António Costa fez esta declaração no final de uma reunião com o primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel, em São Bento, depois de questionado sobre as previsões da União Europeia em relação à evolução da economia portuguesa até ao final deste ano e em 2017.

"São boas e para a semana ainda são melhores", respondeu o líder do executivo português, já quando abandonava a sala onde tinha prestado declarações e acompanhava o seu homólogo luxemburguês até a porta da residência oficial do primeiro-ministro.

António Costa referia-se então à decisão da Comissão Europeia sobre o projeto de orçamento português, prevista para o próximo dia 16, à qual se segue uma visita a Portugal do comissário europeu para os assuntos económicos e financeiros, Pierre Moscovici, dois dias depois.

Na declaração conjunta com Xavier Bettel, António Costa defendeu que Portugal e o Luxemburgo "partilham uma visão comum sobre a necessidade de reforçar a União Europeia".

"No próximo Conselho Europeu, em Roma, é preciso dar um novo impulso para uma União Europeia que seja cada vez mais forte e mais dinâmica", sustentou o primeiro-ministro.

António Costa referiu-se depois à visita que o primeiro-ministro luxemburguês fará à Web Summit, no Parque das Nações, em Lisboa, dizendo constituir "um excelente sinal de como efetivamente a Europa se deve concentrar a dinamizar a sua economia".

"Uma economia assente na educação, na inovação e na investigação científica, ou seja, nos fatores que contribuem para uma economia dinâmica nesta era do conhecimento", apontou ainda o primeiro-ministro português.

Neste capítulo, já quando finalizava a sua declaração, António Costa especificou a que é essencial a aposta da União Europeia no mercado único digital.

"Temos de aproveitar as oportunidades para que exista uma economia europeia cada vez mais forte", acrescentou.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.