O Benfica é o vencedor da 77ª edição da Taça de Portugal Placard. No Estádio Nacional, numa tarde cinzenta e chuvosa, venceu o Vitória de Guimarães por 2-1.

Raúl Jiménez (48 minutos) e Salvio (52´), marcaram pelas águias, no reatamento da 2ª parte. Zungu (77’) reduziu para os vimaranenses.

Aos 36 títulos nacionais, os encarnados somam agora a 26ª Taça de Portugal. Rui Vitória sobe, pela segunda vez na carreira, as escadas do Jamor, desta vez como treinador do Sport Lisboa e Benfica (em 2013 venceu ao serviço do Vitória de Guimarães). Para o Guimarães esta foi a sétima final, tendo somente vencido uma.

Numa primeira parte em que o Vitória atacou mais que o Benfica, em especial pelo lado direito e por intermédio de Bruno Gaspar, as duas equipas pouco ou nada remataram à baliza.

As lesões de Fejsa (Benfica) e Hurtado (Guimarães) levaram os treinadores a mexer no onze, mas não no esquema. O médio sérvio benfiquista foi substituído pelo grego Samaris, enquanto do lado do Vitória o homem da frente foi substituído por outro médio ofensivo, Celis, jogador emprestado pela formação da Luz.

Golos do Benfica no reinício acabam com o jogo

Um pouco contra a corrente do jogo, Jonas no primeiro remate à baliza obrigou Miguel Silva a “ficar” no tapete e, na recarga, Jimenez “picou” para o golo inaugural. Cinco minutos depois, Salvio, de cabeça, sentenciou a partida.

Com 2-0, Pedro Martins, que se estreava na final da Prova Rainha, mexeu na equipa metendo em campo, em menos de 10 minutos, Teixeira e Sturgeon (substituiu o lesionado Hernâni).

Jonas atirou a bola ao poste e o Guimarães ainda reduziu por intermédio de Zungu ao minuto 77. Apesar de uma maior pressão da equipa que viajou do Minho seriam as águias a usufruir de melhores e mais oportunidades para aumentar o resultado final.

Assim ficou consumada a 11ª 'dobradinha' dos encarnados, numa época em que a nível nacional só a Taça da Liga, conquistada pelo Moreirense, não foi para o palmarés do clube da Luz.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.