitantes, batendo mais uma vez o recorde de afluência, anunciou hoje a Fundação Serralves.
O filme “Rush Hour”, da realizadora argentina Luciana Kaplan, venceu o prémio para Melhor Longa-Metragem da 5.ª edição do Festival Olhares do Mediterrâneo – Cinema no Feminino, anunciou a organização da iniciativa que terminou hoje, em Lisboa.
O humorista Ricardo Araújo Pereira afirmou hoje que, no Brasil, o Carnaval é mais respeitável que a Câmara dos Deputados, e comparou o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) a “bestas” e “idiotas”, defensores da ditadura militar.
Milhares de turistas, famílias com bebés e crianças, casais de namorados, amigos, jovens e seniores entraram hoje na 10.ª Festa do Outono 2018 de Serralves, cujo número de visitantes está a ser semelhante a 2017, segundo a organização.
A Igreja Evangélica Metodista do Mirante, no Porto, vai receber a próxima sessão do ciclo ‘Um Objeto e seus Discursos por Semana’, promovido pela câmara municipal do Porto, este sábado.
Discoteca, bar, sala de concertos, galeria de arte, uma “ilha” numa zona de Lisboa em revitalização, “um dos melhores clubes da Europa”, o Lux-Frágil abriu faz hoje 20 anos.