Através de uma mensagem na rede social Twitter, Erdogan felicitou Johnson, que venceu a disputa para a liderança do Partido Conservador britânico e se prepara para substituir a primeira-ministra Theresa May.

Erdogan desejou sucessos a Johnson nas suas novas funções e acrescentou: “Acredito que as relações entre a Turquia e o Reino Unido vão florescer ainda mais durante esta nova era”, indica a agência noticiosa AP.

Boris Johnson, que possui antecedentes familiares turcos (o seu bisavô paterno, o jornalista Ali Kemal, era um circassiano-turco e muçulmano secular), foi calorosamente recebido na Turquia em 2016 então na qualidade de ministro dos Negócios Estrangeiros, apesar de ter centrado a sua campanha do ‘Brexit’ na eventualidade de a Turquia aderir à União Europeia e de milhões de turcos entrarem no país. Também compôs um poema ofensivo para Erdogan.

Boris Johnson foi hoje declarado vencedor da eleição para a liderança do Partido Conservador com 92.153 votos (cerca de 66%), enquanto o seu rival, o atual chefe da diplomacia britânica Jeremy Hunt, reuniu 46.656 votos. A taxa de participação ultrapassou os 80%.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.