“Por ocasião do importante marco do 20.º aniversário do estabelecimento da RAEM (Região Administrativa Especial de Macau), a Direção dos Serviços do Turismo (DST) vai organizar vários eventos de grande envergadura”, anunciou Maria Helena de Senna Fernandes.

“A parada de celebração do ano do porco é o primeiro dos eventos” das festividades que marcam os 20 anos da transição da administração de Macau de Portugal para a China, sublinhou a diretora da DST, em conferência de imprensa.

O primeiro dia do ano novo lunar assinala-se a 05 de fevereiro, mas as celebrações continuam até ao dia 10 do mesmo mês e vão contar com participações de grupos artísticos de Macau, Portugal, França, Hong Kong e Japão, entre outros.

Maria Helena de Senna Fernandes disse esperar que entre 80 mil a 90 mil pessoas assistam às paradas de celebração nas noites do terceiro e sexto dia do ano novo chinês (07 e 10 de fevereiro).

O programa da parada conta com um desfile de 18 carros alegóricos, com designações alusivas aos nomes de pratos do Ano Novo lunar, vários espetáculos culturais e ainda o tradicional fogo-de-artifício.

O evento está avaliado em 27,4 milhões de patacas (cerca de três milhões de euros), de acordo com a responsável do turismo de Macau.