Os eurodeputados foram convidados a levantar-se para ouvir o hino europeu, mas os 29 deputados britânicos, eleitos na expectativa de que o Reino Unido deixe a União Europeia, mostraram hostilidade ao virarem-se de costas enquanto os músicos tocavam o Hino da Alegria, de Beethoven.

Também fora do Parlamento Europeu, a manhã foi marcada por protestos, com milhares de pessoas a manifestarem-se, a maioria das quais pela imposta aos independentistas catalães eleitos em maio e impedidos de tomar posse na sessão inaugural.

De acordo com a polícia, às 09:30 da manhã estavam pelo menos quatro mil pessoas a manifestarem-se frente ao edifício do Parlamento Europeu, empunhando bandeiras da Catalunha.

Os três lugares dos eurodeputados independentistas catalães vão ficar vazios porque Madrid bloqueou a possibilidade de tomada de posse devido às circunstâncias jurídicas em que se encontram.

Além dos manifestantes catalães manifestaram-se também frente ao Parlamento Europeu membros de partidos de extrema-direita europeus e ainda britânicos apoiantes da saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit).

Os apoiantes do 'Brexit' também viraram as costas a um grupo de músicos que atuam nas festividades oficiais de abertura do Parlamento.

Por fim, um pequeno grupo de alemães manifestou-se em solidariedade para com a capitã do navio de uma organização não-governamental alemã, que se encontrava em operações de salvamento no Mediterrâneo e foi presa pelas autoridades italianas em Lampedusa.