Na terça-feira, o Comando Territorial de Vila Real, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Vila Real, procedeu ao resgate de um milhafre (Milvus migrans), no concelho de Santa Marta de Penaguião, anunciou hoje a GNR, em comunicado.

"Na sequência de um alerta dando conta que uma ave se encontrava junto a um arruamento, os elementos do NPA deslocaram-se ao local, onde foi possível confirmar a presença de um milhafre, que se encontrava aparentemente com a asa esquerda lesionada e com sinais de ferimentos visíveis", diz a guarda.

"Os elementos do NPA procederam ao seu resgate e transporte para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real (CRAS/HV UTAD), para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação ao seu habitat natural".

Já ontem, o NPA resgatou duas corujas-do-mato, Strix aluco, no concelho de Peso da Régua. "Na sequência de um alerta dando conta que duas aves se encontravam junto a um terreno, os elementos do NPA deslocaram-se ao local, onde foi possível confirmar a presença de duas corujas-do-mato que se encontravam aparentemente desidratadas e em estado debilitado".

Também elas foram levadas para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real.

"A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas", lembra a GNR.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.