Um espetáculo que parte do universo de Ingmar Bergman para abordar “os nossos demónios”, o medo, o silêncio, Deus e a morte, cruzando música com cinema e teatro, estreia-se na quarta-feira, no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.
Já estreou em Oeiras mais um programa para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos. "25 de Abril – O Musical" é a nova aposta do Teatro Independente de Oeiras que por lá vai ficar até dia 2 de junho.
O festival Westway Lab regressa a Guimarães, a partir de quarta-feira, para a 11.ª edição, com concertos, conferências e o mesmo objetivo de sempre, “impulsionar a carreira internacional do talento português”.
Eram mais de 130, chegaram em segredo ao Monte Sobral, 'perdido' no Alentejo, para a primeira reunião do movimento dos capitães. Hoje, é uma unidade de turismo rural e a memória desse encontro clandestino continua atrair pessoas.
Carlos Alberto Moniz, os Táxi, Camané, Miguel Araújo e António Sala têm agendados espetáculos para o Cineteatro Avenida de Castelo Branco no segundo trimestre do ano, no âmbito da programação cultural do município.
O que faz correr Eduardo Pinto de Vasconcellos para a sede semi-clandestina de uma organização nacionalista nas vésperas de exames decisivos? E que sombras carrega o seu pai, Henrique, ex-voluntário na Guerra de Espanha e banqueiro internacional? O que move Alexandre, intelectual, romântico, tímido
Os músicos Julinho KSD, Slow J e ProfJam são alguns dos nomes que integram o cartaz da 37ª Semana Académica da Universidade do Algarve, que se realiza de 25 de abril a 04 de maio, informou a associação académica.
O Théâtre de la Ville, em Paris, vai celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos na programação deste mês, com destaque para uma exposição e uma noite com Maria Reis, África Negra e Tânia Carvalho & Joana Gama.
Os amantes de teatro passaram a poder estar informados sobre todas as novidades na nova Newsletter da Madremedia "Três Pancadas". Na primeira edição no mês passado, os novos subscritores ganharam bilhetes para ‘A Madrugada Que Eu Esperava’ e 'MÃES'.
Os amantes de teatro passaram a poder estar informados sobre todas as novidades na nova Newsletter da Madremedia "Três Pancadas". Na primeira edição no mês passado, os novos subscritores ganharam bilhetes para ‘A Madrugada Que Eu Esperava’ e 'MÃES'.
No mês dos 50 anos da Revolução dos Cravos, Bárbara Tinoco e Carolina Deslandes juntam-se a vozes de Abril e editam álbum com as músicas do seu musical "A Madrugada que eu Esperava".
A escritora alemã Catrin Ponciano, que lançou um livro sobre a cidade do Porto, o terceiro de uma coleção, admite que a combinação da “melancolia” com o “ilimitado prazer de viver” dos portugueses fascina os turistas alemães.
"Democratizar, Descolonizar e Desenvolver". Este foi o lema do Movimento das Forças Armadas após o 25 de Abril para empurrar Portugal para o futuro e, 50 anos depois, Álvaro Laborinho Lúcio acredita que continua a ser muito útil para repensar o país. Convidado do ciclo de entrevistas "o 25 de Abril
Os Delfins celebram hoje 40 anos de carreira, feita de temas como "Nasce Selvagem", "Sou como um rio" e "Baía de Cascais", com um concerto em Lisboa, já esgotado.
No episódio desta semana do podcast “Acho Que Vais Gostar Disto”, falou-se de “Quiet on Set: The Dark Side of Kids TV”, série documental disponível na HBO Max que expõe a cultura tóxica e perigosa praticada nos bastidores de séries infantis que marcaram o final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Uma exposição, um concerto e uma conferência sobre as diferentes perspetivas da Revolução estão no centro do programa 50 Anos do 25 de Abril que vai decorrer no Museu do Oriente, entre 12 de abril a 19 de maio.
O livro "Jordisk" ("Terrestre"), do dinamarquês Theis Ørntoft, venceu a edição de 2024 do Prémio para a Literatura da União Europeia, para o qual estava nomeada a portuguesa Gabriela Ruivo com "Lei da Gravidade".
Esta é a história da terceira esposa do imperador Cláudio, uma das mulheres mais influentes do período romano. Inteligente, apaixonada e implacável, Messalina representa o auge da dinastia Julio-Claudiana, com a sua política implacável e luxos incomparáveis. Para lá das histórias mais obscenas, enco
Mais de sessenta tradutores, escritores, editores e livreiros portugueses denunciam o uso de ferramentas de inteligência artificial em traduções urgindo medidas de regulação em defesa das obras e dos profissionais.
A adaptação de "Fado Alexandrino", de António Lobo Antunes, estreia-se hoje no Teatro Nacional São João, no Porto, pela mão do encenador Nuno Cardoso, que encara a obra como a maior dos últimos 50 anos da literatura portuguesa.
Após a morte repentina de Sue Passero, amiga de longa data de Laurie Montgomery e também médica, no interior do seu carro, estacionado na garagem do Memorial Hospital de Manhattan, em Nova Iorque, Jack Stapleton, marido de Laurie, é incumbido de realizar a autópsia. Laurie, recentemente promovida a
O Festival LeV – Literatura em Viagem, que decorre em Matosinhos de 8 a 14 de abril, tem como convidado especial o escritor turco Orhan Pamuk, Prémio Nobel da Literatura de 2006, anunciou a câmara municipal.
Uma carta que Fernando Pessoa escreveu a Miguel Torga em 1930, com uma crítica e na qual afirma que a arte é "uma manifestação distraída da inteligência", foi doada à Biblioteca Nacional, anunciou esta instituição.
“A Desobediente” é a biografia de Maria Teresa Horta “contaminada pelo afeto” de Patrícia Reis, autora que se surpreendeu ao descobrir a “Teresinha” da infância nas suas conversas, mas que resguardou a intimidade da biografada sem omitir acontecimentos importantes.