"É um evento que procura não só celebrar a gastronomia do território, mas também ativar aquilo que são as propostas mais ligadas com o espírito dos lugares, que é a nossa grande proposta de valor e a chave da relação entre quem está e quem chega", referiu, em declarações à agência Lusa, Rui Simão, coordenador da ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

Segundo este responsável, a "Xisto Week" contará com o contributo de seis conceituados ‘chefs’ que, previamente, se juntam aos ‘chefs’ e cozinheiros de 12 restaurantes das diferentes aldeias de xisto para, em conjunto, elaborarem as denominados ementas que privilegiam os produtos mais típicos e emblemáticos da gastronomia local, como a cabra, a truta e os peixes do rio.

Encontros que se repetem ao longo deste certame, com a realização de jantares "a quatro mãos", estando já marcado um para o dia 03 de fevereiro, no restaurante "O Buke", na Pampilhosa da Serra, e outro para dia 10 de fevereiro, no "Museu da Chanfana", Miranda do Corvo, este último concebido com produtos produzidos no Parque Biológico da Serra da Lousã.

"A lógica passa por celebrar a gastronomia e os produtos regionais ao mesmo tempo que se vão construindo, renovando e reinventando pratos sempre a partir da herança e do património do saberes e sabores locais e resgatando produtos identitários que, por alguma razão, até estavam a ser deixados de fora em alguns menus", acrescentou.

Entre as propostas encontram-se, por exemplo, crocantes de chanfana, broa de enchidos e queijos da quinta, sopa na panela de pedra, cabrito estonado em forno de lenha, couve recheada com migalhada de chanfana, canja de pato do rio, tártaro de truta, tigelada da terra com geada, crocante de nabada de Semide, entre outras iguarias.

Com o nome "Espírito do Lugar", estes menus vão estar permanentemente disponíveis e podem ser reservados através da nova plataforma bookinxisto.com.

A rede de Aldeia de Xisto prevê ainda fazer realizar uma "temporada de verão" da "Xisto Week", de modo a elaborar ementas e pratos com base em produtos dessa época.

A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR, que tem sede na Barroca, concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco.

Desenvolvida em parceria com 20 municípios da região Centro e com cerca de 100 operadores privados, a ADXTUR congrega, assim, as vontades públicas e privadas de uma região, que se reveem na gestão partilhada de uma marca, na promoção conjunta de um território, na criação de riqueza através da oferta de serviços turísticos e, finalmente, na preservação da cultura e do património do mundo rural beirão.