Antes mesmo de começar, faço desde já uma alteração: em vez de “ventos”, vou optar por “brisas de mudança”.

O dia de hoje traz-nos alguns apontamentos de mudanças, mas prefiro guardar uma maior intensidade do ar para momentos assumidamente mais conturbados (ficaria agora aqui, com todo o gosto, a desenrolar um ensaio sobre viver a vida com intensidade a toda a hora, mas este talvez não seja o momento e o espaço mais apropriado).

Regressemos às mudanças (mais ou menos profundas) do dia.

Para Tolentino de Mendonça, acredito que a mudança seja grande. Soube-se hoje que o Papa Francisco o nomeou como cardeal. É o sexto cardeal português do século XXI. O arquivista e bibliotecário do Vaticano tem um percurso de vida bem interessante que passa pela poesia. Pode revê-lo aqui.

Já para os lados das Bahamas, não há dúvidas: os ventos são mesmo fortes. Mais especificamente, de 295 km/h. Diz o serviço de meteorologia norte-americano que esta é a tempestade mais violenta registada na região noroeste das Bahamas. Falo do furacão Dorian, que chegou hoje às ilhas do caribe na categoria máxima. Se tem dúvidas sobre a dimensão da “coisa”, espreite aqui o vídeo partilhado pela Estação Espacial Internacional.

No desporto, uma mudança no recorde do mundo nos 2000 metros obstáculos. A alemã Felicitas Krause bateu o tempo mais rápido até hoje registado, ao fazer a prova em 5.52,80 minutos (desde 2015 que estava nos 6.02,16 minutos).

Sim, este recorde é uma marca importante na modalidade, mas o que eu queria mesmo era usar o tema do desporto como pretexto para contar um breve episódio que acho delicioso e que começa com esta frase: “Coco, penso que és fantástica”. Quem a disse foi a tenista japonesa Osaka (atual campeã do US Open) quando ontem a sua adversária Coco Gauff, de 15 anos, se desfez em lágrimas no final de um encontro que tinha mais de 23 mil pessoas a assistir. Osaka foi ter com ela e consolou-a: “Lembro-me que costumava ver-vos a treinar no mesmo sítio que nós. O facto de ambas termos conseguido e continuarmos a trabalhar arduamente, é incrível”. A seguir a japonesa convidou a adolescente para uma entrevista conjunta. É ou não é um amor?

Para terminar, deixo aqui uma sugestão para toda a família!

Vão ser 24 horas a falar de mudanças. Uma equipa de sonho da nossa redação vai estar a acompanhar o fecho do mercado de transferências no futebol. O João Dinis, o Abílio dos Reis, o António Moura dos Santos, o Miguel Magalhães e o Tomás Gomes vão fazer-lhe companhia a partir desta madrugada de domingo e ao longo de toda a segunda-feira até ao último minuto.

Se calhar está a questionar-se sobre o facto de eu ter dito que é para toda a família. Não estranhe! É que estes cinco são do melhor que há a contar as novidades, principais movimentações, curiosidades… Tudo com humor, rapidez e rigor (claro!). São mesmo boa companhia!

A desejar uma excelente semana, despeço-me de si e deste dia, que foi assim. Até amanhã, Margarida Alpuim.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.