O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) considerou hoje que “mais tarde ou mais cedo será uma inevitabilidade” a declaração do estado de emergência devido à pandemia de Covid-19, defendendo que deve ser dada prioridade à “saúde e segurança das pessoas”.
O chefe da diplomacia da União Europeia (UE) garantiu hoje que, até quinta-feira, serão realizados mais voos de regresso de cidadãos europeus que se encontram em Marrocos, após as autoridades marroquinas terem colocado restrições devido ao Covid-19.
O pretendente ao trono português, Duarte Pio, defendeu hoje que o Governo deveria tomar "medidas mais rapidamente" e apela à declaração do estado de emergência e à recuperação do controlo de fronteiras.
As associações Portuguesa de Imprensa (APImpresa) e de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) pediram hoje medidas de apoio ao setor, que consideram "indispensáveis e urgentes" para a manutenção da edição e distribuição de jornais e revistas.
O Governo prepara um diploma que prevê a suspensão dos prazos processuais e administrativos, num regime semelhante ao das férias judiciais, que permite que apenas corram os processos urgentes.
O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) alertou hoje para a "passividade" na proteção dos profissionais que fazem serviços internacionais e passam nas fronteiras europeias sem qualquer tipo de observação ou triagem de contaminação por Covid-19.
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, informa, a partir de hoje, os utentes com resultados negativos do teste Covid-19 por mensagem de telemóvel, adiantou.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje que a pandemia de Covid-19 é "a maior crise sanitária global do nosso tempo" e apelou para que sejam realizados testes a todos os casos suspeitos.
O sindicato que representa os inspetores do SEF exigiu hoje equipamentos de proteção individual para todos os elementos, considerando que a falta é generalizada e a situação deverá agravar-se com o fecho de fronteiras.
O primeiro-ministro, António Costa, manifestou hoje "consternação e pesar" pela morte da primeira vítima de Covid-19 em Portugal, considerando que este "momento de respeito" deve servir para reforçar a consciência coletiva dos riscos.
A declaração do estado de emergência admite o recurso aos militares para apoiar as autoridades civis e forças de segurança no período de exceção, durante o qual funciona em permanência o Conselho Superior de Defesa Nacional.
Despida da tradicional azáfama de segunda-feira, a cidade de Lisboa despertou hoje mais silenciosa, com menos carros e menos pessoas a circular nas ruas, sobretudo turistas, mas mais protegidas com máscaras e luvas, devido ao surto de Covid-19.
A autarquia da Madalena do Pico, nos Açores, disponibiliza, desde hoje, um serviço de entrega de medicamentos e outros bens essenciais aos idosos do concelho, de forma a "salvaguardar a saúde daquele grupo etário", devido ao surto de Covid-19.
O secretário-geral da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) afirmou hoje à Lusa que o impacto do novo coronavírus no setor "é complicado" e comparou-o a uma "terceira guerra mundial para a economia".
O Conselho de Ministros descentralizado que se ia realizar em Castelo Branco na quinta-feira foi adiado, ainda sem nova data, devido ao novo coronavírus, confirmou à agência Lusa fonte oficial do Governo.
A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro deteve um homem, de 50 anos, suspeito de ter provocado intencionalmente 13 incêndios em ecopontos daquela cidade, durante os meses de fevereiro e março, informou hoje aquele órgão de polícia criminal.
A Transportes Coletivos do Barreiro (TCB) adotou várias medidas para prevenir a disseminação do Covid-19, entre as quais a entrada de passageiros pela porta traseira, segundo a câmara Municipal.
A Ordem dos Solicitadores (OSAE) anunciou hoje medidas e recomendações que salvaguardam a atuação dos seus profissionais devido ao Covid-19, assegurando que os direitos e garantias de todos os intervenientes nos processos estão assegurados.
A UGT cancelou hoje as comemorações do 1.º de Maio, que este ano estavam marcadas para Vila Real, para evitar riscos de propagação do novo coronavírus.
A Assembleia Municipal de Lisboa vai suspender todos os trabalhos, não realizando qualquer sessão plenária ou reunião da comissão permanente, mas os membros da mesa e representantes dos partidos vão manter-se em contacto por meios digitais, foi hoje anunciado.
A Ordem dos Médicos Veterinários recomendou hoje que as pessoas infetadas com Covid-19 peçam a alguém sem sintomas para cuidar dos animais de companhia ou usem máscara e luvas para o fazer se estiverem sós.
A maioria das escolas não acolheu hoje qualquer aluno de pais com profissões classificadas essenciais nesta fase de pandemia do novo coronavírus, segundo informações avançadas à Lusa pelos diretores escolares.
A exibição de cinema registou uma quebra de 80% em audiência e receita de bilheteira, entre a segunda-feira passada e domingo, face à semana anterior, por causa da doença Covid-19, revelou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
A Câmara de Lisboa vai alargar o apoio domiciliário aos idosos da capital, garantindo-lhes refeições quentes, cuidados de higiene e medicamentos, e instalar um novo centro de acolhimento no pavilhão do Casal Vistoso para receber pessoas em situação de sem-abrigo.