Desde que nasceu, em 1992, que Matthew Robson, de Tauton, em Inglaterra, tem recebido uma garrafa de single malte de 18 anos de Macallan. Matthew tem agora 28 anos, o que equivale a 28 garrafas.

O pai, Pete Robson gastou, durante estes anos, cerca de 5000 libras (5500 euros). A coleção está para venda e vale agora mais de 40 mil libras (cerca de 45 mil euros).

Pete disse que a primeira garrafa foi comprada para "molhar a cabeça do bebé". "Pensei que era interessante se comprasse uma garrafa a cada ano e ele [o filho] acabasse com 18 garrafas de uísque de 18 anos no seu 18.º aniversário", contou à BCC.

Mas sublinha que as garrafas não foram o único presente o filho que recebeu. "A intenção era ser um presente único, mas foi uma sorte termos continuado", explica o pai.

O filho achava que uma garrafa nova como prenda de aniversário, todos os anos, era "um presente peculiar" já que era "ligeiramente novo para começar a beber". "Provavelmente não era a melhor prenda para dar a um jovem", concluiu Matthew.

Mas as prendas não se destinavam a serem bebidas. Com cada garrafa, o pai dava "instruções rigorosas para que nunca fossem abertas". E o filho obedeceu.

As prendas tornaram-se numa galinha dos ovos de ouro. A cada ano, ficavam mais valiosas e Matthew espera, com o seu valor, dar de entrada na aquisição de uma casa.

O intermediário Mark Littler está a vender a coleção, que descreve como "perfeita". "O valor de garrafas Macallan subiu exponencialmente durante os últimos dez anos", disse à BCC.

A coleção já tem vários  interessados, a maioria compradores de Nova Iorque e Ásia.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.