O eurodeputado do PSD Paulo Rangel defendeu hoje que o momento escolhido pelo primeiro-ministro para remodelar o Governo “visa ofuscar a questão de Estado extremamente grave que é Tancos”, sobre a qual considera que António Costa deve explicações.
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que as mudanças agora introduzidas no seu Governo pretendem assegurar uma "dinâmica renovada", com "reforço da política económica" e prioridade concedida à "transição energética na mitigação das alterações climáticas".
O Plano Distrital de Emergência da Proteção Civil de Coimbra foi hoje ativado devido à tempestade Leslie, que afetou a região na noite de sábado, informou à agência Lusa o comandante operacional distrital, Carlos Luís Tavares.
O presidente do ICOM-Europa, Luís Raposo, afirmou-se esperançada na designada ministra da Cultura, Graça Fonseca, e elogiou o trabalho de Luís Filipe Castro Mendes, que deixa a pasta.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou hoje que as remodelações nos governos "são normais", mas admitiu que a que foi conhecida esta manhã "apanha o país um bocadinho desprevenido", manifestando preocupação com as áreas da saúde e energia.
A Plataforma de Cinema, que reúne produtores, realizadores e programadores, espera que a nova ministra da Cultura, Graça Fonseca, tenha uma "visão clara e objetiva" sobre o setor, afirmou à Lusa uma das representantes, Cíntia Gil.
O PCP defendeu hoje que "o que é determinante é a política do Governo", mais do que a "perspetiva pessoal de cada ministro", em reação à terceira e maior remodelação governamental anunciada.
O presidente da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), João Neto, disse hoje à agência Lusa, que Graça Fonseca "é bem-vinda" à pasta da Cultura, pela sua "experiência executiva e força política".
Os 30 meses de Luís Filipe Castro Mendes enquanto ministro da Cultura ficaram marcados pela contestação ao novo modelo de apoio às artes, lançado este ano como um dos principais desenvolvimentos do Governo para o setor.
Mais de 100 mil pessoas continuam sem eletricidade, o litoral de Coimbra e a zona do Louriçal, em Pombal, são as zonas mais afetadas por cortes de energia, após a passagem da tempestade tropical Leslie, informou a EDP distribuição.
A Ordem dos Médicos espera que a nova ministra da Saúde, Marta Temido, vá ao terreno falar com os profissionais para compreender os problemas do setor na prática e resolvê-los.
Vários feridos, cerca de 80 roulotes danificadas ou destruídas e uma ordem de evacuação a ser cumprida nas próximas horas, são os efeitos do furacão Leslie no parque de campismo do Cabedelo, na Figueira da Foz.
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, desvalorizou hoje a remodelação governamental, afirmando que foi feita “por arrasto” do caso do furto de Tancos e que Governo e primeiro-ministro estão fragilizados.
A Câmara de Mira ativou hoje o plano municipal de emergência, na sequência da passagem da tempestade Leslie pela região Centro, no sábado, disse hoje o presidente do Município.
O presidente da Confederação do Comércio e Serviços e Portugal (CCP), Vieira Lopes, considerou hoje positiva a substituição de Caldeira Cabral por Siza Vieira como ministro da Economia por dar “mais peso político" à pasta dentro do executivo.
A associação ambientalista Zero congratulou-se hoje com a integração da pasta da energia no Ministério do Ambiente, considerando que esta é "o elemento mais fundamental” para a descarbonização da economia.
O primeiro-ministro, António Costa, promoveu hoje a mais abrangente remodelação ministerial no seu Governo, substituindo ministros alvo de contestação pública, casos da Defesa, Saúde e Cultura, ou como menor visibilidade política, designadamente o da Economia.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considerou hoje que, independentemente de quem é o ministro da Saúde, o que importa é que o Governo cumpra o compromisso que assumiu com os profissionais de saúde relativamente à carreira de enfermagem.
A Académica de Coimbra estima um prejuízo superior a um milhão de euros devido à tempestade de sábado, que arrancou a cobertura do Pavilhão Jorge Anjinho e criou estragos na academia e no estádio, afirmou fonte da direção.
Coimbra acordou hoje com marcas da passagem do furacão Leslie um pouco por toda a cidade. O Jardim Botânico teve de encerrar temporariamente e em edifícios da Universidade parece que se "andou aos tiros" nos telhados.
Em conferência de imprensa, num balanço atualizado do impacto da passagem da tempestade Leslie, a Proteção Civil deu conta de 2.495 ocorrências registadas, 28 feridos ligeiros e 61 deslocados.
O Partido Ecologista "Os Verdes" lamentou hoje que a remodelação governamental anunciada ocorra em "vésperas da entrega e discussão" do Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) e pediu "mudanças de políticas".
O Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP anunciou hoje a detenção de 36 pessoas nas últimas 24 horas, 14 das quais por condução sob o efeito do álcool.