Vasco Cordeiro, que falava em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, na sessão de boas vindas aos conferencistas da CRPM da União Europeia (UE), a que preside desde 2014, declarou que se poderá desta forma conhecer os “desafios e as oportunidades” que a Europa tem nas suas regiões e ilhas periféricas e marítimas, como os Açores.
A CRPM é uma organização de cooperação inter-regional que integra cerca de 160 regiões europeias, agregando cerca de 200 milhões de cidadãos, da qual fazem parte os Açores e Madeira.
Um dos seus principais objetivos é a defesa dos interesses dos seus membros junto de instituições nacionais e europeias, através da promoção da coesão económica, social e territorial e do poder regional na Europa, bem como do reforço da dimensão periférica e marítima europeia.
“A importância deste encontro e dos temas que vamos discutir durante estes dias transforma esta oportunidade num importante momento não apenas para a CRPM mas para cada uma das regiões que estão aqui presentes”, referiu Vasco Cordeiro.
O responsável pelo executivo dos Açores considerou que uma das lições deste encontro é o de gerar a oportunidade de se conhecer os locais que “tornam a Europa uma realidade” e a conferência um “espaço único” para trocar experiências.
A agenda dos trabalhos da CPRM inclui debates sobre o futuro da política de coesão da UE, política marítima integrada, política de transportes e acessibilidades e migrações, bem como um painel sobre o futuro do projeto da UE.
Vasco Cordeiro vai ter que participar quinta-feira na sessão de abertura da CRPM através de videoconferência, a partir da cidade da Horta, na ilha do Faial, onde se localiza o parlamento dos Açores, uma vez que está em curso o processo de tomada de posse e formação do novo hemiciclo e governo resultante das eleições legislativas regionais de 16 de outubro.
O novo Governo Regional é empossado perante a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores na sexta-feira, após a tomada de posse dos deputados quinta feira, tendo Vasco Cordeiro sido hoje indigitado para presidente e entregue a composição do seu executivo ao representante da República para os Açores, Pedro Catarino.
Para além de Vasco Cordeiro, intervirá na sessão de abertura desta reunião da CRPM a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques.
Comentários