A ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, desvalorizou esta quinta-feira as previsões da primavera da Comissão Europeia, afirmando que o Governo espera que Bruxelas possa ajustar em breve as suas projeções sobre a economia e as contas públicas portuguesas.
O comissário europeu dos Assuntos Económicos escusou-se hoje a antecipar a decisão sobre o Procedimento por Défice Excessivo (PDE) a Portugal, mas garantiu que será tomada “em breve” e admitiu que os números conhecidos são “obviamente um bom sinal”.
A Comissão Europeia reviu hoje em ligeira alta as projeções do ritmo da retoma da economia europeia, que deverá crescer este ano 1,7% na zona euro e 1,9% na União Europeia, mantendo assim um crescimento “estável” pelo quinto ano consecutivo.
A Comissão Europeia estima que o défice orçamental português continue a descer, para 1,8% este ano e para 1,6% no próximo, valores acima dos previstos pelo Governo, e abre caminho ao encerramento do Procedimento por Défices Excessivos (PDE).
A Comissão Europeia está mais otimista para o crescimento económico português, alinhando agora a sua previsão com a do Governo para este ano (1,8%), mas admite um abrandamento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018.
Quase dois terços das empresas inquiridas pela consultora Deloitte no Observatório da Competitividade Fiscal de 2017 consideram que a política do Governo não favorece a competitividade da economia, mas avaliam como positivas as medidas em sede de IRS.
A Comissão Europeia divulga hoje as suas previsões económicas da primavera, as últimas projeções de Bruxelas antes de o executivo comunitário tomar uma decisão sobre o encerramento do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) a Portugal.
O Novo Banco garantiu esta quarta-feira à agência Lusa que continua disposto a manter contactos com a Associação Movimento Emigrantes Lesados Portugueses (AMELP).
O secretário-geral comunista pediu esta quarta-feira ao Governo socialista melhores serviços públicos em geral, nomeadamente a presença da Caixa Geral de Depósitos (CGD) junto das populações, mas António Costa defendeu que não deve pronunciar-se sobre decisões casuísticas do banco público.
A taxa de desemprego baixou 0,4 pontos percentuais para os 10,1% no primeiro trimestre de 2017, face ao anterior, e em 2,3 pontos percentuais face ao trimestre homólogo de 2016.
A assembleia-geral da Associação Mutualista Montepio aprovou esta noite, por larga maioria, os novos estatutos da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG), que, assim, permite avançar para a sua transformação em Sociedade Anónima.
O prazo para os trabalhadores da TAP aderirem à Oferta Pública de Venda (OPV) de 5% das ações representativas do capital social do grupo que lhes foi reservada no processo de privatização termina hoje.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) deverá anunciar hoje mais uma descida da taxa de desemprego no primeiro trimestre deste ano, segundo analistas contactados pela agência Lusa.
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse esta terça-feira que a taxa de desemprego deverá ficar abaixo dos 10% no primeiro trimestre deste ano, continuando assim a tendência de descida graças "à forte criação de emprego".
O primeiro-ministro louvou hoje a "maior reforma estrutural do país", iniciada há 20 anos na ciência, congratulando-se com o ciclo agora invertido de postos de trabalho qualificados a serem criados em Portugal em vez de engenheiros a emigrar.
Os primeiros 100 dias da nova administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD), liderada por Paulo Macedo, ficam marcados pela polémica relativa ao encerramento de agências em vários pontos do país.
Os associados da Associação Mutualista Montepio Geral reúnem-se hoje à noite, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, para decidir a passagem da Caixa Económica Montepio Geral, sua associada, a sociedade anónima.
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse esta segunda-feira que o investimento público no primeiro trimestre deste ano cresceu “mais de 25%” relativamente a igual período de 2016.
A taxa de desemprego no primeiro trimestre deverá ter voltado a baixar face a igual período do ano passado, de acordo com os analistas contactados pela agência Lusa, que antecipam uma nova quebra para o conjunto do ano.
A vice-presidente do PSD Maria Luís Albuquerque considerou hoje abusiva a acusação de que o seu partido quer a privatização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), alegando que os social-democratas não tomaram "uma única iniciativa" para o fazer.
Portugal poderá tornar-se o primeiro país da zona do euro a emitir títulos de dívida pública em moeda chinesa, o renminbi, avançou à agência Lusa, em Pequim, o ministro das Finanças português, Mário Centeno.
Os países da zona euro e o Fundo Monetário Internacional (FMI) detêm mais de um quarto da dívida pública portuguesa, devido aos empréstimos concedidos no resgate, o que significa que a ‘troika’ é o principal credor de Portugal.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira que se Portugal sair do Procedimento por Défice Excessivo antes do verão será o primeiro a ficar feliz e será uma satisfação patriótica.
A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou empresas dos grupos EDP e Sonae a pagar uma multa que ascende a 38,3 milhões de euros, acusando-as de pacto de não-concorrência numa campanha de comercialização de eletricidade.