Segundo um comunicado do Exército, a cerimónia militar, na Praça da República, em Elvas, no distrito de Portalegre, vai ser presidida pelo ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.

O programa, de acordo com o Exército, começa, às 10:00, com a romagem ao padrão da Batalha das Linhas de Elvas e ao túmulo do general André de Albuquerque de Ribafria, morto na batalha, seguindo-se a cerimónia militar, em que será entregue a medalha de ouro do concelho ao Exército Português, aprovada pelo município a 20 de dezembro de 2018.

Apontada como uma das mais importantes da Guerra da Restauração, a Batalha das Linhas de Elvas ocorreu a 14 de janeiro de 1659, nos arredores da cidade raiana de Elvas.

A batalha foi considerada a primeira grande vitória militar dos portugueses sobre os castelhanos na Restauração de Portugal.

Também na segunda-feira, feriado municipal em Elvas, por ser o dia em que ocorreu a batalha, vai decorrer um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército, às 21:30, no cineteatro municipal.

O programa comemorativo, organizado pela Câmara Municipal de Elvas, decorre até ao dia 26 deste mês, incluindo várias iniciativas, sobretudo de âmbito cultural e desportivo.

A 27.ª edição da prova de atletismo "Corrida das Linhas de Elvas" está agendada para o dia 20, às 11:00.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.