"A convite do presidente da República e do primeiro-ministro, o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky deslocar-se-á a Portugal amanhã, 28 de maio", informa a Presidência em comunicado.
"A visita de trabalho do presidente Zelensky insere-se na intenção partilhada de aprofundar as excelentes relações entre os dois Estados, com enfoque particular no reforço da cooperação no domínio da segurança e defesa", é explicado.
De acordo com a Presidência, esta visita "será ainda oportunidade para reiterar o compromisso de Portugal para com a soberania e integridade territorial da Ucrânia, bem como com a manutenção do apoio político, militar, financeiro e humanitário a Kyiv".
"Durante a estadia, o presidente da Ucrânia terá reuniões de trabalho com o primeiro-ministro Luís Montenegro e será recebido pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa", é ainda referido.
O presidente ucraniano chega a São Bento às 15h45 para o "encontro bilateral" com Montenegro, segundo programa disponibilizado ao SAPO24. Cerca de uma hora depois começará a "cerimónia de assinaturas do acordo bilateral do compromisso de segurança, seguido de declarações à imprensa".
Fonte do Governo disse à RTP que está também previsto um jantar no Palácio de Belém.
Hoje, o presidente da Ucrânia, durante a sua visita a Espanha – que esteve prevista para 17 de maio, mas foi cancelada – também confirmou que irá visitar Portugal.
"Sim, planeio ir a Portugal", disse Zelensky, na conferência de imprensa com Sánchez, em Madrid.
Em 14 de maio, o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, confirmou que estava a ser preparada uma visita do presidente da Ucrânia a Portugal, sem indicar para quando nem com que programa.
"A visita está a ser preparada com a reserva que é suposto ter e já se verá, a muito curto trecho, como tudo acontecerá", declarou então Nuno Melo aos jornalistas, à margem de uma visita à sede da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, em Lisboa.
Mais tarde, no mesmo dia, a agência de notícias Efe noticiou, com base na Casa Real espanhola, que Volodymyr Zelensky tinha cancelado uma deslocação a Espanha prevista para 17 de maio, que incluiria também Portugal.
Em agosto do ano passado, Marcelo Rebelo de Sousa realizou uma visita de dois dias à Ucrânia, a convite do presidente Volodymyr Zelensky, por ocasião do 32.º aniversário da independência deste país.
Nessa visita, o chefe de Estado português passou por Kiev, Bucha, Moshchun, Irpin e Horenka, em sinal de apoio aos ucranianos na guerra em defesa contra a invasão pela Federação Russa iniciada em fevereiro de 2022.
(Notícia atualizada às 18h23)
Comentários