"Até ao final da semana passada, não recebemos um pedido oficial de audiência, mas se recebermos, certamente será atendido", afirmou Greg Burke, porta-voz do Vaticano, à AFP.

A administração norte-americana expressou esta quarta-feira a expectativa de poder agendar uma visita do Presidente Donald Trump com o Papa Francisco durante a visita oficial que este realizará à Itália no final de maio.

"Estaremos em contacto com o Vaticano para ver se pode ser agendada uma audiência com o Papa. Ficaríamos honrados em ter uma audiências com Sua Santidade", afirmou o porta-voz da Casa Branca.

Trump tem na agenda uma viagem até Itália para participar numa reunião do G7 que se realizará nos dias 26 e 27 de maio, em Taormina, na Sicília. De seguida, irá a Bruxelas, para um encontro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Em fevereiro do ano passado, Trump e o Papa Francisco travaram um incomum duelo nas redes sociais, quando o então candidato presidencial propôs a construção de um muro na fronteira entre Estados Unidos e México.

"Uma pessoa que deseja construir muros e não pontes não é cristã", afirmou o Papa na altura.

Trump recorreu ao Twitter para criticar um líder religioso que "questiona a fé de uma pessoa".