“O mineiro foi transportado para a base de primeiros socorros, onde um médico declarou o óbito”, adianta em comunicado a Jastrzebska Spolka Weglowa (JSW).
A empresa adianta que este foi o primeiro dos quatro mineiros localizados no sábado, mas com os quais não foi possível estabelecer qualquer contacto.
“Outras equipas de resgate continuam a restabelecer a ventilação das galerias para transportar os outros mineiros encontrados, bem como para chegar a outros seis funcionários”, refere a empresa, que também é proprietária da mina de Pniowek, onde cinco pessoas morreram e sete desapareceram na sequência de uma explosão na quarta-feira.
A explosão ocorreu a uma profundidade de 900 metros às 03:40 locais de sábado (02:40 em Portugal) e foi acompanhada por uma grande fuga de metano, sendo o segundo acidente em quatro dias na Polónia.
Dos 52 mineiros que se encontravam nas proximidades do local onde ocorreu o acidente, 42 conseguiram regressar à superfície ilesos.
Para encontrar os 10 mineiros desaparecidos, foram formadas 12 equipas de socorristas, refere a agência de notícias francesa AFP.
A Polónia, que ainda depende do carvão para cerca de 70% da sua energia, sofreu outros acidentes mineiros nos últimos anos.
Em março de 2021, dois mineiros morreram e outros dois ficaram feridos num acidente na mina de Myslowice-Wesola, no sul do país.
Em 2021, o setor mineiro empregava quase 80.000 pessoas na Polónia.
Comentários