O secretário-geral do PCP mostrou-se hoje "tranquilo" ao votar para as eleições legislativas e destacou a novidade de o seu neto mais velho, Rui Pedro, ir também votar pela primeira vez na vida. "Um direito que eu não tinha quando tinha a idade dele”, lembrou.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Manuel Clemente, disse que as eleições legislativas de hoje são "um momento decisivo", pelo que ninguém se deve abster.
Dezenas de milhares de manifestantes desafiaram hoje a proibição do uso de máscaras em protestos no centro de Hong Kong, após um tribunal ter rejeitado uma tentativa de anular esta interdição, decretada pela chefe do executivo do território.
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, apelou hoje à participação nas eleições legislativas, sublinhando que "a democracia não é seguramente um sistema perfeito, mas é tão melhor quanto mais gente votar".
A associação ambientalista Zero apelou hoje à Comissão Europeia para incluir os aquecedores elétricos portáteis nos equipamentos com etiqueta energética para os consumidores perceberem que são uma “compra problemática” devido às elevadas quantidades de energia que consomem.
O primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa, afirmou hoje que está “tranquilo e, naturalmente, expectante” com os resultados das eleições legislativas e apelou ao voto de todos os portugueses nas eleições legislativas para combater a abstenção.
Populares de Cortiço, em Montalegre, associaram-se hoje ao protesto contra a mina de lítio a céu aberto prevista para as proximidades desta aldeia, onde depois de uma tentativa de boicote se fez um apelo à abstenção nas legislativas.
O Papa Francisco condenou hoje os fogos que “devoram povos e culturas” para “homogeneizar tudo e todos” ao referir-se à Amazónia, lembrando a colonização, e rejeitou a “ganância de novos colonialismos”.
Os habitantes da freguesia de Malcata, no concelho do Sabugal, no distrito da Guarda, estão a abster-se de votar nas eleições de hoje, por estarem descontentes com o funcionamento da barragem local, segundo fonte autárquica.
Populares de Morgade que se opõem à exploração de uma mina de lítio a céu aberto nesta freguesia de Montalegre repetem hoje um “voto de protesto” e recusam-se a votar nas eleições legislativas.
Harmonia e igualdade são duas qualidades que o missionário Volmir Bavaresco, de 64 anos, atribui aos povos indígenas da Amazónia, com quem trabalha há 33, e sobre os quais considera que lhes querem tirar a dignidade.
Um sismo com magnitude 1,3 na escala de Richter e epicentro a cerca de dois quilómetros do concelho da Povoação foi sentido no sábado à noite na ilha de São Miguel.
Numa semana, Macau recusou a entrada de um pró-democrata de Hong Kong, proibiu uma manifestação contra a brutalidade policial no território vizinho e deteve dois jovens que colavam cartazes de apoio aos protestos na ex-colónia britânica.
O Sínodo dos Bispos sobre a Amazónia, que começa hoje no Vaticano, abordará os problemas ambientais da Amazónia, nomeadamente as consequências da exploração da floresta e dos recursos hídricos, mas também a ordenação sacerdotal de homens casados.
A Galp lamentou hoje a morte do seu antigo presidente Manuel Ferreira de Oliveira, a quem reconheceu e agradeceu os "inegáveis contributos" em "etapas importantes" da história da empresa.
Quatro sem-abrigo morreram depois de serem espancados com uma barra de metal enquanto dormiam na zona de Chinatown, Nova Iorque, e uma quinta pessoa ficou gravemente ferida, anunciou hoje a polícia.
Os 230 deputados que vão ser eleitos nas legislativas de hoje vão tomar posse na primeira sessão plenária da XIV legislatura, que, se se repetirem os prazos de há quatro anos, poderá realizar-se na penúltima semana de outubro.
Em 2015, o impasse político arrastou-se por quase dois meses após as eleições legislativas, passando pela posse de dois governos minoritários, mas, em anteriores legislaturas, um mês foi suficiente para os executivos entrarem em plenitude de funções.
Mais de 10,8 milhões de eleitores recenseados no território nacional e no estrangeiro são hoje chamados às urnas para escolher a constituição da Assembleia da República na próxima legislatura e de onde sairá o novo Governo.
Os Estados Unidos afirmaram que as declarações de Pyongyang "não refletem o conteúdo, nem o espírito" das negociações sobre a desnuclearização, que hoje decorreram em Estocolmo, depois da Coreia do Norte ter acusado Washington do seu fracasso.