Esta terça-feira, o primeiro satélite de madeira foi lançado para o espaço num foguete da SpaceX, como parte de uma missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS), informaram os criadores japoneses do aparelho.
Os cientistas da Universidade de Kyoto esperam que o material de madeira incendeie durante a reentrada na atmosfera, uma forma de evitar que partículas metálicas sejam geradas quando um satélite retrógrado retorna à Terra.
Segundo os criadores do satélite, as partículas impactam a qualidade do meio ambiente e das telecomunicações.
Cada lado do satélite experimental, chamado LignoSat, mede apenas 10 centímetros.
De acordo com a Universidade de Kyoto, o dispositivo foi lançado pelo Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, nos Estados Unidos da América.
O satélite, instalado num contentor espacial preparado pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial, "voou de forma segura até ao espaço", afirmaram os criadores na rede social X.
Uma porta-voz da Sumitomo Forestry, uma das criadoras do LignoSat, disse à AFP que o lançamento foi “bem-sucedido”.
“Chegará em breve à ISS e será lançado para o espaço um mês depois”, para testar a sua resistência e durabilidade, afirmou.
O satélite enviará informações aos cientistas para que possam verificar os sinais de tensão e determinar se o satélite é capaz de suportar mudanças extremas de temperatura.
"Os satélites que não são de metal devem tornar-se algo comum", declarou Takao Doi, astronauta e professor da Universidade de Kyoto.
Comentários