José Massuça foi o primeiro português a participar e completar o EPIC 5 Challenge, uma prova de ultraresistência de Triatlo que decorreu durante cinco dias seguidos, em cinco ilhas diferentes no Havai.

Num desafio que se disputa desde 2010, duas vezes por ano, e onde só se entra por convite e curriculum, ao todo, os super-heróis e supermulheres, completaram cinco triatlos de longa distância em cinco dias seguidos, nas cinco principais ilhas havaianas (Kauai, Oahu, Molokai, Maui e Kona). Se multiplicarmos por 5 cada uma das provas diárias de 3,8 km, 180 e 42, tudo somado dá 19 km a nadar, 900 a pedalar e 210 a correr. O total é igual a 1,129 quilómetros de uma aventura que arrancou dia 5 e terminou hoje, 10 de setembro, em Kona, e em que o descanso foi feito nas viagens entre ilhas e com pouco tempo para dormir.

A epopeia deste português, o primeiro até à data a inscrever-se nesta prova de cinco Iron Mans seguidos e, por consequência, a terminá-la, começou a dar os primeiros passos no ano passado.

Acompanhado por uma equipa de cinco pessoas (a mulher, um nutricionista, um fisioterapeuta e dois jornalistas da TVI) Massuça, natural de Évora, com 1.68 cm de altura, inscreve assim o nome da lista de eleitos que completaram esta prova que desafia os limites da resistência física e psicológica.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.