Ana Paula Vitorino, que está a ser ouvida no parlamento no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), sublinhou que esta atividade é relevante para a economia nacional, não só em termos de exportações, mas também no que respeita à transferência de carga da rodovia para a via marítima.
A governante adiantou ainda que as intenções de investimento privado no setor do mar ultrapassam os dois mil milhões de euros e que já recebeu "manifestações de interesse" para o novo terminal de Lisboa e para os portos de Sines e de Leixões.
Também o porto de Setúbal vai ser preparado para receber navios maiores, através de uma intervenção no canal de acesso.
Ana Paula Vitorino adiantou ainda que o estudo para aumentar a competitividade da marinha mercante nacional está praticamente concluído, estando agora a serem finalizadas as "peças jurídicas para traduzir as propostas do grupo de trabalho" e que deverão "entrar em processo legislativos até ao fim do ano.
A pasta tutelada por Ana Paula Vitorino vai ter um aumento de 11,7% no Orçamento do Estado para 2017, numa despesa total consolidada de 89,3 milhões de euros (para um orçamento inicial de 91,1 milhões de euros deduzido dos montantes de reserva, cativações e transferências entre serviços.
O orçamento inicial em 2016 foi de 81,5 milhões de euros.
Comentários