A notícia foi confirmada em comunicado pelo proprietário dos Mavericks, Mark Cuban, que lamentou o acidente e desejou boa recuperação ao ex-jogador.

A 20 de janeiro deste ano, Shawn Bradley foi abalroado por um veículo durante um passeio de bicicleta, perto da sua casa, em St. George, no Utah.

Bradley, que com 2,29m faz parte do grupo de jogadores mais altos da história da NBA, sofreu uma grave lesão na espinal medula e passou as últimas oito semanas no hospital após uma operação.

Antes de representar os Mavericks, o pivô passou pelos Philadelphia 76ers (1993-1995) e pelos New Jersey Nets (1995-1997). Bradley representou a seleção da Alemanha no Europeu de 2001, já que tem dupla nacionalidade alemã e norte-americana.

O jogador foi ainda uma das estrelas de “Space Jam”, o filme de 1996 protagonizado por Michael Jordan.

No comunicado, os Mavs dizem que “o seu forte sentido de fé está a ser testado neste momento em que tem de aprender a lidar com os desafios de ficar paraplégico".

"Os médicos alertaram-no que o caminho para a recuperação será longo e árduo, um desafio físico talvez ainda maior do que jogar basquetebol profissional”, diz ainda o clube de Dallas, no Texas.

"Com a mulher Carrie ao seu lado a todas as horas, e apoiada por uma equipa incrível de especialistas em reabilitação e família, Bradley está bem disposto. Planeia usar o acidente como uma plataforma para atrair maior atenção do público para a importância da segurança enquanto andam de bicicleta”, acrescenta o comunicado.

Ao longo da sua carreira na NBA, Bradley disputou 832 jogos com médias de 8,1 pontos, 6,3 rebotes e 2,5 bloqueios.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.